https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Combate ao incêndio na construção civil

Combate ao incêndio

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer em uma obra e, dependendo da gravidade, os prejuízos podem ser imensuráveis. Por isso, é fundamental que as empresas que atuam neste segmento sigam à risca as normas de segurança.

Não é à toa que o segmento de construção está entre os que mais registra acidentes de trabalho no Brasil. Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), a natureza da atividade em si já é muito perigosa, justamente por envolver equipamentos que oferecem riscos e execuções que podem causar acidentes.

Portanto, atuar na construção civil é estar atento a todos os possíveis riscos e adotar ações que previnam qualquer possibilidade de acidentes.

Normas de combate ao incêndio em construções

Como falamos anteriormente, um incêndio pode acontecer a qualquer momento, inclusive durante a construção de uma edificação, portanto, é preciso ter um sistema adequado de Prevenção e Combate ao Incêndio que valerá tanto para a segurança de quem vai habitar ou utilizar aquele local no futuro, tal como para quem trabalha durante a obra.

A segurança contra incêndios em prédios em obras é um ponto abordado pelo NFPA 1 que também é chamado de Código de Incêndios – trata-se de um documento que determina as normas de segurança contra incêndios e de gerenciamento de riscos que foi desenvolvido pela empresa norte-americana National Fire Protection Association (NFPA) e traz em um capítulo o que deve existir em uma obra para prevenir e combater possíveis focos de incêndio. São eles:

  • Sprinklers automáticos
  • Alarmes de incêndio
  • Escadas em edificações com mais de um piso
  • Planejamento contra incêndios que conste como a equipe de construção e os bombeiros devem enfrentar um incêndio durante uma obra
  • Ter um Plano de Prevenção e Combate ao Incêndio que enfatiza aspectos como limpeza, organização, instalação dos sistemas de proteção e treinamento da brigada de incêndio.

Dicas para prevenção e combate ao incêndio

Seguir as normas de prevenção e combate ao incêndio é necessário, mas não é uma tarefa fácil, por isso, listamos algumas dicas que vão contribuir para tornar esse processo mais tranquilo.

  1. Conheça as normas de segurança

É extremamente importante que a empresa tenha conhecimento das normas de prevenção e combate ao incêndio na construção civil e siga-as rigorosamente. Isso significa implantar regulamentações de prevenção, saídas de emergência, sinalização, sistemas de alarmes, entre outros. Afinal, estamos falando de um incidente extremamente perigoso e que, dependendo das circunstâncias, pode ser fatal.

  1. Treine a equipe

Funcionários devidamente treinados em prevenção e combate a incêndios é uma maneira de evitar prejuízos maiores, caso aconteça algum incidente dessa natureza. Nesse sentido, é importante que a equipe saiba fazer uso de extintores de incêndio, acionar os alarmes, evacuar o local de maneira segura e seguir os procedimentos adequados em caso de emergência.

  1. Realize inspeções regulares

Prevenir sempre vai ser melhor do que remediar não é mesmo? Portanto, faça inspeções frequentes nas instalações para identificar e corrigir possíveis riscos de incêndio. Além disso, faça uma vistoria periódica nas medidas de prevenção e combate ao incêndio verificando o estado dos sistemas de alarme, extintores, rotas de fuga e equipamentos elétricos.

  1. Mantenha os equipamentos de combate a incêndio adequados

De nada adianta a obra ter todos os equipamentos e treinamentos adequados se na hora que realmente forem necessários, eles não estejam em boas condições de uso. Por isso é imprescindível verificar se estão dentro da validade e corretamente localizados em pontos estratégicos. Além disso, tenha sistemas de sprinklers e outros equipamentos de combate a incêndio adequados às características da obra.

  1. Armazene materiais de maneira segura

Em uma obra, é muito comum o uso de materiais altamente inflamáveis como solventes, adesivos e tintas. Neste caso, é importante que eles sejam guardados em locais adequados, seguindo as orientações dos fabricantes. É fundamental certificar-se que não há acúmulo de resíduos combustíveis ou materiais inflamáveis nas áreas de trabalho.

  1. Tenha um plano de emergência

Desenvolva um plano de emergência detalhado, que inclua procedimentos de evacuação, pontos de encontro externos, contatos de emergência e responsabilidades designadas. Treine regularmente a equipe sobre esse plano para garantir que todos estejam preparados em caso de incêndio.

  1. Mantenha a manutenção em dia

A construção de uma obra envolve uma série de sistemas e equipamentos que estão sujeitos a causar incêndios, portanto fazer uma vistoria periódica nos sistemas elétricos, equipamentos de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, bem como todas as instalações relacionadas à prevenção de incêndios, é necessário. Com essa manutenção, é possível identificar potenciais problemas e evitar falhas em momentos críticos.

  1. Esteja atento às condições climáticas

Em determinadas condições climáticas, como períodos de seca, é importante redobrar os cuidados, pois o risco de incêndios pode ser maior. Nesse sentido, é importante tomar medidas preventivas extras, como manter a limpeza e remoção de materiais combustíveis ao redor do canteiro de obras, por exemplo.

Vale destacar que essas são algumas dicas que contribuem para que a obra consiga seguir as normas de prevenção e combate ao incêndio – que são fundamentais respeitadas à risca, a fim de evitar esse tipo de incidente.

É importante também ficar atento às leis que são exigidas nos municípios e pelo Corpo de Bombeiros.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Como integrar robôs e drones na construção civil

A indústria da construção está passando por uma transformação digital acelerada, impulsionada principalmente pela escassez de mão de obra qualificada por conta da pandemia...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.