https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Quais os principais serviços da construção civil?

Quais os principais serviços da construção civil?

Muitas vezes, quem vê uma obra concluída não faz ideia de quantos serviços da construção civil ela envolve. Por isso, hoje o assunto no blog são os principais deles.

Contudo, antes de falarmos sobre serviços da construção civil, é essencial em uma obra estar atento à segurança, a fim de evitar acidentes individuais e coletivos, e às recomendações exigidas pelas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, entre outras.

Principais serviços da construção civil

Uma obra envolve uma série de etapas. Abaixo, falaremos um pouco das principais delas e de seus respectivos serviços:

Escavação para fundações

São aberturas no solo para blocos de fundação e outras estruturas abaixo do nível do terreno. Esse serviço é realizado após a limpeza da área de trabalho, necessária para evitar riscos ao processo.

Nessa etapa, o conhecimento do solo do local é muito importante, assim como também o estudo de terrenos vizinhos.

Alvenaria de vedação e estrutural

Alvenaria é o conjunto de materiais (tijolos, blocos, etc.) utilizados para a construção de paredes que têm como função a divisão de ambientes externos e internos de uma edificação.

Na alvenaria de vedação, o conjunto é projetado basicamente para resistir ao seu próprio peso. Já na alvenaria estrutural, além de preparada para resistir a outras cargas e ações, os requisitos são mais rigorosos, principalmente em relação à resistência dos materiais.

Concretagem

Processo que relaciona todas as etapas de criação de uma estrutura de concreto, desde o lançamento do concreto fresco à secagem, passando por adensamento e cura.

De extrema importância em uma obra, a concretagem é a fase final de um processo de elaboração de elementos de infraestrutura e superestrutura.

Acabamentos e revestimentos

É a etapa de assentamento de pisos cerâmicos, porcelanatos, pisos laminados e azulejos, entre outros materiais. A escolha desses materiais nessa fase deve obedecer alguns critérios, entre eles qualidade e durabilidade.

Hoje no blog você conheceu um pouco mais sobre alguns dos muitos serviços da construção civil. Há algum outro que deixamos de falar e que gostaria de comentar? Escreva para nós nos comentários abaixo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça o As Built e entenda a sua importância

O documento chamado de As Built tem o objetivo de relacionar todas as mudanças de um empreendimento civil durante sua execução e uso!

Aprenda utilizar a metodologia Scrum no canteiro de obras

A metodologia Scrum vem sendo muito utilizada em empresas que buscam mais agilidade em seus processos, sem que isso prejudique a qualidade do trabalho...

Desenvolvimento dos manuais de uso e operação do empreendimento

Para a eficácia e eficiência na execução e manutenção de obras são exigidos manuais de uso e operação do empreendimento, documentos para os quais...

O ciclo de vida de um empreendimento

O ciclo de vida de um empreendimento nada mais é que todas as fases de gestão que o projeto passa. Dentro da construção civil,...

Quais os 05 maiores riscos de não usar EPC em uma obra?

Garantir a segurança do trabalhador e de todas as pessoas que estão envolvidas de alguma forma com algum serviço que está sendo feito é...

Que profissionais de segurança do trabalho você deve ter de acordo com a NR-04?

A Norma Regulamentadora 04 (NR-04) dimensiona os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) necessários dentro de uma empresa. Ou seja,...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.