Entenda como funciona o reforço estrutural com fibra de carbono

Reforço estrutural

O reforço estrutural é um tipo de obra muito aplicada quando uma estrutura fica comprometida seja por falha na execução, ação do tempo ou interferências de agentes químicos, físicos ou biológicos. 

Uma das soluções bastante utilizadas em reforço estrutural é a fibra de carbono, que atua como elemento resistente aos esforços de tração que incidem no elemento estrutural. Neste artigo vamos falar mais sobre a técnica e como é a atuação do material. 

Entenda o que é reforço estrutural 

Esse tipo de obra é aplicado quando uma estrutura de edificação sofre alguma deficiência que pode ser falha original ou a necessidade de aumentar a carga suportada. 

Algumas técnicas podem ser utilizadas, como por exemplo, substituir uma fundação por outra nova com o uso de estacas de maior resistência. Além disso, é possível;

– Aumentar a seção do pilar, viga e laje

– Reforçar as chapas de aço 

– Aumentar ou realocar a armadura existente

– Reforçar com fibra de carbono

Todas essas técnicas têm o objetivo de garantir a segurança do empreendimento, permitindo que a estrutura continue sendo utilizada. 

Geralmente, o reforço estrutural se torna necessário quando se tem uma falha na execução do projeto de engenharia ou então a ação do tempo. Os agentes químicos, físicos ou biológicos também podem desencadear uma falha na estrutura, assim como a má qualidade nas investigações do solo no local da obra. Por fim, o reforço estrutural deve ser realizado se houver necessidade de aumento de carga. 

Conheça os tipos de reforço estrutural 

Algumas técnicas são mais comuns para o reforço estrutural em construções. Dentre elas, destacamos: 

  • Reforço industrial com aumento de seção e incremento de armadura

A técnica aumenta as dimensões da peça estrutural já existente. É o tipo de reforço estrutural mais utilizado e com o menor custo, porém, sua execução exige cuidados, como maior atenção ao acréscimo de peso no conjunto estrutural. Este tipo de reforço faz com que se perca área útil na construção. 

  • Reforço estrutural com perfis metálicos 

Este é o tipo de reforço mais complexo, e deve ser feito da maneira correta para não perder sua capacidade. A técnica é feita através de perfis ou chapas de metal que fazem com que a estrutura absorva os esforços de maneira segura, sem, com isso, aumentar o peso da estrutura. Este reforço também pode perder um pouco da área útil. 

  • Reforço estrutural com fibras de carbono 

Este é o método mais simples, limpo e com a vantagem de poupar a área útil. As fibras de carbono podem ser usadas para aumentar a capacidade de resistência de vigas, lajes e pilares. Entre as vantagens se destaca o rápido tempo de execução quando comparado aos demais métodos. Entretanto, é uma das técnicas com o custo mais elevado. 

O que é fibra de carbono? 

Trata-se de um material sintético composto por filamentos constituídos, principalmente, por carbono. Como características, a fibra de carbono tem a leveza, a resistência e a durabilidade, se tornando um material substituto para o ferro. O composto é usado em diversos segmentos e materiais como aeronaves, bicicletas, carros e também na construção civil.

Geralmente a técnica é usada em estruturas de concreto armado já existentes que, devido à ação do tempo, deterioração ou outras interferências, precisam receber reforço estrutural. 

Nesse sentido, a fibra de carbono passa a atuar como um elemento de resistência à tração que incide sobre a estrutura, tornando-a mais estável, segura e durável. 

Algumas vantagens em optar pelo reforço estrutural com fibra de carbono:

  • Redução do tempo de obra 
  • Alta durabilidade 
  • Alta resistência 
  • Mais leveza à estrutura

Confira os benefícios de fazer o reforço estrutural 

O reforço estrutural pode ser aplicado após recente construção ou uma nova atividade prevista para uma edificação. Geralmente o tipo de obra se faz necessário quando a construção passa por uma degradação. 

Há casos em que o reforço estrutural não é algo facultativo, mas sim necessário para a segurança do empreendimento. Caso o reforço não seja feito, as consequências podem ser sérias, como a interdição do local, desabamento da estrutura ou a desvalorização do imóvel. 

Entretanto, ao fazer o reforço estrutural de acordo com a necessidade o empreendimento ganhará o aumento da precisão construtiva, a construção tem um ganho de vida útil, evita o surgimento de trincas e fissuras nas paredes e ainda evita gastos extras com possíveis intervenções. 

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança. 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.