O que considerar na hora de escolher os EPCs das suas obras

EPC obras

Na área de obras e construção civil, a segurança é imprescindível – não apenas para seguir as legislações vigentes, mas também pensando na saúde e integridade física dos colaboradores e visitantes. Para isso, existem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva). Ao longo desse artigo, vamos abordar os EPCs e o que considerar na hora de escolher os equipamentos e fornecedores que vão integrar a sua obra.

Ao falar de segurança, nenhum tópico é desnecessário ou menos importante – todos os mínimos detalhes devem ser considerados. Nesse sentido, há empresas fornecedoras de proteção coletiva, sempre atendendo as demandas de EPCs para a realização de obras da forma mais segura.

O que é um EPC?

Resumidamente, um Equipamento de Proteção Coletiva é todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo que seja destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros.

Em um canteiro de obras, isso é muito importante, visto que os trabalhadores podem estar expostos a uma série de perigos na ausência dos EPCs. Assim, evitam-se acidentes e doenças ocupacionais, abrangendo todos os trabalhadores e até mesmo eventuais visitantes ou pessoas que circulam pelo local.

A depender da área de atuação, existem diferentes equipamentos. Na construção civil, alguns mais comuns incluem placas de sinalização, cones e faixas de segurança, por exemplo, sinalizando eventuais locais perigosos, restringindo ou até mesmo isolando – como o caso de lajes recém concretadas, área de transição de caminhão, pisos instáveis, dentre outros.

Outro ponto muito importante são extintores de incêndio, detectores de fumaça e sprinkles, itens necessários a qualquer ambiente destinado a uso coletivo.

Também pode-se incluir alarmes, barreiras contra luminosidade, corrimãos, exautoras, fitas, grades e sistemas de bloqueios, dentre outros.

Pensando nos EPCs para obras e seguindo a Normas Regulamentadores, a Metroform oferece equipamentos como:

– Alvenaria estrutural;

– Proteção de cremalheira;

– Proteção de escada;

– Escora, Escora A30 e Escoras especiais;

– Sargento;

– Libera alvenaria;

– Concretagem;

– Parabolt;

– Proteção de barrote;

– Suporte de bandeja;

– Proteção de pilar;

– Porta de elevador;

– Gesseiro;

– Linha de vida;

– Escoramentos e travamentos;

– Mecanoflex;

– Escoramento metálico tradicional;

– Travamento de pilares;

– Rede de proteção tipo e tipo V.

Enfim, equipamentos para todas as etapas de uma obra, das mais simples às mais complexas, auxiliando em variadas necessidades.

Conheça o catálogo completo aqui

Legislação

Os Equipamentos de Proteção Coletiva são mencionados em diversas normas regulamentadoras.

No caso da construção civil, é a NR-18 que mostra todos os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes no canteiro de obras.

As Recomendações Técnicas de Procedimento (RTP) detalham quais são todas as ações que devem ser praticadas em diversos casos.

Leia a NR-18 e entenda todos os pontos.

É importante estar ciente sobre todos os pontos, uma vez que as empresas que não seguirem a legislação estão sujeitas a penalidades previstas na legislação, como multas, embargos e responsabilidade criminal em casos de acidentes.

Sendo assim, ao seguir a legislação você não só evita os casos acima citados, como também:

· Reduz o risco de acidentes de trabalho;

· Melhora a comodidade por ser equipamento coletivo;

· Minimiza as perdas e aumenta a produtividade da empresa através de uma melhora nas condições de trabalho.

Como e por que escolher um fornecedor de EPCs?

Antes de tudo, tenha em mente que escolher uma empresa fornecedora, no lugar de adquirir tudo por conta própria, te poupará tempo, já que essas empresas contam com todo o know-how para auxiliar na segurança das obras, oferecendo os equipamentos necessários.

Para escolher um fornecedor, é primordial procurar por empresas renomadas no mercado, evitando correr o risco de utilizar equipamentos que não oferecem a segurança necessária.  

Também é preciso que a empresa ofereça responsabilidade técnica, com um responsável técnico interno. Averigue todos esses detalhes.

Geralmente, as empresas de grande porte, que trabalham em grandes obras ou com construtoras renomadas, são aquelas mais indicadas – nesse sentido, oferecem atendimentos às normas técnicas, experiência em diferentes obras e necessidades, dentre outros pontos.

Ao contratar um fornecedor, fica muito mais fácil seguir todas as normas regulamentadoras, evitando acidentes e fiscalizações. Mas é preciso prestar bastante atenção na escolha para que todos que fazem parte da sua empresa fiquem realmente protegidos.

Sobre a Metroform

A Metroform é um dos principais players do mercado de proteção coletiva do Brasil, atuando principalmente na disponibilização de sistemas de proteção coletiva, escoramento e travamento metálico.

Produzimos as melhores soluções em segurança para a sua obra de engenharia civil, com facilidade no manuseio, tecnologias exclusivas, patentes depositadas, seguro de responsabilidade, material certificado, maior estoque do mercado, treinamento e pós-venda na obra, projetos e ensaios técnicos.

Dentre nosso portfólio estão obras como Arena Palmeiras, Arena Corinthians e Aeroporto de Guarulhos.

Clique e saiba mais!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Vai construir? Não contrate equipamentos de proteção coletiva não-testados

Toda obra, independente do tamanho, tem riscos ocupacionais por se tratar de uma atividade que envolve muitas pessoas, manuseio de equipamentos e formas de...

Como verificar a confiabilidade do seu fornecedor de EPIs e EPCs

Um canteiro de obras seguro está totalmente atrelado aos equipamentos que são utilizados para manter a segurança do ambiente de trabalho, portanto, é mais...

As projeções para a indústria da construção em 2022

Canteiros de obras e construção pesada prometem sustentar o PIB da indústria da construção. Confira mais detalhes no artigo completo no blog!

Metroform 18 anos: conheça nossas tecnologias e sistemas patenteados

Criando soluções, a Metroform se torna referência no segmento de segurança coletiva no Brasil e na América Latina. Saiba mais no blog!

Conheça 5 equipamentos indispensáveis para uma obra segura

A melhor maneira de se garantir uma obra segura é investir em equipamentos de proteção individual e coletiva. Saiba mais no artigo completo!

A importância do treinamento no uso de EPC

Para garantir uma maior segurança e para manter elevada a produtividade da obra, o uso de EPC se faz essencial, mas necessita de treinamento.

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.