CBIC lança manual com indicadores de produtividade na construção civil

CBIC lança manual com indicadores de produtividade na construção civil

Manual com indicadores de produtividade na construção civil visa contribuir para aumento da segurança e melhor organização do trabalho

Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou, no mês de maio, o Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil.

Com 200 páginas, a publicação neste primeiro volume é focada em duas tipologias: estrutura de concreto armado convencional e estrutura em paredes e lajes de concreto moldadas com fôrmas de alumínio.

Baixe aqui o Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil.

O manual, lançado durante o 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Brasília, foi desenvolvido em parceria com o Sesi Nacional. E ocorreu, segundo a CBIC, em razão da importância das estruturas de concreto e da sua influência sobre o custo e a qualidade da edificação.

Além disso, a iniciativa visa contribuir para a melhoria da produtividade na construção civil e, assim, fomentar o desempenho das empresas do setor.

Maior segurança e melhor organização do trabalho

No lançamento, Ubiraci Espinelli Lemes de Souza, engenheiro e professor da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), responsável por apresentar o documento, destacou que o manual ainda contribui para uma melhor organização do trabalho, além de auxiliar no aumento da segurança dos trabalhadores da construção civil.

“Com base nesse manual, os empresários poderão organizar melhor o trabalho e aumentar o desempenho de suas empresas e a segurança e saúde do trabalhador. A gente quer um ambiente seguro, onde os empresários tenham preservada a saúde dos seus trabalhadores”, destacou Souza.

Tabelas e gráficos, entre outros recursos sobre produtividade na construção civil

Dividido em nove capítulos (entre eles dois anexos), o Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil da CBIC mescla texto e recursos gráficos, entre eles desenhos, fotos e tabelas.

No documento são abordados diversos temas, entre eles conceituação de produtividade, visão básica das fôrmas, visão básica da armação, visão básica da concretagem e método para auxiliar a programação do trabalho de execução de estruturas de concreto armado, entre outros.

Ficou alguma dúvida em relação ao manual com indicadores de produtividade na construção civil lançado pela CBIC? Aproveite e baixe o documento. Nos escreva para dizer o que achou dele!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Sistemas construtivos: placas cimentícias

Sistemas construtivos a seco são cada vez mais utilizados. Nesse contexto, entram as placas cimentícias. Saiba mais sobre esse material e suas vantagens.

Entenda a importância do conforto térmico estrutural

O conforto térmico é, para além de um conceito sustentável, primordial para a construção de lares que forneçam bem-estar aos seus moradores.

Esquadrias para edificações: eficiência energética na construção civil

Com a sustentabilidade cada vez mais em pauta, a eficiência energética se faz necessária na construção civil. Conheça as esquadrias.

Porque investir em ferramentas digitais na construção

A construção civil também evoluiu e vem incluindo tecnologias na construção. Conheça o tema e a importância de investir em ferramentas digitais.

Laser Scan 3D: tecnologia que eleva a qualidade de suas obras

O termo Laser Scan 3D está associado a tecnologia que utiliza equipamentos de varredura tridimensional à laser (laser scanner) e faz a análise de...

Construção civil: conheça a arquitetura bioclimática

Buscar soluções inteligentes e aplicáveis é algo que o setor da construção civil tem feito com êxito nos últimos anos. Com isso, aprimorar o...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.

Solicite uma cotação.



Primeiro Nome*
Último Nome*
E-mail*
Telefone*
Função / Cargo*
Empresa*
Mensagem*
Situação de Prospecto
Fonte de Prospecto