https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Quais os 05 maiores riscos de não usar EPC em uma obra?

Quais os 05 maiores riscos de não usar EPC em uma obra?

Garantir a segurança do trabalhador e de todas as pessoas que estão envolvidas de alguma forma com algum serviço que está sendo feito é realmente um assunto sério.

Quando falamos em construção civil, segurança é um tema que deve ser levado como prioritário, mas muitas vezes, por desconhecimento dos riscos relacionados à segurança de uma obra, responsáveis técnicos e empreendedores assumem a responsabilidade de não proteger as pessoas de modo correto e muitas vezes as consequências se tornam irremediáveis.

Se você está envolvido com a administração de uma obra, preste atenção, pois, cada vez mais, a fiscalização do Ministério do Trabalho está cobrando o uso dos EPC’s.

Então, nesse texto, detalharemos os 05 maiores riscos de não usar EPC’s na construção civil, confira:

  1. Risco de Responsabilidade Civil e Criminal do empreendedor: de acordo com o art. 2º da CLT, é o empregador que contrata, assalaria e dirige a prestação de serviço da empresa. Logo, cabe a ele qualquer ônus ou bônus que vierem como consequência do serviço prestado, o que a lei chama de risco objetivo, ou seja, qualquer sinistro que ocorrer no empreendimento é de responsabilidade do empreendedor.Portanto, diante de um acidente que poderia ter sido evitado com o uso de um EPC, por exemplo, a repercussão pode ocorrer nas esferas: civil, trabalhista e até mesmo penal.Sendo que na esfera penal, poderá o empregador responder por processos criminais e sofrer com a sanção máxima de uma prisão.
  2. Risco de ter que arcar com altas indenizações: em casos de acidentes que causem a morte ou invalidez de um funcionário, esse problema é tão grande que pode incorrer até mesmo em indenização.Sendo que, quando falamos nesse assunto e tentamos alertar os empregadores, é porque as indenizações podem chegar a valores tão altos que podem ultrapassar até MILHÕES de reais.
  3. Risco de prejudicar a imagem da empresa: uma empresa que usa os EPC’s devidos, evita acidente e garante não só a integridade física de seus funcionários como também a integridade da sua própria imagem.Imagine só como fica a imagem de uma empresa posteriormente a um acidente grave, como por exemplo, a queda de um funcionário.
  4. Risco de paralisação da obra: se algum órgão fiscalizador verificar que a obra em questão não está garantindo a segurança dos seus funcionários, poderá existir uma paralisação geral até que todas as exigências de segurança sejam cumpridas.Providenciar os equipamentos de última hora para sanar essas exigências pode levar semanas e isso pode custar para empresa um grande atraso no cronograma.
  5. Risco de elevação de custos da obra em razão de absenteísmo da equipe: se acidentes começarem a ser frequentes na sua obra e nenhuma medida for tomada, os seus funcionários podem ficar completamente desmotivados e isso pode levar a uma paralização das atividades. O grande problema será o impacto que esse fato terá com a produtividade e com o cronograma de entrega.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

O que realmente mudou com o fim da PCMAT na construção civil?

Com a nova redação da Norma Regulamentadora nº 18 que trata da Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção a PCMAT (Programa...

O profissional de segurança do trabalho na construção civil

A segurança do trabalho na construção civil é uma das preocupações de quem está diariamente em um canteiro de obras, e não é por...

Tipos de acidente típico e acidente de trajeto e como evitá-los

Os acidentes de trabalho estão entre as principais preocupações de uma construtora, principalmente por conta do segmento de construção civil figurar entre os que...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.