Gestão de estoque na construção civil

Gestão de estoque

Ter uma boa gestão de estoque é primordial na construção civil para garantir produtividade, agilidade e economia. Afinal, uma administração incorreta do estoque pode diminuir o ritmo de obra com a falta de suprimentos que deveriam estar disponíveis no canteiro de obras.

Apesar de parecer bastante óbvio, é muito comum a falta de controle de estoque na construção civil. O desafio é grande, uma vez que é preciso garantir que não falte nada em tempo hábil, mas ao mesmo tempo não pode haver desperdício, perdas e, principalmente o excesso de materiais.

O estoque é fundamental para o andamento da obra, mas material parado também é sinônimo de dinheiro perdido, já que poderia ser administrado em outras áreas.

O armazenamento de materiais é outro ponto fundamental quando falamos de gestão de estoque, já que o acondicionamento inapropriado de insumos pode gerar desperdício e atraso na obra. Confira nosso artigo que cita boas práticas para armazenamentos de materiais.

Se você não sabe nem por onde começar a gestão do estoque na construção civil, confira as boas práticas que listamos neste artigo.

A importância de uma gestão de estoque

Antes de mais nada, é preciso ressaltar a importância do estoque em qualquer setor. Na construção civil, essa é a principal forma de fazer com que as construturas garantam o controle da compra e uso dos materiais nas obras.

A falta de gestão pode resultar na ausência de materiais essenciais para as etapas da construção e acabar atrasando o prazo de entrega.

Tenha controle do entra e sai do estoque: Todo material que entrar ou sair do estoque precisa ser contabilizado. Dependendo do tamanho da obra, é importante pensar na possibilidade de contratar um almoxarife para fazer este controle, bem como o armazenamento de todo o material.

Todas as movimentações do setor precisam ser documentadas para que o controle seja ainda maior. Profissionalizar este setor é de extrema importância.

Mantenha um estoque mínimo: Ter um estoque de segurança é necessário na construção civil para atender um eventual aumento de demanda ou cobrir possíveis atrasos na reposição dos fornecedores.

Este estoque pode ser feito com os materiais mais usados na obra ou com aqueles que a entrega por parte dos fornecedores seja mais demorada.

Faça uma boa descrição dos produtos: É importante que todas as pessoas envolvidas no uso dos materiais saiba exatamente de qual item se trata, por isso é importante ter uma boa descrição de cada material.

Tenha o controle das quantidades: Faça inventários rotativos para manter um controle diário. Esta contagem pode ser feita de modo programado para seguir um cronograma predeterminado.

Mantenha o estoque seguro: Infelizmente é muito comum acontecer extravios dos mais variados itens de um estoque.

Por isso, é fundamental adotar medidas que limitem o acesso ao estoque. Permita que apenas os profissionais responsáveis pelo controle do local tenham como acessar os itens. E o investimento em equipamentos de segurança, como câmeras, também é válido.

Armazenagem de materiais é essencial: Uma boa gestão de estoque começa pela organização. É importante que todo o material seja armazenado de maneira correta e segura para evitar desperdício.

Além disso, um estoque bem organizado otimiza as etapas da construção gerando produtividade na operação.

Invista em tecnologia: As ferramentas tecnológicas são grandes aliadas para o controle de estoque de canteiros de obras. Investir nessas tecnologias é um diferencial.

Gestão de estoque beneficia o planejamento financeiro

Quando um canteiro de obras faz uma gestão de estoque não elimina apenas os custos de atrasos da obra, mas contribui para a melhor organização do departamento financeiro de uma construtora, uma vez que é possível garantir que a compra de materiais não seja feita de maneira emergencial e, com isso, aumentando a possibilidade de adquirir produtos com custo mais baixo.

Além disso, o poder de negociação de prazos e pagamentos com os fornecedores se torna maior.

Outras dicas importantes

Uma boa gestão de estoque prioriza os insumos de giro rápido como cimento, argamassa, blocos de concreto, tubos, fiação elétrica, entre outros;

Acondicione os materiais agrupados por tipo e cada tipo em sua própria seção – desta forma agiliza o processo na hora de buscar um produto no estoque;

Envolva todos os setores quando o assunto for gestão de estoque, a integração permite que a engenharia saiba dos produtos e insumos disponíveis para a obra;

Documentar em detalhes os processos para tornar possível identificar as falhas;

Com uma boa gestão de estoque é possível impedir desperdícios, perdas, extravios e roubos de mercadoria, bem como contribui para saber quais são os materiais que precisam de rápida reposição e quais são aqueles com maior fluxo.

Além disso, a gestão permite identificar qual o material que tem o menor uso, além daqueles que estão parados. Sem contar que este modelo de gestão mostra o momento certo onde cada produto precisa ser comprado, além de estimar a quantidade.

Com este controle é possível negociar com fornecedores e garantir melhor custo x benefício para a construção.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como realizar controle de insumos para construção civil

Uma boa gestão de insumos para construção civil é essencial para que não ultrapasse os limites financeiros de um determinado projeto, bem como é...

O que é jardim vertical? Conheça as vantagens dessa técnica

O jardim vertical agrega beleza e sustentabilidade, integrando a natureza a edificações. Saiba mais sobre essa técnica no artigo completo!

Reajustes de preço nas matérias primas impactam a construção civil

Entre julho de 2020 e 2021, o custo dos materiais de construção aumentou 34,30%. Entenda a situação que preocupa o setor.

Fatores que podem dificultar a aprovação do seu projeto de engenharia

Legislações distintas e falta de profissionais qualificados são alguns dos desafios no processo de aprovação de projetos. Saiba mais

Sistemas construtivos: placas cimentícias

Sistemas construtivos a seco são cada vez mais utilizados. Nesse contexto, entram as placas cimentícias. Saiba mais sobre esse material e suas vantagens.

Entenda a importância do conforto térmico estrutural

O conforto térmico é, para além de um conceito sustentável, primordial para a construção de lares que forneçam bem-estar aos seus moradores.

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.