https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

O profissional de segurança do trabalho na construção civil

segurança do trabalho na construção civil

A segurança do trabalho na construção civil é uma das preocupações de quem está diariamente em um canteiro de obras, e não é por menos, o segmento figura entre os que mais registram intercorrências no Brasil.

Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), a taxa de mortalidade chega a 11,76 casos para cada grupo de 100 mil. Entre as principais causas são possíveis destacar os impactos com objetos, quedas, choques elétricos e soterramento ou desmoronamento.

Nesse sentido, é imprescindível que todo projeto de construção civil conte com um profissional de segurança do trabalho, e neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre essa atividade.

Conheça o profissional de segurança no trabalho

Como já falamos anteriormente, é no segmento da construção civil que mais se concentram taxas de acidentes de trabalho, justamente por ser um ambiente bastante periculoso, onde os trabalhadores ficam expostos a uma série de riscos. Portanto, é mais do que necessário que a empresa promova medidas de segurança e saúde para todos.

Além disso, do ponto de vista do contratante, a falta de um colaborador significa atrasos no projeto, baixa produtividade e prejuízos financeiros. Nesse sentido, contar com um profissional de segurança no trabalho é primordial.

Dentro das atividades previstas pelo profissional de segurança no trabalho na construção civil, a principal delas é zelar pela integridade física dos trabalhadores e de terceiros que estejam em um canteiro de obras, por meio da elaboração de medidas que previnam ou eliminem riscos de acidentes.

A pessoa que quer se especializar em segurança no trabalho pode escolher por fazer uma pós-graduação ou especialização em Segurança do Trabalho ou um curso técnico. A seguir falamos um pouco sobre cada formação.

  • Pós-graduação ou especialização em segurança do trabalho

Para quem já é formado em engenharia, arquitetura ou agronomia pode cursar uma pós-graduação ou especialização em Segurança do trabalho.

O engenheiro de segurança do trabalho pode atuar em empresas de médio a grande porte ou em canteiros de obras. Suas atribuições são elaborar e orientar atividades de segurança do trabalho, seguindo as normas regulamentadoras de cada segmento. O principal objetivo é prevenir riscos, danos e preservar a saúde dos funcionários.

Entre as atividades mais comuns estão:

– Determinar o uso de EPI’s (Equipamentos de Segurança Individual) e fiscalizar o uso dos mesmos;

– Determinar rotas e uso de máquinas;

– Sinalizar áreas onde há riscos;

– Garantir o cumprimento das normas de segurança;

– Gerenciar casos de acidente de trabalho;

– Organizar e coordenar reuniões da CIPA;

– Coordenar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) na empresa e emitir laudos.

  • Técnico em Segurança do Trabalho

Para fazer o curso técnico em Segurança do Trabalho, é preciso ter concluído o Ensino Médio.

As atividades de um técnico em Segurança do Trabalho são quase as mesmas do engenheiro, porém a um nível mais operacional. Este profissional vai atuar mais na prática, diretamente no canteiro de obras.

Entre as atividades mais comuns estão:

– Orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, analisando possíveis riscos e causas de acidentes e estudando esquemas de prevenção;

– Inspecionar locais, instalações e equipamentos do canteiro de obras e apontar fatores de riscos;

– Propor normas de segurança, sugerindo eventuais modificações em equipamentos e instalações com o intuito de prevenir acidentes;

– Checar os postos de combate a incêndios para analisar mangueiras, hidrantes, extintores, entre outros;

– Elaborar relatórios sobre as inspeções realizadas;

– Investigar acidentes ocorridos, examinando as condições da ocorrência, para identificar suas causas e propor providências cabíveis;

– Intermediar junto aos serviços médico e social visando auxiliar o atendimento aos acidentados;

– Apontar irregularidades e elaborar estatísticas de acidentes;

– Aplicar treinamento para funcionários sobre norma de segurança, combate à incêndios e demais medidas de prevenção de riscos;

– Preparar instruções e orientar a confecção de cartazes e avisos para desenvolver o hábito de prevenção de acidentes;

Metroform é aliada da segurança do trabalho

Quando o assunto é segurança do trabalho, a Metroform é aliada. No mercado há 18 anos, somos uma das maiores referências no segmento de segurança coletiva no Brasil e na América Latina oferecendo sistemas de proteção, escoramento e travamento metálico.

Nesse período, nós desenvolvemos projetos em mais de 19 estados, com mais de 2,5 mil contratos fechados. E mesmo assim, continuamos em constante evolução.

Todas as proteções desenvolvidas passam por diversos ensaios através de software de engenharia específico para avaliação de possíveis deformações, pontos de ruptura, ciclo de vida e otimização de material.

Os testes seguem a Norma Regulamentadora, a NR-18, para garantir a segurança e a qualidade que são as marcas da Metroform. Nesse sentido, já são mais de 10 patentes depositadas, o que mostra a credibilidade e o comprometimento em cada solução desenvolvida.

A Metroform entende que a segurança no canteiro de obras evita doenças ocupacionais e acidente de trabalho, mas também torna a obra mais produtiva e consequentemente mais lucrativa.

Quer conhecer mais sobre a Metroform e suas soluções em proteção coletiva? Então acesse o site.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.