https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Conheça o As Built e entenda a sua importância

As built

Toda obra conta com um projeto inicial que pode sofrer mudanças ao longo do processo. Qualquer alteração realizada precisa ser registrada e representada em um desenho técnico. É neste momento que se aplica As Built, termo em inglês que traduzido significa “como construído”.

O As Built tem o objetivo de relacionar todas as mudanças realizadas em um empreendimento civil durante a sua execução e uso. Afinal, é muito comum as construções sofrerem mudanças não planejadas inicialmente.

Ao longo deste artigo vamos falar a importância do As Built, em que momento é necessário utilizá-lo e os tipos.

As Built traz alto nível de detalhamento de um empreendimento

Saber a situação atual de um empreendimento é extremamente importante para quem lida com obras, construções e reformas, para não ter nenhuma surpresa desagradável ao longo do caminho – como por exemplo furar uma tubulação que não aparecia no projeto inicial.

É através do As Built que é possível fazer esse detalhamento mais preciso de todas as alterações realizadas tanto no momento da contrução como com o passar dos anos em uso. Sem contar que, com o registro nas mãos, é possível agilizar todo o processo da obra e assim gerar mais economia.

Mas como elaborar um documento desses após uma obra concluída? Atualmente existem ferramentas e tecnologias a laser que auxiliam na captação das informações. Geralmente as medições são feitas em 3D, tanto em ambientes internos como externos.

Um As Built deve contar as seguintes avaliações:

Paredes: todas as paredes, muretas e ancas precisam ser anotadas, inclusive o material utilizado para construí-las;

Esquadrias e portas: é preciso especificar o sentido da abertura, profundidade e altura;

Estrutura: neste item é preciso identificar o tipo de viga e pilar, assim como suas localizações, material utilizado e modulação;

Rampas e escadas: estes itens mostram o nível da edificação;

Parte elétrica: a altura e localização dos interruptores e tomadas precisam ser especificados;

Esgoto: todo o caminho percorrido pelo esgosto precisa ser documentado por meio de pias, vasos sanitários e ralos.

O As Built é solicitado quando um empreendimento vai ocupar um espaço onde já foi ocupado anteriormente. Para reformas, ampliações e obras finalizadas, este documento também é utilizado, além de facilitar na hora da execução do serviço, agiliza os processos de licenças e autorizações ambientais.

Esse documento é dividido em tipos. São eles:

Arquitetônico


O documento faz um levantamento total da construção tanto da parte externa quanto interna. Além das medidas geométricas, estrutura e esquadrias, o registro deve conter detalhes dos materiais utilizados para vedações, cobertura, telhado, parede, forros e revestimentos.

Elétrico


O As Built faz uma averiguação de toda a instalação elétrica, desde a distribuição dos circuitos, passando pela demanda de energia, até os elementos que compõem as instalaçõess como cabeamentos e eletrodutos. Além disso é preciso documentar a quantidade, sua localização, potência e os pontos de alimentação.

Hidráulico


Nesta etapa o As Built identifica os variados conjuntos de instalações que compõem um sistema hidráulico do empreendimento, bem como os seus elementos – tubos e junções. No documento é preciso especificar o posicionamento de cada um, as medidas das tubulações e o reconhecimento das ramificações e percursos das águas, tanto fria como quente.

Topografia e terreno


Durante o levantamento arquitetônico é feito o documento Levantamento Topográfico Planialtimétrico que demonstra o terreno de forma precisa. Na reprodução é possível visualizar elementos como elevações, limites do terreno, os aterros, etc.

Outros dados


O As Built também pode identificar o sistema de comunicação de voz e dados, climatização, instalações de gás, prevenção de incêndio, entre outros.

Legislação: As Built

O As Built segue as normas da NBR 14645/2011 que é dividida em três partes:

  • O projeto deve começar pelo terreno onde será construída a edificação;
  • É preciso abranger a regularização de registro de imóveis;
  • Trata da locação e controle da dimensão da obra, com as anotações de todas as alterações que ocorreram durante a obra.

 Ainda não viu importância neste documento? Então listamos mais alguns fatores para mostrar o quão fundamental é o As built.

– Com o documento fica mais fácil de identificar a localização, sistema e posicionamento dos cômodos, otimizando simples manutenções, obras ou intervenções futuras;

– Com o As built é possível prevenir possíveis acidentes que podem acontecer durante intervenções realizadas em imóveis mais antigos;

– O registro facilita a averiguação da construção perante as normas vigentes e, desta forma, evita dores de cabeça;

– Por não ser algo estático, mas que tem atualizações a cada alteração, evita problemas legais com alvarás de funcionamento e laudo do corpo de bombeiros.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.