https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Conheça 10 tecnologias da construção civil moderna

A industrialização do processo construtivo e a digitalização do canteiro de obras têm impulsionado o surgimento de novas tecnologias da construção civil. Um importante avanço visto que o setor faz uso de mais de 40% das matérias-primas do planeta e é responsável por cerca de um terço dos resíduos gerados. 

Isso revela uma dependência histórica que causa um problema de sustentabilidade ambiental e mostra o quanto o setor está carente em relação ao uso de novas tecnologias. Por isso os processos construtivos e a digitalização têm sido fundamentais para que a construção civil seja cada vez mais impulsionada pela inovação tecnológica para tornar seus processos mais eficientes e sustentáveis, buscando reduzir o impacto ambiental causado pelo setor. 

O que são tecnologias da construção civil 

Quando falamos em tecnologia da construção civil é muito comum associarmos com máquinas e ferramentas eletrônicas, mas na verdade é muito mais amplo. Trata-se de um conjunto de técnicas, materiais, equipamentos, softwares e metodologias utilizadas no setor da construção para planejar, projetar, executar e gerenciar obras de edificações, infraestruturas e obras de engenharia em geral. 

Essas tecnologias estão em constante evolução e visam sempre melhorar a eficiência, a segurança e a qualidade das construções, reduzindo custos e impactos ambientais. 

A seguir vamos apresentar algumas tecnologias muito aplicadas na indústria da construção.

  1. Internet das Coisas (IoT) 

Essa tecnologia permite a integração de dispositivos e equipamentos conectados para melhorar o gerenciamento e a automação de processos na construção civil. 

  1. Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA)

São tecnologias utilizadas para projetar e visualizar edifícios em3D, facilitando o processo de design, reduzindo erros e permitindo uma melhor comunicação entre as equipes de trabalho. É muito comum no mundo dos videogames, levando aos jogadores uma experiência bem próxima do real. 

Para os clientes do mercado de construção civil, a tecnologia é uma excelente forma de ajudar a compreensão e dinâmica das plantas e das perspectivas apresentadas. 

  1. Drones na construção

Os drones são usados para realizar inspeções de obras, mapeamento de terrenos e monitoramento de projetos, tornando essas atividades mais eficientes e seguras. 

Falamos mais sobre essa tecnologia que tem ganhado bastante espaço nas edificações, neste artigo: “Como integrar robôs e drones na construção civil”

  1. Building Information Modeling (BIM)

O BIM é um conjunto de ferramentas e processos que permite criar, gerenciar e compartilhar informações detalhadas de um projeto, otimizando a coordenação e a colaboração entre os diferentes profissionais envolvidos. 

Com a tecnologia se cria um modelo virtual que simula com bastante semelhança todas as etapas construtivas, solucionando ou reduzindo muitos problemas de compatibilidade, além de dar mais velocidade e previsibilidade às etapas. Sem contar que é bastante compatível com outras tecnologias. 

  1. Energias renováveis integradas

Cada vez mais novas tecnologias estão sendo incluídas na construção civil e uma delas são as energias renováveis, como por exemplo a incorporação de fontes de energia renovável em edifícios, como painéis solares e sistemas de cogeração que ajudam a reduzir a dependência de fontes tradicionais de energia e as emissões de gases de efeito estufa. 

Confira mais sobre o assunto no artigo: “Como utilizar a energia solar na construção civil

  1. Materiais sustentáveis

O desenvolvimento e uso de materiais de construção mais sustentáveis, como concreto de baixa pegada de carbono, madeira certificada e materiais recicláveis, contribuem para a redução do consumo de recursos naturais. 

Um exemplo são as lãs de garrafas pet que são comercializadas em forma de mantas ou painéis. O seu uso pode ser para isolamentos acústicos e térmicos em coberturas, fachadas e paredes. É um material 100% reciclado e 100% reciclável, além de seu processo de fabricação dispensar o uso de água e não eliminar resíduos no meio ambiente. 

Outra tecnologia sustentável é o tijolo ecológico. Sua composição combina terra, cimento e água e seu maior diferencial está relacionado na cura hidráulica, ou seja, o material não é cozinhado no forno, o que reduz a emissão de poluentes. 

  1. Steel Framing

É um sistema de construção modular a seco e faz uso de montantes e guias de aço galvanizado como estrutura da edificação. O uso de água é apenas para a fundação e seu consumo é 90% menor durante a obra em relação a edificação feita em alvenaria. 

Por concentrar apenas 10% de uma parede de concreto, o sistema pode reduzir em até 30% os custos em fundação. 

  1. Tecnologia utilizável

A tecnologia utilizável, que também pode ser chamada de construction wearables, são vestuários que os colaboradores utilizam e que permitem o monitoramento em campo. Isso significa uma evolução dos tradicionais EPIs. 

Além da proteção tradicional, essa tecnologia consegue monitorar outros fatores como fadiga e se o colaborador está em um local adequado para realizar a atividade que foi designado. 

  1. Connected Sites

Essa tecnologia envolve uma comunicação em tempo real no canteiro de obras e envolve desde o uso dos equipamentos, bem como os operadores e até o escritório, independente de onde cada um esteja. Desta forma, é possível reduzir os erros e problemas de comunicação nos processos, uma vez que possibilita oferecer assistência remota aos trabalhadores.

Com isso, a obra ganha em produtividade, elimina danos e acelera o processo de construção garantindo entrega dentro do prazo estimado. 

  1. Bioconcreto

Já falamos por aqui sobre o bioconcreto e o quanto essa tecnologia é um grande avanço na indústria da construção. Esse material é desenvolvido para auto regenerar e bloquear a incidência de fissuras em construções. 

Saiba mais neste artigo: “Chega de rachaduras: conheça as vantagens do bioconcreto”

Essas e outras tantas tecnologias estão revolucionando a indústria da construção civil, tornando-as mais eficiente, sustentável e preparada para enfrentar os desafios do futuro. Com o contínuo avanço tecnológico, é provável que surjam ainda mais inovações que impulsionam a indústria rumo a um futuro mais sustentável e produtivo. O meio ambiente agradece.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança. 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Memorial descritivo: por que é tão importante para a sua obra?

São inúmeros os documentos e processos que englobam a construção de um empreendimento, dentre eles, está o memorial descritivo – um documento técnico que...

Hazop: o que é e como utilizar na obra

Reduzir os riscos está entre os principais desafios da construção civil, por isso, cada vez mais ferramentas e métodos são criados com o intuito...

Como utilizar a energia solar na construção civil

Os clientes têm optado por escolher as construtoras que estão se preocupando em reduzir os elementos que causam impactos ambientais, como a redução de...

Tudo o que você precisa saber sobre seguro de obra

A contratação de um seguro de obra garante a segurança financeira e operacional de uma construção. Saiba mais sobre a sua importância.

Passo a passo para aplicar a engenharia de custos em sua obra

Para o sucesso de um projeto é preciso manter o orçamento equilibrado, evitar prejuízos e, claro, entregar a obra no prazo estipulado. Por mais...

Boas práticas para armazenamento de materiais de construção

Eficiência no acondicionamento evita o desperdício de tempo e de dinheiro. Saiba como melhorar o armazenamento de materiais da sua obra.

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.