https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

A importância do treinamento no uso de EPC

EPC

São inúmeros os perigos aos quais os trabalhadores de um canteiro de obras ficam expostos durante uma construção, desde maquinários pesados até trabalho em altura. A solução mais efetiva é apostar na prevenção com o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva).

Ao longo deste artigo você vai entender a importância de usar esses equipamentos e como o treinamento de EPC se faz necessário para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores em um canteiro de obras.

O cenário brasileiro

No Brasil, a construção civil é o segmento que mais registra acidente de trabalho, segundo a Anamt (Associação Nacional de Medicina do Trabalho). Dados do AEAT (Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho) mostram que só em 2017 ocorreram mais de 30 mil acidentes de trabalho na área.  

O setor tem por natureza a característica de ser uma atividade perigosa, por esta razão é imprescindível investir ainda mais em ações de prevenção.

Mas o que é EPC?

O EPC abrange a segurança de todos os trabalhadores e pessoas que circulem pelo canteiro de obras. É muito comum, por exemplo, que os donos da futura edificação se desloquem até o local para uma visita ou então receber um fiscal, portanto, assegurar a integridade de todos é essencial.

O principal objetivo do EPC é proteger o local de trabalho evitando que aconteçam acidentes ou imprevistos que coloquem risco à saúde de quem transita pela obra.

São diversos os equipamentos que são utilizados para promover a proteção coletiva na construção civil, como placas de sinalização em máquinas e locais perigosos, cones, faixas de segurança que restringem o acesso ou mesmo para isolar locais temporariamente, e muitos outros.

As normas que regulamentam o uso de EPC nas obras são a NR-9 e a NR-4. As regulamentações estabelecem que os equipamentos de proteção coletiva sejam adotados conforme a atividade desenvolvida na indústria. Enquanto a NR-6 cita o EPC como prioridade entre as medidas adotadas pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Motivos para usar o EPC

O uso do EPC é obrigatório em todas as obras do Brasil para garantir a segurança do trabalho. Empresas e profissionais que não utilizarem ou não realizarem a manutenção correta dos equipamentos ficam sujeitas às penalidades previstas na legislação, como multas, embargos e responsabilidade criminal em casos de acidentes.

Mais do que um processo burocrático, o treinamento e uso do EPC afetam diretamente nas condições de trabalho e na produtividade do canteiro de obras, sem falar que auxilia no cronograma e nos custos da empresa.

Quando o canteiro de obras é seguro para a realização do trabalho, sem nenhuma negligência em relação à integridade de quem está no local, diminuem as chances de ocorrer acidentes laborais que consequentemente vão prejudicar todo o andamento de uma construção e ainda resultar em sérios problemas para a empresa responsável.

A importância de aplicar treinamento de EPC aos funcionários

O treinamento de EPC aos funcionários é tão importante quanto o uso dele, e embora pareça meio óbvio, muitas empresas não se importam com isso. Mas faz muito sentido pensar que para se fazer uso do EPC é preciso saber como utilizá-lo, não é mesmo?

Com o treinamento é possível explicar quais são os procedimentos que exigem o uso de equipamentos e qual a maneira correta de utilização de cada EPC. Ter esse conhecimento é crucial em momentos de vistorias, auditorias, laudos ou inspeções do mais variados órgãos.

O uso de EPC em um canteiro de obras demonstra a preocupação que a empresa tem em relação à segurança, porém, se mal utilizado, é como se não existisse nada no local.

A Metroform, empresa especializada em segurança coletiva há quase duas décadas, disponibiliza sistemas de proteção coletiva, escoramento e travamento metálico. Seus EPCs priorizam a segurança de todos os trabalhadores e pessoas envolvidas em um canteiro de obras, mas não abre mão da praticidade do seu uso.

Todos os equipamentos são testados e atendem à nova NR-18, além de serem soluções práticas e de fácil manuseio que vão garantir segurança total e maior produtividade em todas as etapas da sua obra.

Confira as vantagens de utilizar o EPC no seu canteiro de obras

O uso dos equipamentos de proteção coletiva proporcionam algumas vantagens, dentre elas é possível destacar:

  • Custo: Certamente o investimento em EPC será infinitamente mais baixo do que arcar com acidentes e suas medidas preventivas;
  • Proteção: Os EPCs, além de protegerem os trabalhadores de um canteiro de obra, também garantem a segurança de qualquer outra pessoa que esteja no ambiente;
  • Obrigação: O uso de EPC é obrigatório no Brasil. Caso aconteça algum acidente e for constatada a falta de medidas de proteção coletiva, a empresa será responsabilizada pelo ocorrido.

Aliar proteção coletiva e individual minimiza os riscos em uma obra

Utilizar o EPC aliado ao EPI (Equipamento de Proteção Individual) contribui para minimizar ou eliminar os riscos em uma construção. É importante que a empresa se preocupe com o uso de ambas as formas de proteção, pois cada uma possui um propósito específico e uma não elimina a outra.

Ou seja, mesmo que um trabalhador utilize seus equipamentos de proteção individual como capacete, botas e óculos, por exemplo, também é necessário fazer uso de itens de proteção coletiva. Desta forma, fica claro que a utilização de apenas uma das proteções não é capaz de proteger a maior parte dos riscos inerentes em um canteiro de obras.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.