Conheça os principais tipos de patologia na construção civil

Tipos de patologia na construção civil

Apesar de ser muito ouvida na medicina, a palavra patologia também é bastante conhecida no universo das obras. Em ambos os casos, ela está atrelada a algo que não vai bem, seja uma doença ou um problema. Vamos falar um pouco mais sobre os tipos de patologia na construção civil, como é possível combate-las e até como evita-las. Acompanhe o artigo!

As patologias na construção civil são problemas que aparecem na estrutura das edificações. Para quem trabalha no segmento, elas são uma verdadeira dor de cabeça, assim como para os clientes.

Essas patologias apresentam sintomas específicos, assim como na medicina. Se identificados no início podem ser contornados antes que se tornem mais graves.

O que são patologias na construção civil?

Basicamente, são avarias que acometem as matérias-primas da estrutura das construções. Elas podem se manifestar por vários motivos que vão desde o armazenamento inadequado e falta de atenção, até o não cumprimento de leis e normas. E são muitas as consequências, dentre elas:

– Prejuízo financeiro

– Atrasos no cronograma

– Clientes insatisfeitos

– Até casos mais graves como desabamentos ou evacuação devido ao comprometimento da estrutura.

Esses problemas não têm hora e nem data para acontecerem. Podem, inclusive, aparecer anos depois da entrega de uma obra. E embora pareça ser uma situação inevitável, ao se atentar aos detalhes, fica muito mais fácil prever o aparecimento das patologias na construção civil.

Os tipos mais recorrentes de patologia na construção civil são causados por:

  • Elaboração do projeto com falhas
  • Materiais utilizados com qualidade ruim
  • Falta de manutenção preventiva no canteiro de obras
  • Aplicação de material diferente do que foi calculado
  • Atividades executadas com erros
  • Falta de manutenção preventiva com o passar dos anos.

Conheça os tipos de patologias na construção civil: quais são os sintomas e como trata-las

O sintoma de uma patologia na construção civil nada mais é do que alguma característica que se mostra prejudicial ao afetar materiais ou estruturas da construção.

Elas podem se manifestar de diversas formas que variam entre patologias de concreto como fissuras, rachaduras e infiltrações, e até patologias de revestimento como pintura, desbotamento e bolhas.

  1. Trincas e fissuras: Essas patologias indicam que houveram algumas falhas na uniformidade da mistura do concreto. Para evita-las, o ideal é contratar um profissional que deve considerar todas as indicações ambientais antes de preparar a mistura. Geralmente, a dosagem incorreta durante a elaboração é a principal causa para a patologia
  • Porosidade: Esse tipo de problema compromete a resistência do concreto e está ligado ao processo de preparação que possivelmente não foi realizado de acordo com as diretrizes de qualidade e boas práticas da construção. A melhor medida preventiva para esse tipo de patologia na construção civil é certificar-se que o concreto será lançado próximo do local definitivo e que, ainda, ocorra antes do início do ponto de pega.
  • Infiltração: Este é o pior patologia da construção civil e nada mais é do que o estrago causado por água e umidade em excesso. O problema pode ser evitado com impermeabilização. Vale ressaltar que há impermeabilizantes adequados para cada espaço.
  • Rachaduras: As rachaduras são mais graves que as fissuras e trincas. Também são facilmente identificadas, pois ultrapassam o diâmetro de um milímetro. Essa patologia surge por conta de micro movimentos de acomodação da edificação sobre o solo.
  • Carbonatação: Esse tipo de patologia afeta as estruturas metálicas que sofrem com corrosão. Geralmente, isso acontece porque a cobertura de cimento não é suficiente para proteger o aço. Se não for resolvido rapidamente, pode comprometer toda a estrutura.
  • Destacamento: Significa a perda de aderência entre peças cerâmicas e substrato ou argamassa, ou seja, o descolamento de ladrilhos, pisos e porcelanatos da superfície.
  • Gretamento: É a patologia que está envolvida com o comprometimento estético de placas cerâmicas, ou seja, defeitos superficiais em azulejos e materiais similares como riscos e marcas. Esse tipo de defeito pode evoluir para um descolamento.
  • Desbotamento: Esse problema está relacionado com a descoloração de pigmentos que estão presentes em tintas pouco resistentes. Geralmente, essa patologia aparece quando esse tipo de tinta é aplicado em áreas externas como fachadas, muros e varandas.
  • Bolhas: A umidade é a grande vilã nesses casos, que são identificados pela presença de água ou ar sob uma película de tinta, gesso ou textura. Os impermeabilizantes de boa resistência podem ajudar, além de acabamento feito com boa qualidade e aditivos antiespumantes.

Conclusão

De uma forma geral, o mais importante é entender que todos os tipos de patologia na construção civil podem ser evitados se o processo de gestão for desenvolvido com eficiência. Outro ponto primordial é manter a comunicação o mais transparente possível durante todas as etapas de um projeto.

Os profissionais envolvidos na obra devem estar preparados para identificar as possíveis patologias por meio dos sintomas e agir com assertividade para que o problema seja solucionado antes que ele se agrave.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Sustentabilidade na construção civil: reaproveitamento de água

A sustentabilidade na construção civil contribui com o meio ambiente e, além disso, torna a sua obra muito mais econômica. Saiba mais!

Conheça os tipos de cisternas e seus benefícios

São muitos os tipos de cisterna disponíveis no mercado para o reaproveitamento hídrico; saiba como escolher a opção ideal!

Como a Metroform se tornou referência em proteção coletiva

Entenda porque a Metroform – Sistemas de Proteção é um dos principais players de proteção coletiva do Brasil e da América Latina!

Prevenção de acidentes nas atividades de escavação

Acidentes nas atividades de escavação podem resultar em situações graves devido ao soterramento. Saiba como evitá-los.

Entenda o que são os distratos imobiliários

Distratos imobiliários ocorrem quando comprador ou vendedor desistem da relação comercial de um imóvel. Saiba mais!

Conheça os principais tipos de fundações na construção civil

As fundações na construção civil estão entre as primeiras etapas a serem realizadas no início de uma obra. Confira mais informações!

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.