Construção modular: como funciona esse conceito

Construção modular

A construção modular tem se tornado uma tendência no mercado da construção civil por agregar qualidade, aumentar o padrão de segurança e otimizar operações. Características que se destacam e atendem aos anseios de uma sociedade cada vez mais imediatista.

Este conceito é advindo da indústria 4.0 que trouxe muitas transformações para a construção civil com o objetivo de otimizar processos e aumentar a qualidade.

Embora a construção modular seja uma tendência nos dias de hoje, esse tipo de obra atravessa a história da arquitetura mundial com práticas e logísticas que se aprimoram e se modernizam com o passar dos anos.

Para provar sua aceitação no mercado da construção civil, uma pesquisa de mercado internacional de construção aponta que esse tipo de edificação será 6% mais comum em todo mundo até o fim deste ano.

Entendendo o conceito de construção modular

Antes de tudo é preciso entender o conceito da construção modular. Trata-se de uma metodologia de construção civil feita por etapas através de módulos individuais produzidos em fábricas especializadas, fora do canteiro de obras. Depois de prontos são levados até o canteiro e montados para formarem casas ou edifícios modulares.

Os módulos podem ser feitos de uma série de materiais, dentre eles: madeira, vidro, concreto, aço e outras matérias-primas utilizadas na construção pré-fabricada. Esse tipo de edificação comporta diversas técnicas, se tornando eficiente para a produção industrial por permitir processos simultâneos, dessa forma os custos são menores, assim como o prazo da obra.

Apesar de serem padronizados, os módulos são resistentes e permitem ser encaixados de diversas formas.

Conheça os benefícios de contar com uma construção modular

Estima-se que o mercado de construção modular cresça mais de US$ 50 bilhões até 2025 e razões não faltam para justificar essa perspectiva tão positiva. Listamos a seguir alguns dos benefícios:

  • Menor custo

A construção modular de uma casa pode ser 30% mais barata em relação a uma casa feita de alvenaria, isso porque todo o material da construção dos módulos é previsto no começo do projeto. Dessa forma, os módulos consomem apenas o que já estava planejado na sua fabricação.

Sem contar que esse tipo de edificação dispensa canteiro de obras, o que reduz perdas de materiais em pelo menos cinco vezes. Ou seja, elimina boa parte do desperdício de materiais de construção.

Aliás, se você quer dicas de como armazenar os materiais de construção, leia este artigo: “Boas práticas de armazenamento de materiais de construção”.

  • Tempo reduzido

Se os módulos contribuem para economizar com materiais de construção, eles também reduzem o tempo de obra em até 30% se comparado com uma casa feita de alvenaria, uma vez que se outra construção estiver em andamento, não impede que os módulos sejam instalados.

Cerca de 60% do processo de construção modular é realizado dentro das fábricas, o que otimiza muito o tempo de obra.

  • Aliada da sustentabilidade

A construção modular é aliada da sustentabilidade por gerar menos entulho e economizar no material de construção.

Além disso, as casas modulares podem receber instalações de painéis solares e estruturas de captação de água da chuva.

  • Qualidade garantida

O fato de a construção modular ser mais rápida não quer dizer que não tem qualidade, pelo contrário, os módulos são construídos em ambiente controlado de fábrica, com isso a fiscalização é ainda mais rigorosa, garantindo que todos os procedimentos de segurança e qualidade sejam cumpridos.

  • Flexibilidade

Além de todos os benefícios já citados, a construção modular ainda se destaca por sua flexibilidade em atender as necessidades individuais de cada cliente.

Esse conceito permite a criação de ambientes diversos de maneira rápida, além de realizar mudanças com facilidade para novos layouts.

Dessa forma, é possível aplicar a construção modular em diferentes tipos de projetos, desde casas, edifícios, galpões, lojas, escolas, hotéis e até refeitórios. Há uma infinidade de possibilidades.

Obstáculos para adoção da construção modular no Brasil

Presente no mercado brasileiro há mais de 20 anos, as obras mais comuns feitas com esse tipo de edificação por aqui foram postos de saúde.

Apesar de ter inúmeros benefícios, a construção modular ainda enfrenta alguns obstáculos para ganhar mais espaço, isso porque os modelos tradicionais já estão bem consolidados no país, o que resulta em certa resistência à implantação de novos conceitos.

A construção modular se destaca por ter um gasto com matéria-prima e mão de obra menor do que as obras convencionais, por outro lado, os custos com tributos no país favorecem a implantação da construção tradicional, e tornam a modular quase que inviável.

A falta de investimento em logística e infraestrutura no país é outro empecilho que dificulta ainda mais a adoção da construção modular em todo o território nacional. Sem contar que o fornecimento de material é pouco cooperativo, ou seja, falta equipamento e as construtoras acabam dependendo de produtos importados.

Além disso, esse tipo de construção está totalmente atrelado ao uso do BIM, um tipo de ferramenta que mensura com detalhes os componentes de uma construção e que tem habilidade de planejar cada peça de maneira precisa, por meio de uma visão em 3D. Isso ainda não é bem difundido no Brasil.

A importância das ferramentas BIM para este tipo de edificação

Em uma construção modular as instalações hidráulicas, mecânicas e elétricas utilizadas nas construções comuns são substituídas por canais. Os padrões de encaixe são minuciosos e sua adoção é bastante rigorosa para não comprometer a montagem.

Essa precisão se dá por meio de ferramentas que são capazes de fornecer os detalhes dos componentes, além da habilidade de planejar com precisão cada peça. É por isso que a tecnologia BIM tem sido cada vez mais utilizada na construção modular. A ferramenta fornece todos os dados para que os gestores possam detalhar as demandas de fabricação.

Entre as funções a tecnologia BIM inclui gestão colaborativa dos projetos, transmissão em tempo real dos dados do canteiro de obras, organização da segurança e saúde do trabalho, critérios de qualidade e assistência em todo o pós-obra.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.