Entenda a importância do conforto térmico estrutural

Conforto térmico

O conforto térmico é um conceito muito importante para a construção civil, ainda mais quando estamos falando sobre sustentabilidade, já que as técnicas visam criar um ambiente interno nem muito quente e nem muito frio.

O lema é: não importa que temperatura que está fazendo do lado de fora, dentro de casa está confortável. Assim, evita-se o uso de ventiladores, ar condicionado e aquecedores.  Mas, mais do que isso: uma casa se torna um lar de verdade quando o seu ambiente interno é agradável.

Então podemos dizer que a verdadeira importância desse conjunto de técnicas, além da economia de recursos com o menor uso de climatizadores, é o bem-estar gerado aos moradores de estar em um ambiente confortável.

Para alcançar esses resultados, o segredo mora nos materiais e nos métodos construtivos, assim como no entorno da construção. Vamos entender um pouco mais?

O que é conforto térmico?

Uma definição do arquiteto Victor Olgyay, um dos primeiros pesquisadores na área de design bioclimático, diz que o conforto térmico é  “aquele ponto no qual a pessoa necessita consumir a menor quantidade de energia para se adaptar ao ambiente circunstante”.

Sendo assim, trata-se de um ambiente com temperatura adequada ao considerar umidade relativa do ar, entrada de ventilação, isolamento de calor ou frio, dentre outros aspectos.

Esse resultado é alcançado por meio de estruturas, fechamentos, acabamentos e outros aspectos da obra adequados ao objetivo final.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabeleceu que uma zona de conforto térmico aceitável é aquela que tem por volta de 20 a 23 graus Celsius no inverno e de 23 a 26 graus célsius durante o verão.

Com isso em mente, os arquitetos e engenheiros civis vão para a etapa seguinte: o projeto da obra seguindo esses conceitos:

Planejamento

Ainda na fase do projeto, é preciso entender sobre geometria solar e fluxo de ventos, além de ter em mãos os dados climáticos da região da habitação. Tudo isso servirá para projetar os ambientes em posições estratégicas, assim como os elementos das fachadas e materiais, afim de que tudo permita uma troca gasosa e térmica quando a obra estiver pronta.

O conforto térmico pode ser alcançado por meio de iluminação natural, entradas de ar estratégicas, aberturas na cobertura, dentre outros aspectos que abordaremos mais abaixo.

Plantas e flores, por exemplo, são elementos que auxiliam na umidificação do ambiente. Além disso, há também outras técnicas sustentáveis que evitam posteriormente o uso de climatizadores.

Pontos principais

Existem alguns pontos principais que precisam ser considerados para que seja possível garantir o conforto térmico em projetos de arquitetura. São eles:

Sol

É primordial entender a posição da habitação em relação ao sol, avaliando onde ele nasce e se põe. Por exemplo: em regiões quentes, é ideal que o sol não bata diretamente nas fachadas, de forma que absorvam menor calor.     

Vegetação

As plantas não auxiliam apenas no ambiente interno, mas especialmente no entorno da edificação. A vegetação, em locais quentes, é um ótimo recurso para criar sombras e também ventilar mais o local.

Distância entre as construções

Edificações muito próximas não têm espaço o suficiente para que haja ventilação. É importante que, entre as casas ou prédios, haja um recuo.

Telhado

Quando falamos de Brasil, um país quente, o ideal é sempre trabalhar a favor do vento – e o telhado pode auxiliar nessa tarefa.

Por isso, para que a residência seja mais fresca, é preciso que o telhado seja inclinado a favor do vento. Se não for o caso, ele pode interferir na trajetória do ar e criar um ambiente interno mais abafado.

Escolha dos materiais

Os materiais são parte importante da construção, já que eles impactam na rapidez com que as mudanças climáticas são sentidas no ambiente interno. É importante optar por materiais que isolem bem tanto o frio quanto o calor.

Janelas

É preciso planejar muito bem as janelas, sua quantidade e tamanhos, bem como a capacidade das superfícies de refletir o calor. Para isso, há opções de janelas térmicas que realizam o controle da temperatura.

Normas da ABNT e as NR’s

O guia para orientação sobre conforto térmico foi elaborado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). E, na NBR 15575, um dos tópicos abordados são os 7 requisitos para a habitabilidade. Dentre eles está o conforto térmico.

Sendo assim, é preciso se levar em conta uma condição média, já que o nível de satisfação varia dependendo dos moradores e das características do imóvel em si. Também é preciso, como já abordamos nesse artigo, avaliar as características do local da obra e da própria edificação.

Já a NBR 15220 estabelece um zoneamento bioclimático, em diferentes regiões do Brasil, abrangendo um conjunto de recomendações e estratégias construtivas destinadas às habitações.

Gostou do artigo? No nosso blog você confere outros textos sobre construção civil, técnicas construtivas, normas técnicas e segurança nas obras.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Sistemas construtivos: placas cimentícias

Sistemas construtivos a seco são cada vez mais utilizados. Nesse contexto, entram as placas cimentícias. Saiba mais sobre esse material e suas vantagens.

Esquadrias para edificações: eficiência energética na construção civil

Com a sustentabilidade cada vez mais em pauta, a eficiência energética se faz necessária na construção civil. Conheça as esquadrias.

Porque investir em ferramentas digitais na construção

A construção civil também evoluiu e vem incluindo tecnologias na construção. Conheça o tema e a importância de investir em ferramentas digitais.

Laser Scan 3D: tecnologia que eleva a qualidade de suas obras

O termo Laser Scan 3D está associado a tecnologia que utiliza equipamentos de varredura tridimensional à laser (laser scanner) e faz a análise de...

Conheça as vantagens da construção a seco

Já pensou em construir usando métodos diferentes da alvenaria tradicional? Esse tipo de construção tem se tornado muito comum no Brasil. Que tal conhecer...

Futuro da construção civil: prédios autossuficientes

Com o grande avanço dos projetos, atualmente, dentro do setor da construção civil, já se busca meios cada vez mais eficazes para construir edifícios...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.