https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

O que é a proteção metálica na construção civil

Proteção metálica

Os trabalhadores de um canteiro de obras ficam expostos a uma série de riscos, por isso, é fundamental pensar em prevenção que vai desde o cumprimento das medidas previstas nas normas regulamentadoras até o uso de equipamentos de proteção coletiva como a proteção metálica.

Antes de falarmos sobre a proteção metálica é importante ressaltar o uso dos equipamentos de proteção coletiva – eles abrangem a segurança de todos os trabalhadores e das pessoas que circulam por um canteiro de obras, que pode ser desde os donos da futura edificação até fiscais de órgãos regulamentadores, portanto, é essencial assegurar a integridade de todos.

O principal objetivo do EPC é proteger o local de trabalho evitando que aconteçam acidentes ou imprevistos que coloquem risco à saúde de quem transita pela obra.

São diversos os equipamentos que são utilizados para promover a proteção coletiva na construção civil, como placas de sinalização em máquinas e locais perigosos, cones, faixas de segurança que restringem o acesso ou isolam locais temporariamente.

As normas que regulamentam o uso de EPC nas obras são a NR-9 e a NR-4. As regulamentações estabelecem que os equipamentos de proteção coletiva sejam adotados conforme a atividade desenvolvida na indústria. Enquanto a NR-6 cita o EPC como prioridade entre as medidas adotadas pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Proteção metálica: a praticidade que resulta em produtividade

A proteção metálica é um dos equipamentos de segurança coletiva oferecidos pela Metroform – Sistemas de Proteção – um dos principais players do mercado de proteção coletiva do Brasil e da América Latina, atuando principalmente na disponibilização de sistemas de proteção coletiva, escoramento e travamento metálico.

O sistema utiliza estruturas de ferro, aço ou alumínio para garantir o acesso seguro de funcionários às posições de trabalho, a prevenção e limitação de quedas, assim como a retenção ou contenção do trabalhador a áreas de maior risco de queda. São modelos de soluções construtivas muito utilizadas em edifícios de vários andares, pavilhões industriais e comerciais, pontes e viadutos.

As principais vantagens de usar a proteção metálica em sua obra

Promover a segurança é premissa para qualquer equipamento de segurança coletivo, mas a proteção metálica da Metroform possui tecnologias avançadas para atender às diferentes necessidades de uma obra. Além disso:

  • É um dos sistemas mais versáteis do mercado, já que pode ser utilizado para proteção de qualquer ponto da laje, de caixas de escadas, janelas e poços de elevadores.
  • Com leveza e simplicidade, os dispositivos facilitam a montagem e desmontagem da proteção metálica sem abrir mão da segurança.
  • Com agilidade na montagem e no remanejamento, a empresa tem um ganho de mão de obra e aumento de produtividade.
  • Por acompanhar a velocidade da obra devido à facilidade de instalação, o equipamento se torna dinâmico já que elimina desperdício e acúmulo de materiais.
  • Como possuem vida longa, as proteções metálicas pode ser usada, inclusive, em outras obras.
  • Atendem simultaneamente ao escoramento de vigas e lajes, de maneira simples e edificante, com peças de fácil manuseio e de transporte manual.
  • Resistem a grandes impactos conforme recomendações do Standard Safety and Health Regulation for Construction (OSHA) e das normas de impacto da NBR14. 718 e EN13.374.
  • Os equipamentos da Metroform são testados em laboratórios por meio de ensaios dinâmicos realizados por entidade creditada pelo Inmetro.

360°: a proteção que alcança todos os pontos para uma solução de segurança

A Metroform desenvolveu a Proteção 360° com o objetivo de alcançar todos os pontos necessários para quem busca uma solução de segurança. Ela inclui:

– Facilidade no manuseio

– Patentes depositadas

– Seguro de Responsabilidade

– Projetos técnicos

– Equipe de treinamento

– Atendimento diferenciado

– Ensaios técnicos

– Tecnologia exclusiva

Conheça mais sobre as proteções metálicas Metroform

Suporte de bandeja de proteção – são plataformas rígidas construídas para captação de resíduos, além de suportar eventuais impactos.

Proteção de Pilar – é indicado para construções reticuladas. Os suportes são fornecidos com madeira para fixação do assoalho e suportam uma carga de uso de 600 kg. Pode ser instalada a estrutura através de ganchos fixados durante a concretagem ou através de haste roscada aos pilares e vigas já concretadas.

Proteção de Barrote – foi desenvolvido para proteger o trabalhador durante o processo de fechamento e travamento das formas da viga de borda, em estruturas moldadas “in loco” que utilizam escoramento metálico com torre tipo painel ou como proteção de concretagem fixada nos perfis de travamento.

Linha de Vida Provisória – este sistema oferece segurança eficiente contra quedas acidentais de funcionários que estejam trabalhando em altura na construção, mais especificamente durante o processo de montagem do assoalho, armação e concretagem das lajes e vigas da edificação.

Espera de ancoragem – as esperas de ancoragem são produzidas em aço inox e instaladas conforme os padrões de segurança especificados nas normas de regulagem. Seu uso é obrigatório em prédios, indústrias e galpões logísticos com altura superior a 12m, sendo sua instalação necessária para futuras manutenções da fachada e telhados.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.