https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Hazop: o que é e como utilizar na obra

Reduzir os riscos está entre os principais desafios da construção civil, por isso, cada vez mais ferramentas e métodos são criados com o intuito de prevenir possíveis incidentes no canteiro de obras. Um desses métodos é o Hazop (Hazard and Operability Study) – uma metodologia de análise de riscos amplamente utilizada na indústria e diversos setores, incluindo o da construção. 

Seu objetivo principal é identificar e avaliar possíveis perigos, falhas de operabilidade e situações indesejadas em um processo ou sistema, visando melhorar a segurança, confiabilidade e eficiência operacional. Uma ferramenta extremamente importante para um setor que acumula números não tão positivos em relação a acidentes de trabalho. 

Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT), o setor já registrou mais de 30 mil acidentes de trabalho em todo o país – cerca de 5% de todos os casos (mais de 500 mil). É preciso destacar também que a construção civil é uma atividade perigosa por natureza. 

Entendendo o Hazop

Uma equipe multidisciplinar é formada para conduzir a análise, composta por profissionais com conhecimentos específicos sobre o processo ou sistema em questão. Geralmente, inclui engenheiros, operadores e especialistas em segurança. 

Esta equipe é responsável por fazer uma revisão detalhada do processo ou sistema, segmentando-o em partes ou “nós” para identificar desvios das condições normais de operação. Esses desvios podem ser causados por variáveis como pressão, temperatura, vazão, tempo, entre outras. 

Para cada desvio identificado, a equipe discute as possíveis causas e as consequências associadas. Isso inclui a avaliação dos impactos que esses desvios podem causar em relação à segurança, meio ambiente, à qualidade de produto ou serviço e até na produtividade. 

A partir daí, a equipe busca determinar quais salvaguardas já estão em vigor para evitar ou mitigar os desvios identificados. Além disso, são avaliadas as possíveis melhorias ou novas salvaguardas que podem ser implementadas para reduzir os riscos. 

Com base nas análises anteriores, a equipe elabora recomendações para lidar com os desvios, implementando medidas preventivas e corretivas. É importante ressaltar que o processo de Hazop não se encerra na análise inicial. A equipe fica responsável por acompanhar a implementação de todas as recomendações e pode, inclusive, fazer revisões de tempos em tempos para garantir que as ações propostas estejam sendo efetivas. 

Aprenda como implementar o Hazop na construção civil 

Na construção civil, o Hazop pode ser aplicado em diversos cenários, como na análise de projetos de edifícios, instalações industriais ou até mesmo de obras de infraestrutura. 

A equipe pode revisar projetos, a fim de identificar potenciais desvios e situações de risco que possam comprometer a segurança dos trabalhos, dos futuros ocupantes da edificação e até do ambiente ao redor. Essa metodologia pode ser aplicada tanto em projetos ainda em fase de planejamento quanto em empreendimentos em operação. 

Além de identificar e eliminar falhas de projeto, incompatibilidades construtivas e operacionais, o Hazop também é uma ferramenta que auxilia na segurança do trabalho, uma vez que consegue mitigar riscos potenciais, reduzindo a ocorrência de acidentes graves, minimizando lesões e protegendo, desta forma, a saúde dos trabalhadores. 

Com um ambiente de trabalho mais seguro, é possível reduzir custos relacionados a acidentes e retrabalhos, além de evitar danos ao meio ambiente e à reputação da empresa.

Quais são os impactos de implementar o Hazop na construção civil? 

Como deu para perceber, a implementação da metodologia Hazop na construção civil é uma forma de reduzir falhas e prevenir riscos. O efeito prático disso é: 

  • Diminuição de custos

Quando é possível identificar os erros e corrigidos com antecedência, não há custos para retrabalhos. Além disso, a metodologia contribui para manter a obra dentro do cronograma previsto, reduzindo gastos com mão de obra extra, compra de materiais e uso de equipamentos por mais tempo. 

  • Prevenção de acidentes

Acidentes podem causar impactos de grandes proporções em um canteiro de obras, muitas vezes podendo até inviabilizar a edificação. Fazer uso de uma metodologia como o Hazop que prevê possíveis imprevistos é um importante investimento de prevenção. 

  • Aumento da previsibilidade

Como o Hazop antecipa situações sensíveis à obra, com planejamento é possível adiantar cenários futuros para que aconteçam de forma mais acessível. 

  • Fluidez na operação

Ao fazer uso da metodologia Hazop, os processos no canteiro não precisam ficar sendo interrompidos constantemente para avaliações e análises. Isso melhora a sucessão e andamento das tarefas e fases de obra. 

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança. 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Memorial descritivo: por que é tão importante para a sua obra?

São inúmeros os documentos e processos que englobam a construção de um empreendimento, dentre eles, está o memorial descritivo – um documento técnico que...

Conheça 10 tecnologias da construção civil moderna

A industrialização do processo construtivo e a digitalização do canteiro de obras têm impulsionado o surgimento de novas tecnologias da construção civil. Um importante...

Como utilizar a energia solar na construção civil

Os clientes têm optado por escolher as construtoras que estão se preocupando em reduzir os elementos que causam impactos ambientais, como a redução de...

Tudo o que você precisa saber sobre seguro de obra

A contratação de um seguro de obra garante a segurança financeira e operacional de uma construção. Saiba mais sobre a sua importância.

Passo a passo para aplicar a engenharia de custos em sua obra

Para o sucesso de um projeto é preciso manter o orçamento equilibrado, evitar prejuízos e, claro, entregar a obra no prazo estipulado. Por mais...

Boas práticas para armazenamento de materiais de construção

Eficiência no acondicionamento evita o desperdício de tempo e de dinheiro. Saiba como melhorar o armazenamento de materiais da sua obra.

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.