Esquadrias para edificações: eficiência energética na construção civil

Eficiência energética na construção civil

Um mundo em que a palavra de ordem é sustentabilidade, a eficiência energética na construção civil se faz necessária. As empresas precisam pensar em soluções para que os projetos consumam apenas a quantidade necessária de energia. As esquadrias podem ser verdadeiras aliadas nesse processo.

Afinal, a luminosidade, assim como a ventilação e a luz solar, são fatores fundamentais para a salubridade dos ambientes de um imóvel. E isso vale tanto para temperaturas mais quentes como o verão, assim como as mais frias, durante o inverno. Não é segredo para ninguém que um ambiente bem ventilado e iluminado é fundamental para manter as boas condições de saúde.

E em um país como o Brasil, que tem uma diversidade climática, com regiões secas ou úmidas, frias ou quentes, com maior ou menor umidade e variações meteorológicas, é imprescindível considerar essas diferenças na hora de projetar uma edificação. Uma janela com dimensão e posicionamento corretos, com uso de vidros e persianas proporciona ventilação, iluminação e maior conforto térmico ao usuário.

Além de contribuir para o bem-estar das pessoas que moram no imóvel, as esquadrias são verdadeiras aliadas no bolso, já que proporcionam uma boa economia com outros equipamentos domésticos como ar condicionado ou aquecedores. Vamos entender um pouco mais!

O que é eficiência energética?

Antes de falar da importância das esquadrias na construção civil, é preciso entender o que é eficiência energética.

Trata-se da utilização da energia da forma mais otimizada possível e que atenda aos requisitos de conforto, segurança e saúde. Os serviços devem utilizar a menor quantidade de recursos possíveis, mas tenha qualidade. Em edificações, por exemplo, a eficiência energética é um assunto a ser tratado em todas as fases do seu ciclo de vida.

Edificações eficientes são aquelas que atendem satisfatoriamente as demandas dos usuários partindo da premissa o consumo mínimo de energia ou integrado a sistemas de geração de energia.

Essas edificações eficientes têm múltiplas denominações e certificações como sustentáveis, “verdes” ou Zero Net Energia.

Um edifício com eficiência energética não deve apenas apresentar um consumo baixo de energia, ele também precisa atender aos requisitos de conforto ambiental dos usuários.

Não basta adotar uma ou duas soluções, mas sim um conjunto de estratégias que possibilitam a melhor solução técnica e econômica.

Embora a eficiência energética seja utilizada tanto para construções de residência ou edifícios, as soluções são diferentes para cada tipo de edificação.

Qual a função das esquadrias?

Tanto as janelas, como as portas e as fachadas cortinas tem como função:

  • Contato visual com o exterior;
  • Controle de luz natural e sombreamento;
  • Redução de ruídos sonoros;
  • Proteção contra intempéries;
  • Controle da entrada de poeira;
  • Umidade e ventilação natural;
  • Proporcionar segurança e privacidade;

Como saber se a esquadria é eficiente?

Para ser uma esquadria eficiência, ela precisa oferecer boa iluminação, ventilação e conforto térmico ao usuário, por isso é importante pensar no projeto e escolher o produto adequado.

Para isso, é preciso considerar no projeto da edificação o local onde será construída, a sua altura, os sistemas construtivos, a exposição as condições climáticas e os ruídos externos.

Para ter eficiência energética é preciso pensar ao projetar a área de iluminação e ventilação, assim como a orientação solar, tamanho dos cômodos, sem esquecer das possibilidades de soluções passivas como elementos de sombreamento ou vidros de controle solar. Para ter uma maior ventilação, é preciso maior área de abertura? Ou isso causaria aumento de calor? Qual seria a melhor solução? O uso de brises ou venezianas, por exemplo.

Outra maneira de exemplificar é pensar em um edifício. O conjunto é formado por caixilhos e vidro, sendo um dos pontos mais propícios a sofrer perdas de energia por transferência térmica. Para manter o conforto sem aumentar o consumo de energia, podem ser combinadas estratégias como esquadrias que garantam boa vedação ou uso de vidros duplos.

Normas regulamentadoras

Para especificar as esquadrias, a referência mais importante é a ABNT NBR 10.821 que abrange caixilhos fabricados em aço, alumínio, PVC e madeira. Essa norma avalia a qualidade e o desempenho pelos aspectos: 

– Vedação quanto a passagem de vento e água

– Segurança sobre forte rajada de ventos

– Segurança durante a sua utilização

– Desempenho acústico

– Conforto térmico

Outra norma que precisa ser atendida é a ABNT NBR 15.575 que trata do desempenho de edificações habitacionais. Existem três grupos de requisitos: segurança, sustentabilidade e habitabilidade. O primeiro trata-se segurança contra incêndios, já a sustentabilidade, a NBR 15.575 abrange a durabilidade e os impactos ambientais da obra. Para a habitabilidade, são sete requisitos exigidos:

– Estanqueidade da água

– Desempenho térmico

– Desempenho acústico

– Desempenho lumínico

– Funcionalidade e acessibilidade

– Conforto tátil

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Sistemas construtivos: placas cimentícias

Sistemas construtivos a seco são cada vez mais utilizados. Nesse contexto, entram as placas cimentícias. Saiba mais sobre esse material e suas vantagens.

Entenda a importância do conforto térmico estrutural

O conforto térmico é, para além de um conceito sustentável, primordial para a construção de lares que forneçam bem-estar aos seus moradores.

Porque investir em ferramentas digitais na construção

A construção civil também evoluiu e vem incluindo tecnologias na construção. Conheça o tema e a importância de investir em ferramentas digitais.

Laser Scan 3D: tecnologia que eleva a qualidade de suas obras

O termo Laser Scan 3D está associado a tecnologia que utiliza equipamentos de varredura tridimensional à laser (laser scanner) e faz a análise de...

Conheça as vantagens da construção a seco

Já pensou em construir usando métodos diferentes da alvenaria tradicional? Esse tipo de construção tem se tornado muito comum no Brasil. Que tal conhecer...

Futuro da construção civil: prédios autossuficientes

Com o grande avanço dos projetos, atualmente, dentro do setor da construção civil, já se busca meios cada vez mais eficazes para construir edifícios...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.