Na área de obras e construção civil, a segurança é imprescindível – não apenas para seguir as legislações vigentes, mas também pensando na saúde e integridade física dos colaboradores e visitantes. Para isso, existem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva). Ao longo desse artigo, vamos abordar os EPCs e o que considerar na hora de escolher os equipamentos e fornecedores que vão integrar a sua obra.
Ao falar de segurança, nenhum tópico é desnecessário ou menos importante – todos os mínimos detalhes devem ser considerados. Nesse sentido, há empresas fornecedoras de proteção coletiva, sempre atendendo as demandas de EPCs para a realização de obras da forma mais segura.
O que é um EPC?
Resumidamente, um Equipamento de Proteção Coletiva é todo dispositivo ou sistema de âmbito coletivo que seja destinado à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros.
Em um canteiro de obras, isso é muito importante, visto que os trabalhadores podem estar expostos a uma série de perigos na ausência dos EPCs. Assim, evitam-se acidentes e doenças ocupacionais, abrangendo todos os trabalhadores e até mesmo eventuais visitantes ou pessoas que circulam pelo local.
A depender da área de atuação, existem diferentes equipamentos. Na construção civil, alguns mais comuns incluem placas de sinalização, cones e faixas de segurança, por exemplo, sinalizando eventuais locais perigosos, restringindo ou até mesmo isolando – como o caso de lajes recém concretadas, área de transição de caminhão, pisos instáveis, dentre outros.
Outro ponto muito importante são extintores de incêndio, detectores de fumaça e sprinkles, itens necessários a qualquer ambiente destinado a uso coletivo.
Também pode-se incluir alarmes, barreiras contra luminosidade, corrimãos, exautoras, fitas, grades e sistemas de bloqueios, dentre outros.
Pensando nos EPCs para obras e seguindo a Normas Regulamentadores, a Metroform oferece equipamentos como:
– Alvenaria estrutural;
– Proteção de cremalheira;
– Proteção de escada;
– Escora, Escora A30 e Escoras especiais;
– Sargento;
– Libera alvenaria;
– Concretagem;
– Parabolt;
– Proteção de barrote;
– Suporte de bandeja;
– Proteção de pilar;
– Porta de elevador;
– Gesseiro;
– Linha de vida;
– Escoramentos e travamentos;
– Mecanoflex;
– Escoramento metálico tradicional;
– Travamento de pilares;
– Rede de proteção tipo e tipo V.
Enfim, equipamentos para todas as etapas de uma obra, das mais simples às mais complexas, auxiliando em variadas necessidades.
Conheça o catálogo completo aqui
Legislação
Os Equipamentos de Proteção Coletiva são mencionados em diversas normas regulamentadoras.
No caso da construção civil, é a NR-18 que mostra todos os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes no canteiro de obras.
As Recomendações Técnicas de Procedimento (RTP) detalham quais são todas as ações que devem ser praticadas em diversos casos.
Leia a NR-18 e entenda todos os pontos.
É importante estar ciente sobre todos os pontos, uma vez que as empresas que não seguirem a legislação estão sujeitas a penalidades previstas na legislação, como multas, embargos e responsabilidade criminal em casos de acidentes.
Sendo assim, ao seguir a legislação você não só evita os casos acima citados, como também:
· Reduz o risco de acidentes de trabalho;
· Melhora a comodidade por ser equipamento coletivo;
· Minimiza as perdas e aumenta a produtividade da empresa através de uma melhora nas condições de trabalho.
Como e por que escolher um fornecedor de EPCs?
Antes de tudo, tenha em mente que escolher uma empresa fornecedora, no lugar de adquirir tudo por conta própria, te poupará tempo, já que essas empresas contam com todo o know-how para auxiliar na segurança das obras, oferecendo os equipamentos necessários.
Para escolher um fornecedor, é primordial procurar por empresas renomadas no mercado, evitando correr o risco de utilizar equipamentos que não oferecem a segurança necessária.
Também é preciso que a empresa ofereça responsabilidade técnica, com um responsável técnico interno. Averigue todos esses detalhes.
Geralmente, as empresas de grande porte, que trabalham em grandes obras ou com construtoras renomadas, são aquelas mais indicadas – nesse sentido, oferecem atendimentos às normas técnicas, experiência em diferentes obras e necessidades, dentre outros pontos.
Ao contratar um fornecedor, fica muito mais fácil seguir todas as normas regulamentadoras, evitando acidentes e fiscalizações. Mas é preciso prestar bastante atenção na escolha para que todos que fazem parte da sua empresa fiquem realmente protegidos.
Sobre a Metroform
A Metroform é um dos principais players do mercado de proteção coletiva do Brasil, atuando principalmente na disponibilização de sistemas de proteção coletiva, escoramento e travamento metálico.
Produzimos as melhores soluções em segurança para a sua obra de engenharia civil, com facilidade no manuseio, tecnologias exclusivas, patentes depositadas, seguro de responsabilidade, material certificado, maior estoque do mercado, treinamento e pós-venda na obra, projetos e ensaios técnicos.
Dentre nosso portfólio estão obras como Arena Palmeiras, Arena Corinthians e Aeroporto de Guarulhos.