https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Segurança do trabalho na construção civil

Manter a integridade física e a saúde dos trabalhadores é fundamental em qualquer segmento, mas a segurança do trabalho na construção civil se faz ainda mais necessária pelo fato de ser um dos ramos que mais registra acidentes de trabalho no Brasil. Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), a indústria da construção é a primeira do país em incapacidade permanente, a segunda em mortes e a quinta em afastamentos com mais de 15 dias.

Por isso, adotar medidas efetivas em relação à segurança no trabalho é mais do que essencial para empresas que trabalham no setor de reformas e obras, garantindo melhores condições de trabalho e mantendo a proteção dos profissionais que atuam no segmento.

Segurança do trabalho x construção civil

A construção civil é uma atividade perigosa por natureza, pelo fato de os trabalhadores fazerem uso de equipamentos que oferecem risco ou ainda executarem tarefas que podem causar acidentes de trabalho. Em um canteiro de obras é muito comum fazer uso de sistemas elétricos que, se mal praticado, podem causar choques elétricos. Ou quando pensamos na construção de um prédio, os trabalhadores ficam mais suscetíveis a sofrerem uma queda de altura, por exemplo.

Não é à toa que o setor já registrou mais de 30 mil acidentes de trabalho em todo país, segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT), o que representa pouco mais de 5% de todos os casos (mais de 500 mil).

Mas a segurança do trabalho na construção civil traz muito mais benefícios além da proteção e integridade física dos trabalhadores e das pessoas envolvidas na obra. Quando medidas de segurança são adotadas pelas empresas, os funcionários se sentem protegidos e são mais motivados e produtivos, resultando em bons índices em questões de otimização de tempo e cumprimento de prazos.

Afinal, os reflexos de um funcionário que precisou ser afastado por conta de acidente ou doença ocupacional, impactam consideravelmente na produtividade, nos prazos e por assim dizer, a empresa ficará com prejuízos financeiros. Sem contar as chances de ser notificada com multas e indenizações por conta dos acidentes, aumentando os gastos que não estavam previstos para determinado projeto.

Normas de segurança na construção civil

Nenhuma medida que seja relacionada com a segurança do trabalho na construção civil foi criada sem embasamento, pelo contrário, existem normas regulamentadoras que fazem esse papel de exigir que as empresas cumpram a legislação com o objetivo de garantir a integridade e saúde dos trabalhadores.

As principais normas que envolvem a segurança do trabalho na construção civil são a NR-18, NR-35 e a NR-5.

A NR-18 é a principal e que estabelece exigências de ordem administrativa, de planejamento e de organização. O objetivo desta norma é manter a prevenção nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho.

Quando a obra é em alturas, é preciso atender as exigências previstas na NR-35 que estabelece requisitos mínimos de proteção para a atividade que aconteça em alturas acima de 2 metros do nível inferior e que apresente risco de queda. Além das regras, a norma exige o uso de equipamentos para a execução do serviço, bem como treinamento, técnica de emergência e resgate.

A NR-5 corresponde a criação da Comissão Interna e Prevenção de Acidentes (CIPA) que deve ser composta por representantes dos empregados e do empregador e tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Pontos importantes da segurança do trabalho na construção civil

Se você está em busca de soluções para diminuir os riscos de uma obra e, de fato, conseguir implantar a segurança do trabalho na construção civil é importante saber que:

Treinamento e capacitação são fundamentais. Os trabalhadores precisam receber treinamento adequado para desempenhar suas funções com segurança. Isso inclui o ensino de práticas seguras, a utilização (de forma correta, claro) dos equipamentos de proteção individual e, além disso, é primordial que eles saibam quais são os procedimentos necessários em caso de alguma emergência.

Identificar os riscos e controlá-los é importante. É aquela máxima que vale para todos os setores: prevenir é sempre muito melhor do que remediar. Portanto, antes do início das atividades, faça uma avaliação dos possíveis riscos para identificar os perigos existentes no local de trabalho. A partir desta análise, implemente medidas de controle adequadas, como instalação de guarda-corpos, sinalização adequada, uso de equipamentos de proteção coletiva, adoção de boas práticas de armazenamento de materiais e controle de acesso a áreas perigosas.

Fiscalização e supervisão devem acontecer periodicamente. Não basta apenas oferecer equipamentos de proteção se o funcionário não utilizá-los. Ou então, fazer a identificação de riscos apenas uma vez. Por isso, fiscalização e supervisão é algo que deve ser rotineiro em um canteiro de obras. E essa responsabilidade é tanto dos empregadores como também dos gestores, por isso é tão importante a implementação de um sistema de gestão de segurança.

Envolvimento e conscientização é de todos. Os trabalhadores devem ser envolvidos ativamente na promoção de um ambiente de trabalho seguro. Isso pode ser feito por meio de programas de conscientização, comunicação efetiva sobre riscos e incentivo à participação dos trabalhadores na identificação de problemas e propostas de melhorias.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Como integrar robôs e drones na construção civil

A indústria da construção está passando por uma transformação digital acelerada, impulsionada principalmente pela escassez de mão de obra qualificada por conta da pandemia...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.