Redução de custos: o uso do BIM no projeto

Apesar de alguns profissionais ainda resistirem a este modelo, o BIM (Build Information Modeling), é a forma mais inteligente e avançada de se planejar a construção civil e administrar melhor todas as suas etapas. Para explicar de maneira mais clara, o BIM é um conjunto de metodologias, procedimentos, softwares e outras tecnologias, que torna possível a visualização completa do projeto da construção de forma digital. Com ele, é executável a criação de modelos digitais em 2D e 3D, não só do projeto em si, mas também de todos os objetos que estarão presentes na obra, colaborando para um trabalho mais consistente e coordenado dentro da construção civil.

Mas como o BIM se relaciona com os custos operacionais?

Primeiro de tudo, imagine que durante o planejamento do edifício, além da visualização de como ficará o projeto final, seja possível também calcular tudo que será usado antes mesmo do início da construção. Então, com o BIM é possível fazer este cálculo em quantidades exatas de cada item, analisando todos os materiais e ferramentas necessárias e, assim, evitar gastos com compras em excesso ou com itens que não serão utilizados.

Contudo, o BIM não ajuda a reduzir os gastos apenas por este fator. Com a evolução do mercado da construção civil, é comum encontrarmos projetos cada vez mais complexos e detalhados, envolvendo uma equipe multidisciplinar dentro do canteiro de obras.  O que pode acontecer nestes casos, é que como cada planejamento (estrutural, arquitetônico, instalações, etc.) é feito por um profissional, o problema da incompatibilidade durante obra pode aparecer, ocasionando falhas e pausas nos procedimentos e, com isso, um retrabalho. E onde há retrabalho, há aumento de custos.

Inovações para segurança do trabalho

A grande novidade do uso do BIM é na otimização dos procedimentos que envolvem a saúde e segurança no canteiro de obras. O SESI (Serviço Social da Indústria), juntamente com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), vem desenvolvendo um projeto para revolucionar o BIM – o BIM SST. Será um software para integrar todas as inovações da construção civil com a segurança dos trabalhadores, tornando possível observar detalhadamente todos os locais que apresentarão possíveis riscos durante o período de construção. Analisando estes fatores, mais uma vez observamos uma redução de custos, pois casos de acidentes de trabalho serão reduzidos e, portanto, uma diminuição também de multas e indenizações aos trabalhadores acidentados.

Observou a necessidade de adotar cada vez mais o BIM nos projetos de edificações? Com ele é possível evitar o custo operacional por desperdícios, erros e retrabalhos, além de otimizar o tempo nos procedimentos, pela redução de falhas, melhorando assim a qualidade na entrega da construção civil.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Sistemas construtivos: placas cimentícias

Sistemas construtivos a seco são cada vez mais utilizados. Nesse contexto, entram as placas cimentícias. Saiba mais sobre esse material e suas vantagens.

Entenda a importância do conforto térmico estrutural

O conforto térmico é, para além de um conceito sustentável, primordial para a construção de lares que forneçam bem-estar aos seus moradores.

Esquadrias para edificações: eficiência energética na construção civil

Com a sustentabilidade cada vez mais em pauta, a eficiência energética se faz necessária na construção civil. Conheça as esquadrias.

Porque investir em ferramentas digitais na construção

A construção civil também evoluiu e vem incluindo tecnologias na construção. Conheça o tema e a importância de investir em ferramentas digitais.

Laser Scan 3D: tecnologia que eleva a qualidade de suas obras

O termo Laser Scan 3D está associado a tecnologia que utiliza equipamentos de varredura tridimensional à laser (laser scanner) e faz a análise de...

Conheça as vantagens da construção a seco

Já pensou em construir usando métodos diferentes da alvenaria tradicional? Esse tipo de construção tem se tornado muito comum no Brasil. Que tal conhecer...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.

Solicite uma cotação.



Primeiro Nome*
Último Nome*
E-mail*
Telefone*
Função / Cargo*
Empresa*
Mensagem*
Situação de Prospecto
Fonte de Prospecto