Vantagens de manter a excelência no pós-obra

Percebendo a importância das melhorias constantes nas edificações, o setor da construção civil passou enxergar a entrega da obrar como uma fase que necessita de atenção e que precisa estar inserida no planejamento do projeto antes mesmo de iniciar a obra.

O objetivo é oferecer mais excelência na entrega e garantir clientes mais satisfeitos, reduzindo o número de incidentes devido a falhas operacionais que passam despercebidas por falta de eficiência na hora da inspeção.

Mas como garantir clientes mais satisfeitos na hora da entrega?

Como o momento da entrega exige que o usuário tenha muita confiança na construtora/incorporadora, a melhor forma de garantir satisfação é por meio da documentação e laudos que comprovam a qualidade da construção. Com isso, para oferecer excelência no pós-obra, você deverá disponibilizar ao cliente:

DOCUMENTAÇÃO

Antes da elaboração dos Laudos que garantem e asseguram o cliente da qualidade da edificação, o perito deverá ter em dia informações e documentos da obra, como:

  • Projeto arquitetônico
  • Projeto estrutural
  • Projeto aprovado na prefeitura
  • Projeto de corpo de bombeiros
  • Projetos complementares (elétrica, gás, hidráulico, entre outros)
  • Projetos especiais
  • Memorial descritivo
  • Manuais de uso e operação
  • Alvará
  • Habite-se
  • Escopo contratual
  • Auto de Vistoria do corpo de bombeiros

LAUDOS

Com a documentação completa, existem dois Laudos que auxiliam na etapa do pós-obra:

  • Laudo de Entrega de Obra

Utilizado para registrar como a obra está sendo entregue. Nele há detalhes dos processos construtivos, evidenciando que a mesma segue todos os padrões de qualidade exigidos e também cumpre as normas regulamentadoras vigentes. Além disso, com o Laudo de Entrega de Obra em mãos, a construtora/incorporadora elimina responsabilidades futuras com modificações e reformas feitas em sua construção original.

  • Laudo de Recebimento da Obra

Feito por um profissional especializado, que avalia todos os aspectos construtivos com objetivo de apontar possíveis falhas ou pequenos erros que necessitam de manutenção da construtora antes da entrega final. Este tipo de laudo tem sido cada vez mais pedido por clientes, pois o deixa mais seguro e ciente da qualidade da edificação que está sendo entregue.  

VISTORIAS

Depois da separação da documentação e elaboração dos laudos é hora das vistorias, em que todas as áreas da construção devem ser inspecionadas, como:

  • Fachadas
  • Coberturas
  • Subsolos;
  • Pavimento térreo;
  • Caixas d’água
  • Barrilete
  • Elevadores
  • Áreas comuns (como quadras, halls, etc.)

SOBRE AS VANTAGENS Oferecer qualidade nos serviços até a entrega da edificação, além de garantir que não apareçam problemas futuros com reformas e modificações, viabiliza uma relação afetiva com o consumidor, tornando-o cliente fiel e que não hesitará em fazer negócio com você no futuro. Sendo assim, não pule esta etapa tão importante da construção, é a partir dela que a empresa destaca seu nome no mercado e mostra qualidade em todo o seu trabalho.

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