https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Como aumentar a produtividade na obra

Produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por conta da pandemia da Covid-19, a burocracia, além dos processos de gestão desatualizados e o uso inadequado de tecnologias também contribuem para a pouca eficiência de um canteiro de obras.

Os desafios com a produtividade na obra não são de hoje. Um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que entre 1995 e 2018 a produtividade da construção civil diminuiu 1%. Entre meados da década de 90 e o início dos anos 2000, o recuo foi de 2,5% e no período pós recessão, entre 2013 e 2018, o subsetor da indústria que teve pior desempenho foi a construção civil, apresentando queda de produtividade de 2,9% ao ano.

Esses dados ficam ainda mais impactantes quando se compara com outros países. Outro estudo feito pela FGV para o Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP), mostrou que a mão de obra do setor no Brasil é, em média, 30% menos produtiva em comparação com outras nações.

Fatores que impactam a produtividade na obra

A mão de obra qualificada está entre os principais motivos que resultam na baixa produtividade na obra, porém, há outros fatores que também contribuem para esses números tão negativos e que foram apontados pelo Sebrae. São eles:

Capacitação e treinamento de mão de obra – é essencial que os trabalhadores estejam bem capacitados para suas tarefas e, desta forma, consigam criar vínculo com a empresa, se dedicando cada vez mais com as demandas e por consequência, aumentando a produtividade.

Retrabalho – quando a mão de obra é qualificada e capacitada, o trabalho é bem-feito e não será necessário ser alterado, com isso a empresa reduz desperdícios e otimiza os processos, garantindo a entrega da obra no prazo estipulado.

Matéria-prima – fazer uso de material padronizado evita perda de tempo com produtos de qualidade inferior ou com a espera para que reponham o estoque.

Layout do canteiro de obras – o espaço para execução das obras precisa ser muito bem planejado para facilitar e agilizar a circulação de trabalhadores e máquinas, a fim de agilizar todos os processos.

Segurança no trabalho – garantir um canteiro de obras seguro é ter menos prejuízos com funcionários que possam vir a se machucar e ficar afastados do trabalho.

Planejamento e controle de obras – a gestão de um canteiro de obras é fundamental para manter alta a produtividade, porque evita problemas como falta ou desperdício de materiais, atrasos ou erros que comprometam os trabalhos.

Dicas para aumentar a produtividade na obra

Como deu para perceber, a escassez da mão de obra qualificada pode ser um fator determinante para a produtividade na obra, porém, há uma série de outros fatores que podem impactar nesse processo. Nesse sentido, é importante adotar algumas práticas que podem melhorar o desempenho geral do canteiro de obras.

Planejamento adequado

Um planejamento bem elaborado é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento na construção civil. Isso envolve a definição clara dos objetivos, a alocação eficiente dos recursos e a elaboração de um cronograma realista.

Treinamento e capacitação

Como já falamos anteriormente, treinamento e capacitação estão entre os requisitos básicos para melhorar a produtividade na obra. Equipes bem treinadas tendem a ser mais eficientes e cometem menos erros, resultando em um trabalho de maior qualidade em menos tempo.

Uso de tecnologia

A adoção de tecnologias inovadoras pode impulsionar a produtividade na obra. Ferramentas como BIM, drones, realidade virtual, entre outras, podem agilizar processos, melhorar a comunicação e otimizar o uso de recursos.

Falamos mais sobre este assunto no artigo: “Como integrar robôs e drones na construção civil

Gestão eficiente de suprimentos

Para evitar atrasos e interrupções desnecessárias em um canteiro de obras é essencial que materiais e equipamentos estejam disponíveis no momento certo. Por isso, fazer uma boa gestão de suprimentos envolve o controle do estoque, programação de entregas e a negociação com fornecedores.

Padronização e uso de melhores práticas

Estabelecer padrões de qualidade e adotar melhores práticas na execução dos trabalhos pode ajudar a reduzir erros e retrabalho, aumentando a produtividade na obra. Utilização de métodos construtivos eficientes e busca por soluções inovadoras podem otimizar o processo de construção.

Comunicação e colaboração

A comunicação entre as equipes e as demais pessoas envolvidas em um projeto é fundamental para evitar qualquer informação contrária e o temido retrabalho. Por isso é tão importante a adoção de sistemas de gestão de projetos e estabelecer canais de comunicação que sejam claros e eficientes.

Gestão de resíduos e sustentabilidade

Implementar práticas sustentáveis no canteiro de obras, como a correta gestão de resíduos e o uso eficiente de recursos naturais, pode trazer benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a produtividade. Sem contar que a adoção de tecnologias e materiais ecoeficientes podem trazer uma eficiência energética, e com isso a redução de custos a longo prazo.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Como integrar robôs e drones na construção civil

A indústria da construção está passando por uma transformação digital acelerada, impulsionada principalmente pela escassez de mão de obra qualificada por conta da pandemia...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.