Como utilizar a energia solar na construção civil

Energia solar na construção civil

Os clientes têm optado por escolher as construtoras que estão se preocupando em reduzir os elementos que causam impactos ambientais, como a redução de geração de resíduos, consumo de matérias-primas, entre outros. Nesse sentido, implementar boas práticas no dia a dia de uma obra pode ser um grande diferencial nos negócios, e entre as diversas possibilidades, o uso de energia solar na construção civil vem ganhando destaque. 

Não só na construção civil, mas em diversos setores, a energia solar tem ganhado relevância, devido aos seus inúmeros benefícios econômicos, ambientais e sociais. Na indústria da construção, em particular, a utilização dessa energia limpa é de suma importância, uma vez que o setor é uma das maiores fontes de consumo energético, responsável por altíssimas porcentagens de consumo de energia elétrica nacional. 

Por que começar a utilizar energia solar na construção civil? 

Ao adotar a energia solar na construção civil, a construtora não estará apenas se beneficiando economicamente, mas também contribuindo no desenvolvimento do país, promovendo a preservação ambiental, a redução de poluentes e por consequência, o crescimento econômico, afinal, estamos falando de uma fonte de energia que tem um custo muito mais em conta se comparado com a implementação de hidrelétricas ou o uso do petróleo. 

Além disso, sabemos que a energia solar é uma fonte que não consome matérias-primas não renováveis como água e petróleo, afinal a oferta é constante pelo fato de o sol nascer todos os dias. 

Embora o custo das placas fotovoltaicas não serem tão baratas para comprar e instalar, o retorno vem a médio e longo prazo, mas com redução de custos que podem ser sentidos já nos primeiros meses de instalação. 

Confira os benefícios de investir em energia solar na construção civil 

Atualmente a palavra sustentabilidade tem sido um dos principais focos e quando a construtora mostra que é capaz de projetar edificações que geram energia para zonas comuns e que conta com um sistema solar de aquecimento de água, por exemplo, se torna um grande diferencial. 

Tanto que o governo tem dado incentivos e redução de taxas e impostos para empresas que são consideradas verdes, ou seja, aquelas que fazem uso de processos que diminuem os impactos ambientais. A energia solar, por exemplo, é uma adoção sustentável e que pode beneficiar a sua construtora com esses incentivos. 

Além disso, mostrar que é uma empresa que está preocupada com os impactos ambientais e tem adotado medidas para contribuir com a redução deles torna o seu negócio diferenciado e chama a atenção de clientes que estão buscando por empresas que prezam pela sustentabilidade. 

Mas a grande importância de pensar em implementar a energia solar na sua empresa é a redução de custos que terá ao longo dos meses. É possível contar com o uso da energia solar no canteiro de obras gerando energia para as máquinas, no aquecimento da água e até na iluminação do espaço. Com a redução de um lado, do outro é possível aumentar a lucratividade, uma vez que os custos estão diminuindo, sem falar que os projetos que contam com uma energia limpa ganham em valor agregado, sendo uma justificativa concreta e atrativa para serem comercializados em um valor mais alto. 

Outro ponto positivo em investir em energia solar é que ela permite uma autossuficiência energética, ou seja, essa fonte permite que as edificações se tornem mais independentes da rede elétrica convencional, especialmente em áreas remotas ou vulneráveis a problemas de abastecimento energético. 

Adoção de energia solar na construção civil é uma realidade 

A tendência de maior adoção da energia solar na construção civil é uma realidade que continuará moldando os próximos anos. Governos, empresas e consumidores estão cada vez mais conscientes da importância de investir em fontes de energia sustentáveis, e políticas de incentivo, como subsídios e benefícios fiscais, têm sido implementadas para acelerar essa transição.

Por outro lado, os avanços tecnológicos e pesquisas contínuas estão contribuindo para tornar a energia solar mais acessível e eficiente. Por isso, a energia solar na construção civil tem contribuído significativamente para a redução da pegada ambiental do setor, proporcionando economia financeira e fortalecendo a autonomia energética das edificações, abrindo um caminho para um futuro mais sustentável e resiliente. 

Saiba como implementar energia solar no seu projeto

A energia produzida em uma construção vai depender da quantidade de painéis instalados, portanto, é preciso ter uma estimativa de consumo para então fazer os cálculos da quantidade de painéis que serão usados pelo projeto. 

É importante saber onde os painéis solares serão instalados, já que as superfícies precisam ficar expostas à luz solar direta a maior parte possível do dia, assim é possível que elas operem em sua capacidade total. Nesse sentido, é importante estudar o local onde as placas serão instaladas, mas também a direção em que serão posicionadas. 

Dados positivos 

A energia solar se tornou a segunda maior fonte na matriz elétrica do Brasil no ano passado, segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Hoje, a alternativa representa 14,3% da matriz, ficando atrás apenas da fonte hídrica. 

Os avanços são o reflexo de instalações de usinas fotovoltaicas de pequeno e médio porte em diversos estados brasileiros e a democratização do acesso a este investimento, por meio de linhas de financiamento para a população. 

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança. 

Conheça mais sobre a Metroform

A Metroform entende tudo sobre todas as etapas de uma obra, somos um dos maiores players no mercado de criação e fornecimento de equipamentos e sistemas de proteção coletiva. Já estivemos presentes em alguns dos canteiros mais famosos e importantes do país, como a Neoquímica Arena, Parque da Cidade, Arena do Grêmio, Aeroporto de Guarulhos e mais.

Nossas soluções não apenas garantem a segurança dos trabalhadores e transeuntes dos arredores do canteiro, mas também asseguram a legalidade da obra e o aumento da produtividade. Todos os nossos sistemas de proteção são testados à exaustão para que operem sempre em máxima capacidade, garantindo um padrão de qualidade de altíssimo nível.

Em nosso site você encontra fotos, informações e detalhamentos a respeito de todos os nossos serviços de proteção coletiva. 

Para solicitar a sua cotação, clique aqui.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Memorial descritivo: por que é tão importante para a sua obra?

São inúmeros os documentos e processos que englobam a construção de um empreendimento, dentre eles, está o memorial descritivo – um documento técnico que...

Conheça 10 tecnologias da construção civil moderna

A industrialização do processo construtivo e a digitalização do canteiro de obras têm impulsionado o surgimento de novas tecnologias da construção civil. Um importante...

Hazop: o que é e como utilizar na obra

Reduzir os riscos está entre os principais desafios da construção civil, por isso, cada vez mais ferramentas e métodos são criados com o intuito...

Tudo o que você precisa saber sobre seguro de obra

A contratação de um seguro de obra garante a segurança financeira e operacional de uma construção. Saiba mais sobre a sua importância.

Passo a passo para aplicar a engenharia de custos em sua obra

Para o sucesso de um projeto é preciso manter o orçamento equilibrado, evitar prejuízos e, claro, entregar a obra no prazo estipulado. Por mais...

Boas práticas para armazenamento de materiais de construção

Eficiência no acondicionamento evita o desperdício de tempo e de dinheiro. Saiba como melhorar o armazenamento de materiais da sua obra.

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.