Os maiores riscos na construção civil: como evitar acidentes na obra

Riscos na construção civil

Os riscos na construção civil sempre vão existir, por se tratar de uma operação extremamente complexa e que envolve diversos agentes como empresa, fornecedores e prestadores de serviço. Portanto, é fundamental estar atento aos imprevistos e riscos que existem nesse setor, uma vez que os prejuízos vão muito além da empresa que executa a obra – eles afetam todos os profissionais que estão envolvidos no processo.

É importante destacar também que a construção civil é o segmento que mais registra casos de acidentes no trabalho no Brasil, segundo a Anamt (Associação Nacional de Medicina do Trabalho). Dados mais recentes do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT) mostram que em 2017 foram registrados mais de 500 mil acidentes no trabalho em todo o país. Só na construção civil foram mais de 30 mil, o que corresponde a um pouco mais de 5% dos casos.

Embora existam riscos na construção civil, é possível evitar acidentes na obra, e é exatamente sobre isso que vamos abordar neste artigo.

Entendendo o que são os riscos na construção civil

São vários os tipos de incidentes que podem acontecer em um canteiro de obras e que necessitam de total atenção para que esses riscos não prejudiquem o andamento de todo o projeto.

Esses imprevistos podem acontecer com a danificação de um equipamento ou estrutura, acidentes com trabalhadores ou terceiros e até danos ao meio ambiente. Em todos os casos, a empresa responsável pela obra teria um grande prejuízo com indenizações, questões jurídicas, perda de materiais, entre outros.

Por isso é fundamental entender sobre os riscos na construção civil e sempre trabalhar a prevenção.

A seguir listamos alguns dos principais riscos na construção civil:

  • Quedas de nível – é muito comum que algumas atividades na construção civil sejam realizadas em altura e, por esta razão, muitos acidentes e até morte acabam acontecendo. Seja de um andaime ou em outros pavimentos da construção, é essencial que os funcionários utilizem os equipamentos de proteção individual e tenham treinamentos para serviços em altura, bem como que a obra utilize equipamentos de proteção coletiva.
  • Choques elétricos – praticamente todas as obras contam com trabalhos que envolvam a eletricidade. Se os fios ficam expostos, eles podem causar choques através do contato direto com os trabalhadores, como também em contato com a água. A NR-10 regulamenta as atividades que envolvem eletricidade.
  • Uso de máquinas e ferramentas sem proteção – máquinas e ferramentas são os itens que mais compõe um canteiro de obras, e que necessitam de um manuseio de forma correta. Serras circulares, britadeiras, furadeiras e até martelos são algumas das peças que se forem executadas sem treinamento, podem ocasionar acidentes de trabalho.
  • Queda de materiais – esse tipo de acidente pode acontecer, uma vez que o canteiro de obras conta com equipamentos que carregam materiais como gruas, elevadores de carga, guindastes e andaimes. Mesmo um material leve, quando cai de uma altura elevada e com velocidade, gera impactos e causa sérios acidentes.
  • Perda auditiva – o ruído excessivo pelo uso de máquinas e equipamentos presentes em uma obra pode causar a perda da audição. A exposição contínua a níveis elevados de pressão sonora, metais como chumbo, cobalto e mercúrio, bem como gases como cianeto e até solventes orgânicos como xileno podem resultar nessa perda auditiva.

Prevenção é um dos desafios no mercado de construção civil brasileiro

A falta de prevenção figura entre os principais motivos que desencadeiam os acidentes no trabalho. No mercado brasileiro faltam medidas de segurança e proteção coletiva em muitos segmentos, além de políticas de prevenção que não são eficientes.

Com isso, os brasileiros acabam tendo dificuldade de assimilar a importância da prevenção, fazendo com que o país não deixe de ocupar o posto de grande responsável por acidentes de trabalho.

Uma das normas que dita as regras para reduzir os riscos na construção civil é a Norma Reguladora 18, mais conhecida como NR-18 e que trata especificamente da saúde e da segurança na obra.

Quer saber mais sobre essa NR? Então leia o artigo: “Tudo o que você precisa saber sobre as atualizações na NR-18”.

Saiba como evitar os riscos na construção civil

O primeiro passo para evitar os riscos na construção civil é a identificação, levando em consideração os possíveis incidentes que podem acontecer em uma obra, conforme listamos acima.

Feito isso, é preciso adotar as medidas que são contidas nas Normas Regulamentadoras e manter os controles internos de maneira permanente e eficaz. Dentre essas medidas é possível destacar:

– Treinamentos dos trabalhadores

A falta de conhecimento e treinamento são responsáveis por muitos acidentes que acontecem em um canteiro de obras. Dessa forma, o profissional que vai trabalhar em altura ou com eletricidade e recebe um treinamento saberá os cuidados necessários e o que deverá fazer diante de um imprevisto.

– Sinalize os riscos

As Normas Regulamentadoras determinam que é preciso sinalizar os riscos nos ambientes para a segurança do local. Com a sinalização os trabalhadores sabem quais são as áreas de maior risco e redobram a atenção. Em caso de algum imprevisto, a sinalização também indica as medidas de segurança.

– Uso de equipamentos de proteção individual

Conforme os acidentes e riscos foram identificados, a indústria foi desenvolvendo equipamentos adequados para proteger os trabalhadores do perigo. Mas não adianta apenas oferecer e não ter um controle e capacitação para o uso dos mesmos.

– Uso de equipamentos de proteção coletiva

Os equipamentos de proteção coletiva também são fundamentais contra acidentes no trabalho, afinal, eles são responsáveis em garantir a segurança de todas as pessoas que estão em um canteiro de obras – desde os trabalhadores até os visitantes. São diversos equipamentos utilizados para promover a proteção coletiva. As normas que regulamentam o uso de EPC nas obras são a NR-9 e a NR-4.

A Metroform atua no mercado de segurança coletiva há quase duas décadas e se tornou uma das maiores referências no setor, disponibilizando sistemas de proteção coletiva, escoramento e travamento metálico.

Os nossos equipamentos são testados em nossos laboratórios e atendem às novas exigências da NR-18. Além disso, são soluções práticas e de fácil manuseio que vão garantir segurança total e aumentar a produtividade em todas as etapas da sua obra.

Quer saber mais sobre o uso de EPC, então confira este artigo: “A importância do treinamento no uso de EPC”

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.