https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Como verificar a confiabilidade do seu fornecedor de EPIs e EPCs

Fornecedor de EPIs

Um canteiro de obras seguro está totalmente atrelado aos equipamentos que são utilizados para manter a segurança do ambiente de trabalho, portanto, é mais do que essencial contar com um fornecedor de EPIs e EPCs que seja de confiança e tenha reconhecimento no mercado.

Afinal, quando falamos em segurança, não podemos considerar nenhum tópico como desnecessário ou menos importante. Tudo que esteja relacionado à integridade física de funcionários ou de terceiros é assunto que merece atenção, uma vez que muitos acidentes graves poderiam ter sido evitados com a utilização correta de EPIs e EPCs.

Mas você sabe como escolher o fornecedor de EPIs e EPCs que seja confiável, tenha boa credibilidade no mercado e que ofereça produtos de qualidade? É sobre isso que vamos falar neste artigo.

A importância de contar com EPIs e EPCs

Tanto os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) quanto os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) são imprescindíveis para manter a segurança em um canteiro de obras. Os EPIs como o nome diz tem como finalidade proteger o trabalhador individualmente contra acidentes de trabalho.

  • Capacetes
  • Luvas
  • Bota
  • Óculos
  • Protetores auriculares

Estes são alguns dos equipamentos que devem ser oferecidos para os trabalhadores.

Já os EPCs são dispositivos ou sistemas de âmbito coletivo que preservem a integridade física e a saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros.

Em um canteiro de obras, por exemplo, é muito importante que esses equipamentos estejam presentes, visto que os trabalhadores podem ser expostos a uma série de perigos na ausência dos EPCs.

  • Proteção de escada
  • Parabolt
  • Escoras
  • Linha de vida
  • Rede de Proteção

Esses são alguns sistemas ou dispositivos que devem conter em um canteiro de obras, de acordo com as necessidades e os riscos previstos.

Como escolher o fornecedor de EPIs e EPCs

Como mostramos, os equipamentos de proteção individual e coletiva são essenciais para manter a segurança no ambiente de trabalho, mas é importante que os itens sejam de boa qualidade e ofereçam a proteção necessária. Portanto, é importante saber escolher o fornecedor de EPIs e EPCs de maneira correta.

Custo-benefício: os equipamentos de proteção tanto individual quanto coletiva jamais devem ser considerados como gastos, mas como investimento que sairá muito mais em conta do que as consequências de um acidente de trabalho.

Desta forma, faça uma pesquisa de preços, levando em consideração não apenas o menor valor, mas a empresa que oferece melhor qualidade e tenha compromisso com os seus clientes.

Empresas renomadas: não hesite em pesquisar as empresas no mercado e verifique aquelas que já possuem nome no mercado. Mais uma vez não compre um equipamento de segurança só por estar mais barato, certifique-se de que ele tem qualidade.

Avalie como estão os feedbacks que as empresas estão recebendo dos seus clientes. Com a internet, isso se torna cada vez mais fácil de saber.

Qualidade dos equipamentos: é essencial pedir para conhecer a qualidade dos equipamentos antes de efetuar a compra, afinal, ele será utilizado diariamente e precisa atender aos requisitos de segurança nos quais serão expostos.

Ter equipamentos com durabilidade também é sinônimo de investimento certo. Dessa forma, também vale avaliar o estoque do fornecedor, uma vez que se precisar repor equipamentos, tenha disponibilidade de produtos.

Responsabilidade técnica: empresas que fabricam equipamentos de proteção e não contam com responsável técnico interno chamam atenção. Muitos fornecedores contam com engenheiros que não participaram da criação e dos cálculos e somente assinam o projeto.

Nesse ponto também é importante avaliar se a empresa oferece seguro de responsabilidade civil. Se a preocupação da empresa é realmente com a segurança ela está disposta a ajudar você, portanto, os seguros oferecidos são uma proteção a mais para o seu patrimônio.

Porte da empresa: as empresas de grande porte possuem processos de fabricação, atendem às normas regulamentadoras, têm responsabilidade técnica e uma vasta experiência em obras de todos os portes.

Neste quesito, a Metroform se destaca. Há 18 anos no mercado, a empresa se tornou uma das maiores referências no segmento de segurança coletiva no Brasil e na América Latina, disponibilizando sistemas de proteção, escoramento e travamento metálico.

Ao longo desse período, a Metroform desenvolveu projetos em mais de 19 estados, com mais de 2,5 mil contratos fechados. Com a missão de criar as melhores soluções de proteção coletiva a fim de garantir a segurança do trabalhador na construção, a Metroform possui o maior estoque do mercado, com mais de 200 mil metros de proteção.

Em constante evolução

Apesar de ser referência no meio de proteções coletivas, a Metroform está sempre em constante evolução, trabalhando para criar soluções, como a Inova Metroform – laboratório especializado no desenvolvimento de proteção coletiva, com uma equipe que trabalha duro na criação de novos sistemas e no aprimoramento dos antigos.

Todos as proteções desenvolvidas passam por diversos ensaios através de software de engenharia específico para avaliação de possíveis deformações, pontos de ruptura, ciclo de vida e otimização de material.

Os testes seguem a Norma Regulamentadora, a NR-18, para garantir a segurança e a qualidade que são as marcas da Metroform. Nesse sentido, já são mais de 10 patentes depositadas, o que mostra a credibilidade e o comprometimento em cada solução desenvolvida.

A Metroform entende que a segurança no canteiro de obras evita doenças ocupacionais e acidente de trabalho, mas também torna a obra mais produtiva e consequentemente mais lucrativa.

A busca pela melhoria está no DNA da Metroform

Ao longo dessas quase duas décadas de trabalho, a Metroform sempre esteve em busca por melhorias para desenvolver com competência os novos sistemas de proteção coletiva. O principal objetivo é facilitar e garantir a segurança dos trabalhadores e gestores de um canteiro de obras.

Para isso, a Metroform conta com uma equipe comercial que é composta por quem entende sobre edificações: engenheiros com vasta experiência no mercado de locação de equipamentos para construção civil.

Já a equipe técnica é formada por profissionais que atuam na elaboração de projetos e orçamentos, e conta com assistentes técnicos e auxiliares de montagem responsáveis pelo acompanhamento da obra.

Além disso, a Metroform é uma empresa reconhecida pelos principais órgãos fiscalizadores, como o Inmetro e Patente e Normas Técnicas.

Quer conhecer mais sobre a Metroform e suas soluções em proteção coletiva? Então acesse o site.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.