Conheça as vantagens da construção a seco

Já pensou em construir usando métodos diferentes da alvenaria tradicional? Esse tipo de construção tem se tornado muito comum no Brasil. Que tal conhecer alguns desses estilos de construção e suas vantagens? 

Rapidez, economia e flexibilidade, são apenas algumas das vantagens da construção a seco.

Muito longe de serem novidade, esses métodos muito comuns em países desenvolvidos como EUA, Reino Unido, Canada e Austrália, são famosos por proporcionar construções mais rápidas, eficientes e com menos desperdício. Por isso, vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil brasileira, oferecendo inúmeros benefícios.

Mas afinal de contas, o que diferencia a alvenaria convencional da construção a seco? É muito simples!

O projeto a seco é um tipo de construção que não utiliza água na composição estrutural da sua obra, somente na construção da fundação, dispensando argamassa e cimento, comuns na alvenaria tradicional. Ao invés disso ela é integra componentes prontos de fábrica, com estrutura de perfis leves em Madeira (Wood Frame) ou Aço (Steel Frame), contraventadas com placas estruturais.

Esses são os principais sistemas de construção a seco e suas vantagens:

Light Steel Frame

Com estruturas em aço galvanizado, o Light Stell Frame é projetado para suportar as cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros subsistemas, como o drywall, placas cimentícias, ou madeira.

O Light Stell frame proporciona rapidez já que a maioria dos seus componentes são pré-fabricados. Por isso, uma das suas principais características é a precisão na execução, já os pré-fabricados reduzem os erros, entregando um modelo construtivo mais confiável.

Concreto pré-moldado

Como o nome já diz, o concreto pré-moldado é um método de construção que traz todos os componentes ou parte estrutural, como lajes, pilares e vigas, pré- moldados em concreto moldados industrialmente e instalados na obra.

A geração de resíduos é praticamente zero, já que a estrutura é fabricada com as dimensões definidas em projeto, dispensando o corte de peças.

Os principais benefícios desses métodos são:

  • Redução de custos;
  • Obra limpa e organizada;
  • Alta qualidade no produto;
  • Redução do cronograma da obra;
  • Previsibilidade de custos;
  • Facilita as etapas de logística e gestão de obras;
  • Rapidez na execução de tarefas.

O que você achou da construção a seco? Além de proporcionar obras mais sustentáveis,  eles garantem construções mais limpas, pois elimina a necessidade de concreto, reduzindo o desperdício, a geração de entulhos, a utilização de madeira e, ainda, garantem empreendimentos mais precisos e seguros. Além disso, a construção a seco exige mão de obra especializada. Para saber mais sobre tendências no setor da construção civil e se manter sempre atualizado, continue acompanhando nosso blog.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como realizar controle de insumos para construção civil

Uma boa gestão de insumos para construção civil é essencial para que não ultrapasse os limites financeiros de um determinado projeto, bem como é...

O que é jardim vertical? Conheça as vantagens dessa técnica

O jardim vertical agrega beleza e sustentabilidade, integrando a natureza a edificações. Saiba mais sobre essa técnica no artigo completo!

Reajustes de preço nas matérias primas impactam a construção civil

Entre julho de 2020 e 2021, o custo dos materiais de construção aumentou 34,30%. Entenda a situação que preocupa o setor.

Gestão de estoque na construção civil

A gestão de estoque é uma etapa primordial para garantir produtividade, agilidade e economia para as suas obras. Leia mais no blog!

Fatores que podem dificultar a aprovação do seu projeto de engenharia

Legislações distintas e falta de profissionais qualificados são alguns dos desafios no processo de aprovação de projetos. Saiba mais

Sistemas construtivos: placas cimentícias

Sistemas construtivos a seco são cada vez mais utilizados. Nesse contexto, entram as placas cimentícias. Saiba mais sobre esse material e suas vantagens.

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.