https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Como realizar controle de insumos para construção civil

Insumos para construção civil

Uma boa gestão de insumos para construção civil é essencial para que não ultrapasse os limites financeiros de um determinado projeto, bem como é primordial para a organização de um canteiro de obras, visto que a falta de controle pode gerar desperdício de matéria-prima.

E desperdício é a última coisa que as empresas que atuam no setor querem ter, ainda mais por estarem sentindo a elevação dos valores dos insumos, conforme levantamento realizado pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) com empresários da construção civil. A alta do preço dos insumos é apontada como o principal problema do setor nos dados do Desempenho Econômico da Indústria da Construção – primeiro trimestre de 2022. O problema vem sendo relatado por sete trimestres consecutivos.

Segundo a CBIC, a inflação registrada para materiais e equipamentos ficou em 51,21% entre janeiro de 2020 e março de 2022, tendo como base o INCC (Índice Nacional do Custo da Construção). Condutores elétricos (91,9%), tubos e conexões de PVC (91,8%), vergalhões e arames de aço ao carbono (81,5%) e eletroduto de PVC (70,8%) estão entre as variações expressivas destacadas pela entidade.

Atitudes que podem controlar os insumos para construção civil

O controle dos insumos é pautado em ajustes de atitudes que vão deixar o processo mais eficiente, através de uma administração do orçamento feita de forma mais eficaz, mantendo a compra somente do essencial para a obra.

Para tanto é importante ter em mente:

  • Estoque organizado

Este é o ponto de partida para começar a colocar em ordem a gestão de insumos. Um estoque organizado facilita encontrar os materiais que estão sendo necessários para aquele momento da obra, bem como agiliza todo o trabalho e produtividade, reduzindo os riscos de atrasos na entrega – outro ponto que resulta em prejuízos para o projeto final.

Quando os insumos não estão em um lugar fixo, acabam esquecidos ou até perdidos, tendo a necessidade de comprar uma nova carga desse material que gera ainda mais custos para o empreendimento.

Nesse sentido, é importante que todos os insumos estejam catalogados, sejam acondicionados em lugares apropriados e específicos, e que essa organização se estenda para toda a equipe envolvida com a obra.

  • Mantenha um bom gerenciamento

Não adianta fazer um bom trabalho de controle e organização de estoque e simplesmente esquecer de fazer o gerenciamento dos insumos. É por meio deste controle que você saberá gerenciar as perdas ou extravios de materiais. Isso pode ser feito através de um inventário no final de cada obra.

Com esse gerenciamento, a empresa consegue ter uma base de quais foram os insumos mais utilizados e as devidas quantidades. Pode acontecer de ter uma variável, e será necessário entender o motivo de ter acontecido essa diferença que pode representar perdas, desperdícios, uso indevido de equipamentos e até furtos. Uma análise bem feita nesse sentido é possível corrigir falhas e evitá-las em um próximo projeto.

  • Conte com a tecnologia

Cada vez mais a tecnologia está adentrando no nosso dia a dia, portanto, contar com esse recurso pode fazer toda a diferença na hora de gerir os insumos de uma obra de maneira efetiva. No mercado há soluções para controle de insumos que permitem a gestão em tempo real.

Com isso, toda a papelada se torna desnecessária, sendo possível fazer esse controle, inclusive, por dispositivos móveis para atualizar a retirada de um item do estoque, por exemplo. Na maioria dos softwares os materiais são identificados com QR Code, o que otimiza e agiliza todo processo de identificação.

  • Fique atento aos contratos com fornecedores

Por conta da falta de insumos, pode surgir a necessidade de renegociar valores e quantidades com fornecedores. Diante deste cenário, é importante ter um bom controle das contratações, garantindo que a construtora não saia perdendo.

  • Canteiro de obras organizado

Um canteiro de obras organizado e limpo é sinônimo de economia. Para isso, o espaço precisa ter uma área reservada para estocagem dos materiais, e cada insumo deve ser alocado separado, respeitando suas peculiaridades.

A dica é organizar os materiais de acordo com a demanda de uso e fragilidade, sempre buscando acondicioná-los de maneira adequada, usando pallets, lonas, caixas, entre outros.

Mais dicas importantes

Uma boa gestão de estoque prioriza os insumos de giro rápido como cimento, argamassa, blocos de concreto, tubos, fiação elétrica, entre outros;

Envolva todos os setores quando o assunto for gestão de estoque, a integração permite que a engenharia saiba dos produtos e insumos disponíveis para a obra;

Documentar em detalhes os processos para tornar possível identificar as falhas;

Com a gestão é possível identificar o material que tem menor uso e aqueles que estão parados. Com o controle você saberá a hora certa de repor determinado insumo, além de estimar a quantidade;

Desta forma é possível, inclusive, negociar com fornecedores e garantir melhor custo x benefício para a construção.

Neste artigo falamos mais sobre o assunto: “Boas práticas para armazenamento de materiais de construção”.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.