GcR (Guarda-Corpo e Rodapé) é fundamental na fase de execução da estrutura

Proteção coletiva do tipo GcR (Guarda-Corpo e Rodapé) é fundamental na fase de execução da estrutura

Saiba por que a proteção coletiva do tipo GcR (Guarda-Corpo e Rodapé) é fundamental na fase de execução da estrutura.

Os equipamentos de proteção coletiva (EPCs) são de grande importância em uma obra, conforme o blog mostrou anteriormente. Hoje falaremos de um deles: a proteção coletiva do tipo GcR (Guarda-Corpo e Rodapé), fundamental na fase de execução da estrutura.

Afinal, o que é GcR e qual a sua importância?

EPCs do tipo Guarda-Corpo e Rodapé protegem contra queda de pessoas e objetos que potencialmente seriam projetadas nas bordas das lajes dos edifícios em construção.

Estrutura de um GcR (Guarda-Corpo e Rodapé)

O Guarda-Corpo e Rodapé deve ser feito de material rígido (madeira ou metal) e resistente e instalado em pontos de plataforma, áreas de trabalho e circulação onde haja risco de queda em altura de pessoas e objetos.

Norma Regulamentadora 18 (NR 18) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), uma das mais importantes da construção civil, que já foi assunto aqui, trata desse EPC nos seguintes trechos:

18.13.5 A proteção contra quedas, quando constituída de anteparos rígidos, em sistema de guarda-corpo e rodapé deve atender aos seguintes requisitos:

  1. ser construída com altura de 1,20m (um metro e vinte centímetros) para o travessão superior e 0,70m (setenta centímetros) para o travessão intermediário;
  2. ter rodapé com altura de 0,20m (vinte centímetros);
  3. ter vãos entre travessas preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura.

18.15.6 Os andaimes devem dispor de sistema guarda-corpo e rodapé, inclusive nas cabeceiras, em todo o perímetro, conforme subitem 18.13.5, com exceção do lado da face de trabalho.

Locais de aplicação da proteção do tipo GcR

Confira abaixo alguns dos locais onde o sistema de segurança do tipo Guarda-Corpo e Rodapé é aplicado na construção civil:

  •  Varanda e periferia
  •  Vão de poço de elevador
  •  Plataforma de trabalho em balanço
  •  Escadas fixas e provisórias
  •  Andaimes suspensos e apoiados

Você hoje viu que a proteção coletiva do tipo GcR é fundamental na fase de execução da estrutura. Tem mais algum outro assunto que gostaria que tratássemos neste espaço? Deixe sua sugestão nos comentários!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

O que realmente mudou com o fim da PCMAT na construção civil?

Com a nova redação da Norma Regulamentadora nº 18 que trata da Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção a PCMAT (Programa...

O profissional de segurança do trabalho na construção civil

A segurança do trabalho na construção civil é uma das preocupações de quem está diariamente em um canteiro de obras, e não é por...

Tipos de acidente típico e acidente de trajeto e como evitá-los

Os acidentes de trabalho estão entre as principais preocupações de uma construtora, principalmente por conta do segmento de construção civil figurar entre os que...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.