Assim como os demais setores da indústria, a construção civil se encontra num contexto de grandes mudanças tecnológicas e alta competitividade. E acompanhando as transformações do mercado, em busca de soluções criativas para tornar o canteiro de obras mais seguro, sustentável e produtivo, empresas do ramo tem apostado em inovações tecnológicas como a principal aliada no combate ao cenário de desaceleração econômica.
O momento exige mudanças que podem transformar os paradigmas da construção civil. Conheça agora as tendências da construção civil para 2020.
O BIM (Building Information Modeling) é uma tecnologia que reúne um conjunto de metodologias, procedimentos, aplicativos e outras tecnologias, tornando possível a visualização completa e o acompanhamento do projeto de forma digital. Essa tecnologia, quando aplicada corretamente no empreendimento, pode proporcionar muitas vantagens, como:
- Ganho de tempo
- Redução de custos operacionais e materiais
- Mais eficiência
- Alteração de projeto com muito mais facilidade
- Mais qualidade e satisfação
Esses são os principais impactos positivos do uso do Bim na construção. O acompanhamento do projeto de forma digital possibilita a diminuição de erros e retrabalhos, além de otimizar o tempo nos procedimentos, garantindo a qualidade na entrega da construção civil.
Construção modular
A construção modular é um método construtivo já muito utilizado nos Estados Unidos, Europa, Japão e Austrália e que está ganhando espaço no Brasil.
Trata-se de edificações pré-fabricadas montadas a partir de módulos que podem ser de aço, concreto, madeira, sem precisar se restringir a um material estrutural específico.
A construção modular além de reduzir o desperdício, contribuindo para uma obra mais econômica e sustentável, garante a eficiência, rapidez, flexibilidade das edificações.
Sustentabilidade e eficiência energética
Novas tecnologias e materiais vêm surgindo para suprir a necessidade de reduzir impactos ambientais e tornar o trabalho dentro do canteiro de obras mais sustentável e consciente, beneficiando toda a sociedade.
Além de valorizar os empreendimentos, ações mais sustentáveis proporcionam redução de custos de operação e trazem impactos positivos para toda a sociedade.
Outro grande desafio da construção civil é trazer a eficiência energética para dentro do canteiro de obras. Para garantir uma construção em harmonia com o meio ambiente, além da utilização de materiais verdes, como blocos ecológicos e reaproveitamento de recursos, como a reutilização da água, é preciso atentar para o consumo de energia que o empreendimento demanda. Além de contar, é claro, com um projeto estrutural que propicie eficiência energética a construção depois de pronta.
Quer saber um pouco mais? Saiba o que classifica um prédio como uma construção verde e conheça os benefícios da certificação LEED.
A Internet das coisas
A internet das coisas é um conceito que faz referência a objetos inteligentes que, conectados à internet, trazem mais precisão e eficiência aos processos.
Através de sensores, é possível monitorar equipamentos, como a localização de entregas em tempo real, o monitoramento preciso das máquinas, como consumo de energia elétrica e possíveis falhas mecânicas. Hoje você pode conhecer as principais tendências da construção civil para 2020. Essas tendências, além de tornar o mercado mais competitivo, também traz uma visão mais sustentável, buscando um ambiente de desenvolvimento mais seguro e eficaz, sobretudo mais tecnológico. Para saber mais sobre tendências no setor da construção civil e se manter sempre atualizado, continue acompanhando nosso blog!