https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

6 dicas para garantir segurança do trabalho no canteiro de obras

Zelar pela segurança do trabalho no canteiro de obras é responsabilidade de todos os envolvidos no ramo da construção, que têm direitos e deveres bem definidos. Com esse assunto não se brinca!

Cabe aos empresários oferecerem as condições corretas para o trabalho, os equipamentos de segurança certificados e, principalmente, não descuidar de suas obrigações. Os colaboradores, por sua vez, precisam cumprir as regras, usar tais equipamentos e jamais negligenciar sua própria segurança.

A falta de segurança do trabalho na construção quase sempre pode resultar em acidentes, além de prejuízo e atrasos. A fiscalização do cumprimento das normas é feita por diversas entidades, como o Ministério do Trabalho e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

Algumas orientações podem ajudar a manter a segurança do trabalho.

Planeje

A primeira delas é considerar as medidas de segurança no canteiro durante a fase de planejamento da obra. Seu custo não deve ser encarado como supérfluo. Em média, a cada um real gasto em segurança, três são economizados em custos de despesas médicas, acidentes e ações na justiça.

Cumpra as normas

Outra medida importante é se ater ao cumprimento de todas as normas editadas pelo Ministério do Trabalho. Tais normas de segurança do trabalho devem ser cumpridas por patrões e empregados tanto em seus direitos como em seus deveres. O mínimo deslize pode acarretar em penalidades para ambas as partes.

Cultura de prevenção

É fundamental criar uma cultura de prevenção de acidentes. O desenvolvimento de boas práticas só terão efeito duradouro se forem ações continuadas. A promoção de treinamentos e campanhas de conscientização cultivarão no empregado o sentimento de responsabilidade por sua segurança pessoal e de todos os seus colegas.

Equipamentos certificados

Quando considerados os benefícios que trazem, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) certificados apresentam ótima relação custo-benefício para os empresários. Os EPIs são de uso pessoal e não devem ser divididos entre os funcionários. É direito de cada trabalhador ter um e o empresário, além de obrigado a fornecê-lo, tem direito de exigir seu uso durante as atividades em que são necessários. A recusa sem justificativa abre espaço para demissão.

Rigor

Responsáveis por canteiros de obras devem ser sempre rigorosos no cumprimento das normas de segurança no trabalho exigindo disciplina de todos os colaboradores. Nunca deixe uma ocorrência sem o devido tratamento, fazendo valer os acordos de trabalho existentes e as normas de segurança vigentes.

Avaliação periódica

Reveja periodicamente a efetividade de sua política de segurança do trabalho. Cada estágio de uma obra requer diferentes procedimentos, que devem ser ajustados e estar em conformidade com a fase em que o trabalho se encontra. Manter a limpeza e organização do canteiro de obras, o descarte eficiente do entulho, coordenar o recebimento de materiais e ajustar o cronograma para evitar estresse são algumas dessas medidas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

O que realmente mudou com o fim da PCMAT na construção civil?

Com a nova redação da Norma Regulamentadora nº 18 que trata da Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção a PCMAT (Programa...

O profissional de segurança do trabalho na construção civil

A segurança do trabalho na construção civil é uma das preocupações de quem está diariamente em um canteiro de obras, e não é por...

Tipos de acidente típico e acidente de trajeto e como evitá-los

Os acidentes de trabalho estão entre as principais preocupações de uma construtora, principalmente por conta do segmento de construção civil figurar entre os que...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.