https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Quem é o responsável em caso de tragédias em obras?

Quem é o responsável em caso de tragédias em obras?

Sempre utilizamos este espaço para escrever sobre medidas de segurança para a construção civil, a fim de evitar acidentes e, principalmente, tragédias em obras. Mas, infelizmente, dados recentes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) colocam o Brasil na 4ª colocação do ranking mundial de acidentes fatais de trabalho.

Leia também:  Quais medidas a serem tomadas em casos de acidente fatal em uma obra

Em 2013, segundo o Ministério da Previdência, foram 3.410 mortes em decorrência desse tipo de acidente. Do total, 451 ocorreram na construção, 162 (35% do total) delas por queda de pessoa ou objeto.

Contados os dias do ano trabalhados, são quase duas mortes diariamente. E um óbito a cada 36 horas por queda. Com isso, o risco de um trabalhador morrer na construção civil é mais do que o dobro da média!

Responsabilidade em caso de tragédias em obras

Mesmo com todo o cuidado, uso de EPIs e EPCs e outras medidas de segurança adotadas, os acidentes fatais na construção ainda são uma triste realidade brasileira.

Quando essas tragédias acontecem, geralmente quem responde por elas é o engenheiro responsável técnico da obra, o qual cabe administrar, entre outros, fiscalizações e normas.

Além da perda inestimável de vidas humanas, tragédias em obras podem resultar em ações criminais e no respectivo indiciamento de responsáveis, em autuações e embargos e no consequente atraso do cronograma dos trabalhos.

Soluções Metroform

Para que tragédias em obras não mais se repitam, as soluções Metroform, desenvolvidas com a mais alta tecnologia e obedecendo a rígidos padrões técnicos e de qualidade, mitigam completamente o risco de acidentes na construção civil.

Como um dos principais players do mercado de proteção coletiva do Brasil, nossa missão é garantir segurança, zelar pela vida e pela integridade física dos trabalhadores e reduzir o risco de sua empresa ter prejuízo por conta de acidentes e tragédias em obras.

Lembre-se: além dos equipamentos de segurança, o cumprimento de normas regulamentadoras são fundamentais evitar tragédias em obras. Gostou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

O que realmente mudou com o fim da PCMAT na construção civil?

Com a nova redação da Norma Regulamentadora nº 18 que trata da Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção a PCMAT (Programa...

O profissional de segurança do trabalho na construção civil

A segurança do trabalho na construção civil é uma das preocupações de quem está diariamente em um canteiro de obras, e não é por...

Tipos de acidente típico e acidente de trajeto e como evitá-los

Os acidentes de trabalho estão entre as principais preocupações de uma construtora, principalmente por conta do segmento de construção civil figurar entre os que...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.