https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Aprenda utilizar a metodologia Scrum no canteiro de obras

A metodologia Scrum vem sendo muito utilizada em empresas que buscam mais agilidade em seus processos, sem que isso prejudique a qualidade do trabalho a ser entregue. Adotar este tipo de metodologia [Link do blog: Os impactos positivos do BIM na construção] é cada vez mais importante no cenário de pequenas, médias e grandes empresas e, principalmente, para conseguir se manter no mundo dos negócios.

Mas, afinal, você conhece o Scrum e sabe como ele pode ser aplicado no setor da construção civil? Continue a leitura e aprenda como otimizar os procedimentos dentro do seu canteiro de obras e a entrega de seus empreendimentos.

Entendendo o Scrum

O Scrum é usado para o planejamento e gerenciamento de projetos de forma ágil, mas sem que a qualidade e a eficiência do trabalho sejam afetadas. Inicialmente, a metodologia era usada apenas em empresas do ramo da tecnologia, porém, passando por várias adaptações e transformações, atualmente, é possível utilizá-las em organizações de qualquer segmento.

A diferença entre o Scrum e as metodologias tradicionais de planejamento é que, em vez de trabalhar em projetos grandes e focado na entrega final, com o Scrum, é criado pequenos projetos, chamados de “sprints”, com tarefas e prazos (geralmente entre 2 e 4 semanas), sendo entregues em cada fase para aprovação e análise se tudo está se desenvolvendo bem, até que seja finalizado o projeto como todo, o chamado  Product Backlog.

A equipe

A equipe usada para desenvolver o Scrum é bem específica e cada um possui sua função:

  • Dono do Produto: é quem fiscaliza a entrega das tarefas, pois possui um conhecimento maior sobre o produto.
  • Scrum Master: é a pessoa que fica responsável por aplicar a metodologia de maneira eficiente, sendo assim, ele é o profissional que garante que todas as regras e etapas sejam cumpridas corretamente.
  • Equipe Scrum: é toda a equipe que vai executar as tarefas de cada sprint.

Como a metodologia é aplicada

Com a equipe completa, o Scrum trabalha da seguinte maneira:

1. Reunião de planejamento: toda a equipe participa. O Dono do produto analisa o projeto (Product Backlog), planejando as tarefas que serão feitas na primeira Sprint.

2. Distribuição de Tarefas: os membros da equipe recebem suas tarefas e executam sob a orientação do Scrum Master e do Dono do Produto.

3. Reuniões Diárias: todos os dias, os membros da equipe se reúnem rapidamente para repassar o que foi executado no dia anterior e o que será feito para dar continuidade no trabalho. Além disso, estas reuniões são utilizadas para que os membros da equipe possam reportar algum problema que esteja impedindo de realizar o trabalho, para que o Scrum Master consiga orientá-los para resolver o impasse.

4. Revisão: no fim de cada sprint, todos os profissionais da equipe apresentam as melhorias que foram feitas no produto para avaliar se realmente aconteceu um progresso.

5. Retrospectiva: é uma reunião final, para analisar se tudo ocorreu bem e o que pode ser melhorado na próxima sprint.

Implantando o Scrum no canteiro de obras

O Scrum no canteiro de obras não fica muito diferente do que citamos acima.  Entre a equipe, o Dono do Produto é o engenheiro, pois ele é quem mais possui conhecimento sobre o empreendimento. Já a função do Scrum Master pode ser atribuída a qualquer colaborador habilitado e devidamente treinado – geralmente, no setor da construção civil, quem fica com a função é o gestor de obra.

Logo, a equipe Scrum dentro da construção pode variar em cada fase do projeto, já que o objetivo das sprints também irá mudar e dependerá de diferentes profissionais em cada etapa. Com a equipe formada, os processos acontecerão da mesma maneira dos projetos tradicionais, mudando apenas o objetivo de acordo com o tipo de empreendimento e etapas da construção. Utilizar o Scrum no canteiro de obras é uma forma de evitar ruídos na comunicação, gastos e desperdícios desnecessários por falhas operacionais. Buscar sempre novos meios de melhorar o trabalho a ser entregue é uma das principais maneiras de continuar firme no mercado. Garanta eficiência em seu canteiro de obras estando sempre informado com o nosso blog!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como realizar controle de insumos para construção civil

Uma boa gestão de insumos para construção civil é essencial para que não ultrapasse os limites financeiros de um determinado projeto, bem como é...

O que é jardim vertical? Conheça as vantagens dessa técnica

O jardim vertical agrega beleza e sustentabilidade, integrando a natureza a edificações. Saiba mais sobre essa técnica no artigo completo!

Índice nacional da construção civil em 2021: confira o desempenho

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) avançou 0,72% em janeiro de 2022, o que significa 0,20 ponto percentual sobre o resultado de dezembro...

Telhado verde: conheça as suas vantagens e desvantagens

O telhado verde é a cobertura de plantas feitas em um telhado envolvendo técnicas de impermeabilização e de plantio que visam deixar a construção...

O que esperar do mercado da construção civil em 2022?

Dois aspectos chamam a atenção no mercado da construção civil em 2022: economia e segurança. Conheça as principais projeções em nosso blog!

Reajustes de preço nas matérias primas impactam a construção civil

Entre julho de 2020 e 2021, o custo dos materiais de construção aumentou 34,30%. Entenda a situação que preocupa o setor.

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.