https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Como a inteligência emocional pode contribuir com o parecer técnico

Como a inteligência emocional pode contribuir com o parecer técnico em segurança do trabalho

Conheça o conceito de inteligência emocional e o quão importante ele é para um parecer técnico em segurança do trabalho

Inteligência emocional é a habilidade de gerenciar tanto os nossos sentimentos quanto os de pessoas ao nosso redor. Para muitos especialistas, é um dos fatores determinantes para a felicidade e o sucesso de alguém, sejam eles na vida pessoal ou profissional.

No ambiente corporativo, cada vez mais as empresas entendem que essa capacidade de gestão pessoal pode acrescentar no ambiente profissional, no sentido de melhorá-lo.

Contudo, como a inteligência emocional pode contribuir para o parecer técnico em segurança do trabalho?

Para responder a essa pergunta, temos de falar de algumas das qualidades de pessoas com inteligência emocional. Entre as principais estão:

  • Liderança;
  • Facilidade de adaptação;
  • Generosidade;
  • Objetividade;
  • Habilidade de interpretar sentimentos alheios;
  • Segurança na tomada de decisões;
  • Conhecimento dos limites e dos pontos fortes e fracos.

Inteligência emocional no parecer técnico

Na elaboração de um parecer técnico em segurança do trabalho, algumas habilidades são essenciais para o êxito do trabalho em uma obra.

A generosidade e a facilidade de adaptação, por exemplo, podem significar um ambiente mais descontraído e de cuidados no trabalho. Isso reflete em diálogos envolvendo toda a equipe, para que sejam tomadas medidas que preservem a integridade física e a saúde de todos em uma obra.

Há também a questão da liderança. Um líder com inteligência emocional é capaz de motivar a todos e estimular que os seus companheiros também desenvolvam a mesma habilidade. E isso pode acontecer por meio de treinamentos, palestras, campanhas de comunicação interna, etc. Essa liderança também é fundamental para que a construção civil seja pensada cada vez mais pelos seus agentes coletivamente.

A objetividade é outra capacidade essencial na elaboração de um parecer técnico em segurança do trabalho. Um relatório direto, apontando irregularidades no local de trabalho e como solucioná-las, por exemplo, é essencial para garantir, além de uma execução exitosa, o bem-estar de toda a equipe e de terceiros.

O post de hoje trouxe os benefícios da inteligência emocional e o quando ele pode ajudar na elaboração de um bom parecer técnico em segurança do trabalho. Há alguma dúvida? Escreva nos comentários!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como realizar controle de insumos para construção civil

Uma boa gestão de insumos para construção civil é essencial para que não ultrapasse os limites financeiros de um determinado projeto, bem como é...

Reajustes de preço nas matérias primas impactam a construção civil

Entre julho de 2020 e 2021, o custo dos materiais de construção aumentou 34,30%. Entenda a situação que preocupa o setor.

Gestão de estoque na construção civil

A gestão de estoque é uma etapa primordial para garantir produtividade, agilidade e economia para as suas obras. Leia mais no blog!

Aprenda utilizar a metodologia Scrum no canteiro de obras

A metodologia Scrum vem sendo muito utilizada em empresas que buscam mais agilidade em seus processos, sem que isso prejudique a qualidade do trabalho...

Sustentabilidade no canteiro de obras: gasto ou investimento?

Por ser o setor que mais consome recursos naturais do planeta, a adoção de soluções mais sustentáveis para a construção civil tem sido cada...

Desenvolvimento dos manuais de uso e operação do empreendimento

Para a eficácia e eficiência na execução e manutenção de obras são exigidos manuais de uso e operação do empreendimento, documentos para os quais...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.