https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Como utilizar a energia solar na construção civil

Os clientes têm optado por escolher as construtoras que estão se preocupando em reduzir os elementos que causam impactos ambientais, como a redução de geração de resíduos, consumo de matérias-primas, entre outros. Nesse sentido, implementar boas práticas no dia a dia de uma obra pode ser um grande diferencial nos negócios, e entre as diversas possibilidades, o uso de energia solar na construção civil vem ganhando destaque. 

Não só na construção civil, mas em diversos setores, a energia solar tem ganhado relevância, devido aos seus inúmeros benefícios econômicos, ambientais e sociais. Na indústria da construção, em particular, a utilização dessa energia limpa é de suma importância, uma vez que o setor é uma das maiores fontes de consumo energético, responsável por altíssimas porcentagens de consumo de energia elétrica nacional. 

Por que começar a utilizar energia solar na construção civil? 

Ao adotar a energia solar na construção civil, a construtora não estará apenas se beneficiando economicamente, mas também contribuindo no desenvolvimento do país, promovendo a preservação ambiental, a redução de poluentes e por consequência, o crescimento econômico, afinal, estamos falando de uma fonte de energia que tem um custo muito mais em conta se comparado com a implementação de hidrelétricas ou o uso do petróleo. 

Além disso, sabemos que a energia solar é uma fonte que não consome matérias-primas não renováveis como água e petróleo, afinal a oferta é constante pelo fato de o sol nascer todos os dias. 

Embora o custo das placas fotovoltaicas não serem tão baratas para comprar e instalar, o retorno vem a médio e longo prazo, mas com redução de custos que podem ser sentidos já nos primeiros meses de instalação. 

Confira os benefícios de investir em energia solar na construção civil 

Atualmente a palavra sustentabilidade tem sido um dos principais focos e quando a construtora mostra que é capaz de projetar edificações que geram energia para zonas comuns e que conta com um sistema solar de aquecimento de água, por exemplo, se torna um grande diferencial. 

Tanto que o governo tem dado incentivos e redução de taxas e impostos para empresas que são consideradas verdes, ou seja, aquelas que fazem uso de processos que diminuem os impactos ambientais. A energia solar, por exemplo, é uma adoção sustentável e que pode beneficiar a sua construtora com esses incentivos. 

Além disso, mostrar que é uma empresa que está preocupada com os impactos ambientais e tem adotado medidas para contribuir com a redução deles torna o seu negócio diferenciado e chama a atenção de clientes que estão buscando por empresas que prezam pela sustentabilidade. 

Mas a grande importância de pensar em implementar a energia solar na sua empresa é a redução de custos que terá ao longo dos meses. É possível contar com o uso da energia solar no canteiro de obras gerando energia para as máquinas, no aquecimento da água e até na iluminação do espaço. Com a redução de um lado, do outro é possível aumentar a lucratividade, uma vez que os custos estão diminuindo, sem falar que os projetos que contam com uma energia limpa ganham em valor agregado, sendo uma justificativa concreta e atrativa para serem comercializados em um valor mais alto. 

Outro ponto positivo em investir em energia solar é que ela permite uma autossuficiência energética, ou seja, essa fonte permite que as edificações se tornem mais independentes da rede elétrica convencional, especialmente em áreas remotas ou vulneráveis a problemas de abastecimento energético. 

Adoção de energia solar na construção civil é uma realidade 

A tendência de maior adoção da energia solar na construção civil é uma realidade que continuará moldando os próximos anos. Governos, empresas e consumidores estão cada vez mais conscientes da importância de investir em fontes de energia sustentáveis, e políticas de incentivo, como subsídios e benefícios fiscais, têm sido implementadas para acelerar essa transição.

Por outro lado, os avanços tecnológicos e pesquisas contínuas estão contribuindo para tornar a energia solar mais acessível e eficiente. Por isso, a energia solar na construção civil tem contribuído significativamente para a redução da pegada ambiental do setor, proporcionando economia financeira e fortalecendo a autonomia energética das edificações, abrindo um caminho para um futuro mais sustentável e resiliente. 

Saiba como implementar energia solar no seu projeto

A energia produzida em uma construção vai depender da quantidade de painéis instalados, portanto, é preciso ter uma estimativa de consumo para então fazer os cálculos da quantidade de painéis que serão usados pelo projeto. 

É importante saber onde os painéis solares serão instalados, já que as superfícies precisam ficar expostas à luz solar direta a maior parte possível do dia, assim é possível que elas operem em sua capacidade total. Nesse sentido, é importante estudar o local onde as placas serão instaladas, mas também a direção em que serão posicionadas. 

Dados positivos 

A energia solar se tornou a segunda maior fonte na matriz elétrica do Brasil no ano passado, segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Hoje, a alternativa representa 14,3% da matriz, ficando atrás apenas da fonte hídrica. 

Os avanços são o reflexo de instalações de usinas fotovoltaicas de pequeno e médio porte em diversos estados brasileiros e a democratização do acesso a este investimento, por meio de linhas de financiamento para a população. 

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança. 

Conheça mais sobre a Metroform

A Metroform entende tudo sobre todas as etapas de uma obra, somos um dos maiores players no mercado de criação e fornecimento de equipamentos e sistemas de proteção coletiva. Já estivemos presentes em alguns dos canteiros mais famosos e importantes do país, como a Neoquímica Arena, Parque da Cidade, Arena do Grêmio, Aeroporto de Guarulhos e mais.

Nossas soluções não apenas garantem a segurança dos trabalhadores e transeuntes dos arredores do canteiro, mas também asseguram a legalidade da obra e o aumento da produtividade. Todos os nossos sistemas de proteção são testados à exaustão para que operem sempre em máxima capacidade, garantindo um padrão de qualidade de altíssimo nível.

Em nosso site você encontra fotos, informações e detalhamentos a respeito de todos os nossos serviços de proteção coletiva. 

Para solicitar a sua cotação, clique aqui.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Memorial descritivo: por que é tão importante para a sua obra?

São inúmeros os documentos e processos que englobam a construção de um empreendimento, dentre eles, está o memorial descritivo – um documento técnico que...

Conheça 10 tecnologias da construção civil moderna

A industrialização do processo construtivo e a digitalização do canteiro de obras têm impulsionado o surgimento de novas tecnologias da construção civil. Um importante...

Hazop: o que é e como utilizar na obra

Reduzir os riscos está entre os principais desafios da construção civil, por isso, cada vez mais ferramentas e métodos são criados com o intuito...

Tudo o que você precisa saber sobre seguro de obra

A contratação de um seguro de obra garante a segurança financeira e operacional de uma construção. Saiba mais sobre a sua importância.

Passo a passo para aplicar a engenharia de custos em sua obra

Para o sucesso de um projeto é preciso manter o orçamento equilibrado, evitar prejuízos e, claro, entregar a obra no prazo estipulado. Por mais...

Boas práticas para armazenamento de materiais de construção

Eficiência no acondicionamento evita o desperdício de tempo e de dinheiro. Saiba como melhorar o armazenamento de materiais da sua obra.

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.