Tudo o que você precisa saber sobre o Construção 2030

Construção 2030

A pandemia da Covid-19 demandou uma aceleração na inovação tecnológica em vários segmentos, inclusive na construção civil. Nesse sentido, a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) retomou o projeto Construção 2030 que tem como objetivo incentivar a cultura de inovação nas empresas do setor.

Por conta das restrições impostas para conter a disseminação do vírus, o uso das tecnologias móveis e soluções de automação nos canteiros de obras foram fundamentais para as empresas da área.

Além disso, a construção industrializada ganhou destaque com as obras dos hospitais de campanha que foram realizadas em tempo recorde, somado a isso, a alta elevada dos preços dos materiais de construção reforçou a necessidade de insumos e processos construtivos alternativos.

O que é o projeto Construção 2030?

Embora a crise sanitária tenha provocado transformações na construção civil, a pauta já era prevista e vinha sendo debatida pela CBIC. O projeto Construção 2030 é uma criação da entidade em parceria com o SENAI, que nasceu em 2018 com o propósito de olhar para o futuro no mundo e os cenários do Brasil neste futuro para os ramos de habitação e infraestrutura.

Desta forma, o empresário que busca inovação, pode contar com o Construção 2030 como um roteiro para se pautar. O projeto oferece ferramentas que dão suporte e apoiam o processo de modernização com:

  • Avaliação do modelo e oportunidades de negócio;
  • Materiais;
  • Equipamentos e tecnologias;
  • Automação;
  • Perfil;
  • Capacitação e formalização da força de trabalho;
  • Relação com o poder público nas suas diversas instâncias.

Como ele surgiu?

A execução do Construção 2030 foi baseada na realização de cinco oficinas que resultaram no levantamento de 47 sinais de mudanças e 36 grandes tendências no setor da construção civil apresentados em um estudo. No ano seguinte da sua criação, a CBIC lançou uma plataforma digital para apresentar os temas levantados no estudo e que passam por atualizações periódicas.

Nesta plataforma é possível ter informações atualizadas sobre a maturidade da inovação no setor, ter acesso às tendências e demandas, bem como conhecer soluções inovadoras disponíveis para aplicação e uso imediato para atender o mercado, assim como as que ainda estão em fase de pesquisa e desenvolvimento.

O que você encontra na plataforma Construção 2030?

No campo de habitações, a plataforma já traz visões de futuro. Vamos falar um pouco delas a seguir:

Canteiro Zero Resíduos: A combinação de novos materiais, construção modular e automatização da construção, por meio do uso intensivo de robótica e impressão 3D, contribuirão para uma construção que não produzirá resíduo no canteiro de obras.

Isso vai de encontro com os desafios que a pandemia da Covid-19 impôs como a falta de insumos e a mão de obra qualificada. Nesse sentido, as empresas do setor viram a necessidade de economizar recursos e encontraram saída nas construções modulares. Esse conceito reduz custos, o trabalho é concluído mais rápido e mantém a qualidade, sem desperdiçar material.

Falamos mais desse conceito de construção no artigo: Construção modular: como funciona esse conceito.

Zero manutenção: A utilização de materiais biomiméticos, adaptativos e regenerativos permitirá a construção de obras que dispensarão métodos de adaptação.

Como é o caso do bioconcreto que vem revolucionando o mercado da construção civil. O material é tão resistente quanto o concreto e tem a capacidade de se regenerar sozinho, colocando fim a um dos grandes problemas de uma edificação: as rachaduras.

O bioconcreto é uma solução para ação do tempo nas construções e tem capacidade de regenerar as próprias rachaduras. Embora o bioconcreto seja mais caro que o concreto comum, seu custo/benefício é muito maior quando avaliado em longo prazo, já que aumenta o tempo de vida das edificações. Além disso, contribui para a economia, já que reduz gastos com mão de obra e manutenção.

Veja mais sobre o assunto no artigo: Chega de rachaduras: conheça as vantagens do bioconcreto.

Os desafios do futuro

O principal objetivo do projeto Construção 2030 é repensar os insumos, maquinário e os processos que são utilizados atualmente nas construções e pensar como é possível melhorar.

Outro ponto importante é relacionado à mão de obra. O investimento em capacitação dos profissionais é fundamental. Segundo a CBIC, hoje mais de 11 milhões de pessoas trabalham no setor, mas é preciso receber qualificação para enfrentar os desafios do futuro.

Pensar no futuro também é garantir que estamos olhando para os desafios dos dias de hoje, o que está impactando para que aconteçam e o quanto as construtoras estão dispostas a resolver esses problemas. É importante destacar a necessidade de se criar uma mentalidade digital entre os profissionais. Apesar do setor de construção ser menos adepto às tecnologias, cada vez mais está se tornando obrigatório focar nessa transformação.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.