Muitas vezes, quem vê uma obra concluída não faz ideia de quantos serviços da construção civil ela envolve. Por isso, hoje o assunto no blog são os principais deles.
Contudo, antes de falarmos sobre serviços da construção civil, é essencial em uma obra estar atento à segurança, a fim de evitar acidentes individuais e coletivos, e às recomendações exigidas pelas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, entre outras.
Principais serviços da construção civil
Uma obra envolve uma série de etapas. Abaixo, falaremos um pouco das principais delas e de seus respectivos serviços:
Escavação para fundações
São aberturas no solo para blocos de fundação e outras estruturas abaixo do nível do terreno. Esse serviço é realizado após a limpeza da área de trabalho, necessária para evitar riscos ao processo.
Nessa etapa, o conhecimento do solo do local é muito importante, assim como também o estudo de terrenos vizinhos.
Alvenaria de vedação e estrutural
Alvenaria é o conjunto de materiais (tijolos, blocos, etc.) utilizados para a construção de paredes que têm como função a divisão de ambientes externos e internos de uma edificação.
Na alvenaria de vedação, o conjunto é projetado basicamente para resistir ao seu próprio peso. Já na alvenaria estrutural, além de preparada para resistir a outras cargas e ações, os requisitos são mais rigorosos, principalmente em relação à resistência dos materiais.
Concretagem
Processo que relaciona todas as etapas de criação de uma estrutura de concreto, desde o lançamento do concreto fresco à secagem, passando por adensamento e cura.
De extrema importância em uma obra, a concretagem é a fase final de um processo de elaboração de elementos de infraestrutura e superestrutura.
Acabamentos e revestimentos
É a etapa de assentamento de pisos cerâmicos, porcelanatos, pisos laminados e azulejos, entre outros materiais. A escolha desses materiais nessa fase deve obedecer alguns critérios, entre eles qualidade e durabilidade.
Hoje no blog você conheceu um pouco mais sobre alguns dos muitos serviços da construção civil. Há algum outro que deixamos de falar e que gostaria de comentar? Escreva para nós nos comentários abaixo!