https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Tudo o que você precisa saber sobre seguro de obra

Seguro de obra

Quando se fala em construção, é preciso também abordar os riscos que ela traz, uma vez que os imprevistos podem acontecer mesmo com projetos de engenharia  bem elaborados e uma equipe que trabalhe de maneira eficaz no canteiro. Para não expor o proprietário e demais envolvidos a prejuízos financeiros, é importante investir em um seguro de obra.

Assim como os outros tipos de seguro como o de automóveis, residência e de vida, o de obras tem como objetivo fornecer segurança caso aconteça algum imprevisto durante a construção. A seguradora tem recursos financeiros para cobrir o prejuízo.

Desastres naturais, acidentes de trabalho e falhas em equipamentos importantes são alguns dos imprevistos que podem acontecer durante uma obra e que, dependendo dos casos, causam prejuízos materiais ao projeto ou, ainda pior, danos físicos aos trabalhadores. O seguro de obra pode ajudar em todas essas situações.

A importância de se fazer um seguro de obra

Quem trabalha em construção civil sabe que toda obra tem os seus riscos, tais como trabalho em altura, maquinário pesado, objetos cortantes que tornam o serviço bastante vulnerável para acidentes e etc.

Além disso, há o fato de que o mercado de construção civil possui um histórico de muitos acidentes e irregularidades, deixando a fiscalização acertadamente cada vez mais em cima desta exigência. Em alguns tipos de edificações, a contratação do seguro de obra é obrigatória.

Mais do que seguir uma exigência legal, o seguro de obra mantem o empreendimento vivo mesmo após uma intercorrência, como um acidente de trabalho, por exemplo.

Mesmo que ninguém saia ferido, boa parte do trabalho é arruinado e, dependendo da situação financeira da empresa, a obra pode ser paralisada por falta de recursos, caso tenha que arcar com o prejuízo sozinha.

Há três tipos de seguro de obra. São eles:

  • Obras civis em construção – esse tipo de seguro cobre danos durante a construção
  • Instalações e montagem – cobre problemas em reformas e instalações, como no caso de estandes temporários
  • Quebra de equipamentos – esse tipo de seguro cobre problemas com equipamentos no canteiro de obras.

Mitos sobre o seguro de obra

Muito se fala sobre o seguro de obra, mas nem tudo é verdade; como por exemplo: contratar um seguro é um serviço caro. Normalmente, o seguro custa cerca de 0,3% do valor da obra. O preço pode variar conforme as coberturas contratadas e o tipo de construção a ser realizada, mas só para se ter uma ideia, uma reforma que vai custar R$ 500 mil, por exemplo, conta com um seguro que custa um pouco mais de R$ 1 mil.

Outro motivo que leva os empresários do setor da construção civil a não contratarem um seguro de obra é a ideia de que as seguradoras não amparam as necessidades do empreendimento. Porém, atualmente, o mercado de seguros está bastante emparelhado com a realidade do mercado da construção, tendo inúmeras modalidades  de cobertura para atender imprevistos nos equipamentos, funcionários, materiais, erros em projetos, entre outros.

Muitas vezes não se contrata o seguro de obra por se imaginar ser um processo muito burocrático, mas a contratação desse produto não solicita nenhum documento que o engenheiro ou responsável pela obra já não possua. Se for uma obra de reforma, as condições são ainda mais práticas, não precisando, inclusive, de vistorias.

Em outros casos, as seguradoras realizam a vistoria e solicitam documentos como contrato da obra, cronograma físico e financeiro e o projeto.

Mais do que isso, a contratação do seguro de obra é uma forma de garantir a segurança financeira e operacional, trazendo mais tranquilidade para os envolvidos. Com uma gama de coberturas, o segurado pode contratar a apólice conforme suas necessidades.

Os atrasos na entrega da obra por conta de imprevistos podem causar grandes prejuízos para as construtoras, portanto, é vantajoso para o proprietário saber que a construção será concluída dentro do prazo previsto, mesmo com eventuais perdas que serão indenizadas.

Sem contar que ter um seguro de riscos é um grande diferencial competitivo, visto que desta forma o contratante terá uma garantia maior de que tudo correrá bem.

Algumas medidas de segurança podem reduzir os custos do seguro de obra

A definição do custo de um seguro é baseado na segurança da obra, por isso, adotar alguma medida neste sentido pode ajudar a reduzir o valor, como por exemplo:

– instalar sistemas de extinção de incêndio

– ter cercas contra roubo na propriedade

– contar com um plano de prevenção de acidentes

– realizar manutenção preventiva

– ter uma equipe treinada para situação de emergências.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Leia mais

Passo a passo para aplicar a engenharia de custos em sua obra

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Memorial descritivo: por que é tão importante para a sua obra?

São inúmeros os documentos e processos que englobam a construção de um empreendimento, dentre eles, está o memorial descritivo – um documento técnico que...

Conheça 10 tecnologias da construção civil moderna

A industrialização do processo construtivo e a digitalização do canteiro de obras têm impulsionado o surgimento de novas tecnologias da construção civil. Um importante...

Hazop: o que é e como utilizar na obra

Reduzir os riscos está entre os principais desafios da construção civil, por isso, cada vez mais ferramentas e métodos são criados com o intuito...

Como utilizar a energia solar na construção civil

Os clientes têm optado por escolher as construtoras que estão se preocupando em reduzir os elementos que causam impactos ambientais, como a redução de...

Passo a passo para aplicar a engenharia de custos em sua obra

Para o sucesso de um projeto é preciso manter o orçamento equilibrado, evitar prejuízos e, claro, entregar a obra no prazo estipulado. Por mais...

Boas práticas para armazenamento de materiais de construção

Eficiência no acondicionamento evita o desperdício de tempo e de dinheiro. Saiba como melhorar o armazenamento de materiais da sua obra.

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.