https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para atingir esse objetivo, afinal, quando falamos em proteção e cuidados em um canteiro de obras, entendemos que é responsabilidade de todos.

Ainda mais quando se trata de ser o segmento que mais registra acidentes de trabalho no Brasil, de acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). Essa indústria enfrenta desafios significativos em termos de segurança e saúde ocupacional, sendo a primeira do país em incapacidade permanente, a segunda em mortes – ficando atrás apenas do transporte terrestre – e a quinta em afastamentos com mais de 15 dias, segundo a associação.

Esses números alarmantes ressaltam a necessidade urgente de medidas efetivas para que se crie uma cultura de segurança na construção civil, garantindo melhores condições de trabalho e proteção dos profissionais que atuam nessa área.

Uma atividade perigosa

A natureza da atividade na construção civil é perigosa por trabalhar com equipamentos que oferecem risco, além de execuções que podem causar acidentes como choque elétrico, queda de altura, entre outros.

O mais recente Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT) mostra que em 2017, ocorreram 549.405 acidentes de trabalho em todo o país, sendo que na construção civil foram 30.025, o que representa 5,46% de todos os casos.

Já o número de afastamento do emprego por mais de 15 dias por conta das atividades profissionais no Brasil foi de 142.782. No setor, o número chegou a 11.894 – 8,3% do total.

É preciso considerar que o setor tem uma alta representatividade – em 2017, havia 1,8 milhão de pessoas trabalhando na área – entretanto, a maioria dos acidentes poderia ser evitada com medidas preventivas e com uma cultura de segurança implantada.

Para além dos acidentes

Como já falamos por aqui, é primordial garantir a proteção e integridade física dos trabalhadores e de terceiros em um canteiro de obras, colocando em prática a cultura de segurança na construção civil. Porém, os prejuízos de uma empresa vão muito além quando acontece algum acidente.

Os reflexos de um trabalhador afastado por algum acidente ou doenças ocupacionais podem atingir a produtividade, resultando em atrasos nos prazos de entrega das etapas das obras e por consequência, a empresa arcará com prejuízos financeiros.

Além disso, as empresas ficam passíveis de receber multas e indenizações por conta dos acidentes, o que aumenta ainda mais os gastos que não estavam previstos por simplesmente não realizarem ações de prevenção no ambiente de trabalho.

Prevenindo acidentes

De acordo com a ANAMT, as regras dispostas nas Normas Regulamentadoras, em especial a NR-18, que trata especificamente da saúde e segurança na construção civil, podem ajudar na redução dos riscos de acidente de trabalho.

Entretanto, para conhecimento e aplicação da NR é preciso treinamento inicial e periódico. Além disso, todo canteiro de obras precisa de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) ou um representante.

É preciso reforçar que a prevenção de acidentes não se restringe apenas ao uso de equipamentos de proteção. É necessário pensar em proteções coletivas e medidas de gerenciamento de riscos ocupacionais.

Nesse sentido, fomentar a cultura de segurança na construção civil é importante, pelo fato de incentivar a conscientização e a participação ativa de todos os colaboradores. Isso inclui a adoção de práticas seguras, relato de incidentes e a implementação de programas de gestão de riscos e saúde ocupacional.

Mantendo a segurança

Com a implementação da cultura de segurança, é possível manter algumas iniciativas em prol da proteção de um canteiro de obras. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre elas.

Tenha uma CIPA – Como já citamos anteriormente, ter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um ponto de partida para manter uma cultura de segurança na construção civil. Esse comitê é composto por empregados e empregadores, e o principal objetivo é a prevenção de acidentes e doenças que estejam relacionadas com o trabalho. Essa comissão está presente na CLT, portanto é uma exigência para empresas com mais de 20 funcionários.

Manutenções preventivas – Elas devem acontecer periodicamente, principalmente em equipamentos que ofereçam risco em possíveis falhas. Com a manutenção em dia, fica mais fácil identificar defeitos ainda na fase inicial e agir antes da situação sair do controle.

Garanta o uso de EPIs e EPCs – O uso dos equipamentos de proteção, tanto individual quanto o coletivo, são essenciais para garantir a segurança dos trabalhadores e de terceiros, afinal, o canteiro de obras é um local propício para causar danos à saúde das pessoas que ali transitam, por conter itens e equipamentos de risco.

Organização e limpeza – São itens essenciais para se aplicar em um canteiro de obras. Quanto mais organizado o espaço, menores são as chances de ocorrer qualquer tipo de acidente, sem contar a garantia do ritmo da produtividade.

Portanto, é fundamental que as empresas de construção civil e os responsáveis pela legislação trabalhista estejam comprometidos em promover a segurança e a saúde dos trabalhadores. Somente através de um esforço conjunto, envolvendo todas as esferas, poderemos melhorar as condições de trabalho e reduzir os alarmantes índices de acidentes e afastamentos na construção civil no Brasil.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

Como integrar robôs e drones na construção civil

A indústria da construção está passando por uma transformação digital acelerada, impulsionada principalmente pela escassez de mão de obra qualificada por conta da pandemia...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.