https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

4 passos importantes para evitar atrasos na obra

Atrasos na obra

Para que um projeto seja considerado como bem executado, dentre tantos fatores está a entrega dentro do prazo estipulado. Porém, nem sempre isso acontece, porque os imprevistos ocorrem e resultam em atrasos na obra.

Por isso, é fundamental que alguns passos sejam seguidos para evitar intercorrências que possam prejudicar a entrega final. De que forma? Com uma obra bem planejada e preparada para lidar com situações que podem interferir no andamento de todo o processo.

Desta forma, é necessário que toda a obra tenha um bom gerenciamento para que haja coordenação dos recursos utilizados como material, mão de obra, equipamento e demais esforços para atender aos padrões de prazo, custo, qualidade e risco.

Fatores que resultam em atrasos na obra

Muitos fatores podem contribuir para atrasos na obra. Os mais comuns são:

Falta de eficácia no gerenciamento: Geralmente essa falta de eficácia acontece por não ter profissionais qualificados ou uma estrutura organizacional adequada que resultam em reprogramações equivocadas ou medições ineficientes

Comunicação falha: A falha na comunicação prejudica qualquer setor e não seria diferente na construção civil. Quando a comunicação não acontece entre contratante e contratado, bem como com empreiteiros e supervisores de obras e até entre comprador e fornecedor, fatalmente compromete a entrega da obra no prazo estipulado.

Atraso na entrega do material: Infelizmente pode acontecer atrasos na entrega do material, mesmo que a compra tenha sido feita dentro do cronograma estipulado. O atraso pode acontecer pela falta de material ou problemas com transporte, entre outros fatores.

Pouca mão de obra qualificada: A falta de mão de obra qualificada atinge todo o país e quando o trabalho é feito por profissionais que não entendem do assunto pode resultar em retrabalho prejudicando todo o andamento do projeto

Alterações no escopo: A falta de especificidade no escopo é um dos grandes motivos de atrasos na obra, porque dificulta a execução do trabalho. Além disso, pode acontecer mudanças no escopo solicitadas pelo cliente ou por situação que não estava prevista no início do projeto.

Fatores ambientais: O clima pode ser um fator que contribuirá com atrasos na obra. Chuvas em obras de aterro ou fundições, bem como calor excessivo podem prejudicar o andamento do projeto.

E sabemos que cada dia perdido em uma obra é um desperdício de recursos. Por isso é muito importante que todo o projeto esteja preparado para esses e outros imprevistos que possam gerar atrasos na obra. Listamos a seguir quatro dicas que podem ser colocadas em prática para manter o cronograma em dia.

1) Faça um bom planejamento do seu projeto

Ter um planejamento feito corretamente é essencial para o bom andamento da sua obra. Antes da execução é preciso ter traçado as metas e etapas de todo o processo, definindo o que será feito, o que será necessário para fazer e quais os recursos investidos em cada passo da obra.

Neste momento é fundamental calcular os prazos de cada etapa, prevendo, inclusive os riscos e imprevistos para que não seja pego de surpresa durante a execução.

Além disso, com o planejamento é possível prever os custos da obra com as necessidades já apontadas. Vale lembrar que mesmo com o orçamento definido e o cronograma planejado, é importante ter uma reserva financeira. Atrasos na obra por falta de verba podem causar pausas em momentos decisivos como no ato da concretagem, por exemplo.

Embora o planejamento seja fundamental para não acontecer atrasos na obra, você sabia que ele é só uma parte de um bom gerenciamento? Falamos mais sobre isso neste artigo: “A importância do bom gerenciamento de obras”

2) A entrega do material dentro do prazo estipulado é fundamental

De nada adianta você ter um bom planejamento e orçamento definido se a entrega do material não chega na data prevista. Os prazos também precisam ser alinhados com os fornecedores para que não ocorra atrasos na obra.

Um ponto fundamental nesta etapa é ter fornecedores que sejam reconhecidos e consolidados no mercado. Além disso, é preciso avaliar a reputação da empresa para cumprimento de prazos e a qualidade dos produtos comercializados. Tudo isso pode, se mal gerido, prejudicar o andamento do seu projeto.

Estipular os prazos com fornecedores também garante que os materiais não sejam entregues antes do prazo estimado, acumulando itens no canteiro de obras que, além de atrapalhar o trabalho dos profissionais, corre o risco de perde-los se não forem bem armazenados.

Aqui neste artigo falamos mais sobre como armazenar corretamente os materiais no canteiro de obras: “Boas práticas de armazenamento de materiais de construção”

3) Contrate mão de obra qualificada

A mão de obra qualificada é outro fator que faz toda diferença para não acontecer atrasos na obra. É fundamental ter um engenheiro ou arquiteto com experiência em construção e gerenciamento de obras, porque sem um profissional habilitado, corre-se o risco de seu projeto ser paralisado pelos órgãos fiscalizadores.

Veja quais são os documentos exigidos para execução de uma obra lendo este artigo: “Documentos e registros obrigatórios para sua obra”

Além disso, esses profissionais são essenciais para o andamento da obra. A dica crucial é fazer uma boa seleção, com calma e sem querer economizar na contratação para não acontecer o famoso “barato sai caro”. Serviços mal executados geram prejuízos e atrasos na obra.

Pedreiros, mestres de obra e pintores também são indispensáveis para a qualidade do serviço e o cumprimento dos prazos. Se eles não trabalham como o planejado fatalmente vão interferir no prazo de entrega.

4) Segurança é fator primordial para a produtividade no canteiro de obras

A baixa produtividade é um grande desafio na indústria da construção brasileira, pois se ela não se manter conforme prevê o planejamento, vai prejudicar o projeto com atrasos na obra.

Manter a segurança no canteiro de obras é essencial para que os trabalhadores fiquem tranquilos e confiantes para a realização do trabalho aumentando a produtividade.

A Metroform – Sistemas de Proteção é um dos principais players do mercado em proteção coletiva e oferece uma segurança completa para os trabalhadores.

Com mais de 15 anos de mercado, a Metroform garante a proteção dos trabalhadores por meio de patentes depositadas, seguro de responsabilidade, projetos técnicos, equipe de treinamento, atendimento diferenciado, ensaios técnicos, tecnologia exclusiva e facilidade no manuseio, transformando o canteiro de obras em um local seguro.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

O que realmente mudou com o fim da PCMAT na construção civil?

Com a nova redação da Norma Regulamentadora nº 18 que trata da Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção a PCMAT (Programa...

O profissional de segurança do trabalho na construção civil

A segurança do trabalho na construção civil é uma das preocupações de quem está diariamente em um canteiro de obras, e não é por...

Tipos de acidente típico e acidente de trajeto e como evitá-los

Os acidentes de trabalho estão entre as principais preocupações de uma construtora, principalmente por conta do segmento de construção civil figurar entre os que...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.