https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Como garantir a segurança nas escadas e elevadores de obra

Elevadores de obra

Todo canteiro de obras é considerado um local de alto risco ocupacional, além da execução da obra em si, o ambiente conta com uma série de fatores que, se não forem tomados os devidos cuidados, pode ocasionar em acidentes de trabalho, como por exemplo, o uso de escadas e elevadores de obra. 

Essenciais para o andamento de qualquer obra, as escadas e elevadores de obra dão acesso aos diversos níveis da edificação, mas, apesar da sua importante funcionalidade, é imprescindível que todos os cuidados sejam tomados para garantir a segurança de todos os envolvidos com a construção. 

Afinal, a construção civil é o segmento que mais registra casos de acidentes de trabalho no Brasil, segundo a Anamt (Associação Nacional de Medicina do Trabalho). Dados mais recentes do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT) mostram que em 2017 foram registrados mais de 500 mil acidentes no trabalho em todo o país. Só na construção civil foram mais de 30 mil, o que corresponde a pouco mais de 5% dos casos.  

A importância dos equipamentos de proteção coletiva e individual

Como já falamos anteriormente, o uso de escadas e elevadores de obra são fundamentais para acessar outros níveis da construção, mas tão essenciais quanto esses itens de acessos, estão os equipamentos de proteção coletiva, também conhecidos como EPCs. 

Os EPCs nada mais são do que dispositivos ou sistemas de âmbito coletivo que preservam a integridade física e a saúde dos trabalhadores e de terceiros em um canteiro de obras. 

Os equipamentos de proteção coletiva são mencionados em várias normas regulamentadoras que determinam medidas para adoção dos equipamentos, de acordo com a atividade. Na construção civil, por exemplo, é a NR-18 que elenca todos os cuidados necessários para evitar acidentes em um canteiro de obras. 

Saiba mais neste artigo: “Fique por dentro das alterações da NR-18”

Já os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) também são essenciais para manter a proteção de cada trabalhador e visitante de uma obra. O uso dos itens está descrito na NR-06 que dispõe de diversos fatores necessários para o uso correto dos mesmos. 

Falamos mais sobre EPIs neste artigo: “NR-06: qual a importância do Equipamento de Proteção Individual (EPI)?”

As vantagens de elevadores de obra em uma construção 

Maior produtividade, otimização do tempo e melhorias nas condições de trabalho para os colaboradores são algumas das vantagens de um canteiro de obras poder contar com um elevador. O item tem se tornado essencial, principalmente em grandes empreendimentos, já que possibilita maior movimentação dos trabalhadores e também no transporte de materiais e instrumentos para construção. 

Entretanto, o uso dos elevadores como ferramenta de trabalho merece atenção e cuidados para evitar acidentes laborais. No que envolve as premissas para a utilização e instalação de elevadores, as Normas Regulamentadoras (NR) e as Normas Brasileiras (NBR) a serem seguidas são: NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade); NR-12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos); NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção); NR-35 (Trabalho em Altura) e NBR-16.200 (Instalações de elevadores de canteiro de obras para pessoas e materiais). 

A falta de uso correto, ausência de sinalizadores ou instalação mal executada dos instrumentos de segurança, no poço ou nos próprios elevadores de obra, podem ocasionar em acidentes, portanto, é essencial que a construtora ou a empresa que solicitou o serviço conheçam as medidas preventivas e, consequentemente, providenciem todos os equipamentos de segurança previstos. 

Como garantir a segurança em escadas e elevadores de obra? 

Os equipamentos de proteção coletiva são mais do que essenciais para garantir a segurança em escadas e elevadores de obra. 

A Metroform – principal player do mercado de proteção coletiva do Brasil, conta com sistemas de proteção apropriados para esses itens. E vamos falar um pouco sobre eles a seguir. 

  • Proteção de Poço de Elevador 

Este sistema desenvolvido pela Metroform obedece aos rígidos padrões da NR-18, e é indicado para portas com vãos entre 80 cm e 1,30 m. O sistema possui 2,20 m com chapa translúcida que permite passagem da luz natural para dentro do poço, tornando o ambiente mais claro. 

Além disso, possui travamento especial que possibilita fuga rápida do trabalhador e chave exclusiva para acesso externo, garantindo que apenas pessoas autorizadas acessem o local. 

Desta forma, é possível garantir segurança e eficiência contra quedas acidentais, garantia sobre o peso suportado, seguro de responsabilidade civil profissional, além de ser um sistema fácil de montagem, desmontagem e manuseio, o que permite maior produtividade na obra. 

Outra vantagem é que o sistema permite que o montador de elevador consiga instalar o sistema de linha de vida e trava-quedas antes de estar com a porta totalmente aberta e exposto ao poço. 

  • Sistema de Proteção para Escadarias

Este sistema é indicado para escadas pré-moldadas ou moldadas in loco. A solução da Metroform possui corrimão telescópico com altura de 1,20m, travessão intermediário a 0,70m e rodapé metálico – exclusivo, impedindo a queda de materiais para os níveis inferiores – com 0,20m.

O sistema é utilizado após a concretagem das escadas, o que permite agilidade em sua montagem, proporcionando ganho de mão de obra. Além disso, os montantes do sistema da Metroform são fixados à estrutura com parafusos do tipo parabolt, o que impossibilita a desmontagem por pessoas não autorizadas. 

Contrate quem entende

Como deu para perceber, as soluções da Metroform são a proteção ideal para seu canteiro de obras. 

São mais de 18 anos no mercado desenvolvendo projetos em mais de 19 estados. Além disso, todas as proteções desenvolvidas passam por diversos ensaios através de software de engenharia específico para avaliação de possíveis deformações, pontos de ruptura, ciclo de vida e otimização de material. 

Os testes seguem a Norma Regulamentadora, a NR-18, para garantir a segurança e a qualidade que são as marcas da Metroform. Nesse sentido, já são mais de 10 patentes depositadas, o que mostra a credibilidade e o comprometimento em cada solução desenvolvida. 

Quer conhecer mais sobre a Metroform e suas soluções em proteção coletiva? Então acesse o site

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança. 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.