https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

CBIC lança manual com indicadores de produtividade na construção civil

CBIC lança manual com indicadores de produtividade na construção civil

Manual com indicadores de produtividade na construção civil visa contribuir para aumento da segurança e melhor organização do trabalho

Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou, no mês de maio, o Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil.

Com 200 páginas, a publicação neste primeiro volume é focada em duas tipologias: estrutura de concreto armado convencional e estrutura em paredes e lajes de concreto moldadas com fôrmas de alumínio.

Baixe aqui o Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil.

O manual, lançado durante o 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Brasília, foi desenvolvido em parceria com o Sesi Nacional. E ocorreu, segundo a CBIC, em razão da importância das estruturas de concreto e da sua influência sobre o custo e a qualidade da edificação.

Além disso, a iniciativa visa contribuir para a melhoria da produtividade na construção civil e, assim, fomentar o desempenho das empresas do setor.

Maior segurança e melhor organização do trabalho

No lançamento, Ubiraci Espinelli Lemes de Souza, engenheiro e professor da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), responsável por apresentar o documento, destacou que o manual ainda contribui para uma melhor organização do trabalho, além de auxiliar no aumento da segurança dos trabalhadores da construção civil.

“Com base nesse manual, os empresários poderão organizar melhor o trabalho e aumentar o desempenho de suas empresas e a segurança e saúde do trabalhador. A gente quer um ambiente seguro, onde os empresários tenham preservada a saúde dos seus trabalhadores”, destacou Souza.

Tabelas e gráficos, entre outros recursos sobre produtividade na construção civil

Dividido em nove capítulos (entre eles dois anexos), o Manual Básico de Indicadores de Produtividade na Construção Civil da CBIC mescla texto e recursos gráficos, entre eles desenhos, fotos e tabelas.

No documento são abordados diversos temas, entre eles conceituação de produtividade, visão básica das fôrmas, visão básica da armação, visão básica da concretagem e método para auxiliar a programação do trabalho de execução de estruturas de concreto armado, entre outros.

Ficou alguma dúvida em relação ao manual com indicadores de produtividade na construção civil lançado pela CBIC? Aproveite e baixe o documento. Nos escreva para dizer o que achou dele!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como realizar controle de insumos para construção civil

Uma boa gestão de insumos para construção civil é essencial para que não ultrapasse os limites financeiros de um determinado projeto, bem como é...

O que é jardim vertical? Conheça as vantagens dessa técnica

O jardim vertical agrega beleza e sustentabilidade, integrando a natureza a edificações. Saiba mais sobre essa técnica no artigo completo!

Índice nacional da construção civil em 2021: confira o desempenho

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) avançou 0,72% em janeiro de 2022, o que significa 0,20 ponto percentual sobre o resultado de dezembro...

Telhado verde: conheça as suas vantagens e desvantagens

O telhado verde é a cobertura de plantas feitas em um telhado envolvendo técnicas de impermeabilização e de plantio que visam deixar a construção...

O que esperar do mercado da construção civil em 2022?

Dois aspectos chamam a atenção no mercado da construção civil em 2022: economia e segurança. Conheça as principais projeções em nosso blog!

Reajustes de preço nas matérias primas impactam a construção civil

Entre julho de 2020 e 2021, o custo dos materiais de construção aumentou 34,30%. Entenda a situação que preocupa o setor.

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.