https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Como integrar robôs e drones na construção civil

Drones na construção civil

A indústria da construção está passando por uma transformação digital acelerada, impulsionada principalmente pela escassez de mão de obra qualificada por conta da pandemia da Covid-19, o que resultou em uma busca por alternativas tecnológicas, portanto, o uso de softwares BIM e o mapeamento com drones na construção civil têm se tornado cada vez maiores.

Trata-se de um importante avanço, visto que a construção civil é um dos setores que menos acompanhou as inovações tecnológicas. Segundo uma pesquisa global da KPMG, nas últimas décadas houve uma queda significativa na produtividade, sendo que apenas 25% das obras foram concluídas com menos de 10% de atraso em relação ao prazo inicial.

O uso de novas tecnologias é bem-vindo pelo fato de melhorar a eficiência, qualidade e segurança nas obras, gerando vantagens econômicas e produtivas. Com os drones na construção civil, por exemplo, as empresas terão maior entendimento do local onde será feita a edificação, visto que o equipamento tem a capacidade de gerar imagens a curto e longo alcance.

O que são drones?

Mas antes de nos aprofundarmos sobre os benefícios dos drones na construção civil, é importante conhecer mais sobre esta tecnologia.

Os drones são aeronaves sem tripulantes e comandadas por controle remoto. Além disso, são equipadas com câmeras e sensores. Eles oferecem uma visão aérea detalhada do canteiro de obras, permitindo o monitoramento e a inspeção de áreas de difícil acesso.

Os drones podem coletar dados precisos e em tempo real, auxiliando na elaboração de mapas, levantamentos topográficos e modelagem 3D do terreno. Essas informações são valiosas para o planejamento e acompanhamento da obra, permitindo uma melhor tomada de decisão.

Os drones possuem diversos tamanhos e formatos, porém, na maioria das vezes são compactos e com hélices que permitem alcançar alturas de mais de 2 mil metros. São movidos a bateria, o que permite uma excelente autonomia.

Esses equipamentos têm sua origem militar, entretanto foi adaptado para atender os mais diversos setores do mercado de trabalho.

Além dos drones na construção civil, os robôs também são utilizados por terem a capacidade de executar tarefas repetitivas e de alta precisão, reduzindo o trabalho manual e aumentando a produtividade.

Essa tecnologia pode ser utilizada em diversas atividades, como soldagem, corte de materiais, aplicação de revestimentos, transporte de materiais pesados e até mesmo na construção de estruturas modulares. Como eles podem ser programados, realizam as tarefas de forma autônoma, reduzindo o tempo de execução e minimizando erros.

Aplicação de drones e robôs na construção civil

Como pudemos ver até aqui, tanto o drone como os robôs podem ser de grande valia para as obras, principalmente se integrados a outras tecnologias, como a realidade aumentada e a inteligência artificial, ampliando ainda mais as suas funcionalidades na construção civil.

Dentre elas, podemos citar:

Inspeção e monitoramento – Os drones podem ser utilizados para inspecionar estruturas em altura, como fachadas e telhados, visto que são regiões que apresentam risco. E a partir daí, conseguem identificar danos, vazamento, entre outros problemas. Além disso, essas inspeções podem evitar acidentes futuros.

Já os robôs podem ser programados para realizar inspeções internas em locais de difícil acesso, como tubulações e dutos.

Levantamento topográfico – Os levantamentos topográficos podem ser feitos com maior rapidez e precisão com os drones se comparado com os métodos tradicionais. Os equipamentos podem sobrevoar a área, capturar imagens e gerar modelos tridimensionais do terreno, permitindo um planejamento mais preciso e eficiente.

Monitoramento de segurança – Quando falamos em canteiro de obras, estamos falando de um ambiente com alto risco de acidentes, por isso, é necessário adotar medidas que garantam a segurança do local, e, mais do que isso, manter um monitoramento constante.

Os drones podem cumprir esse papel com excelência, identificando possíveis riscos e irregularidades ao sobrevoar regularmente o local e transmitir as imagens em tempo real para uma equipe responsável pela segurança, facilitando tomadas de ações preventivas.

Operações logísticas – O transporte de materiais e ferramentas pesadas pode ser realizado pelos robôs, reduzindo o esforço físico dos trabalhadores e aumentando a eficiência na movimentação de carga.

Execução de tarefas complexas – Para tarefas complexas que exigem alta precisão, como montagem de estruturas pré-fabricadas ou revestimentos com padrões, os robôs podem ser programados para executá-las.

Assim como outras inovações tecnológicas, os drones e robôs já são mais do que realidade na construção civil e muitas empresas têm aderido em busca de aumentar a produtividade na obra, garantir maior eficiência e prevenir possíveis riscos que possam comprometer todo o andamento de um canteiro de obras.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.