https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Conheça 5 equipamentos indispensáveis para uma obra segura

Obra segura

Uma obra segura é a garantia de uma construção sem atrasos e prejuízos com materiais, sem impactos no orçamento e, principalmente, com a integridade preservada dos trabalhadores e de terceiros que estão em um canteiro de obras.

A realidade brasileira carrega números alarmantes em relação a acidentes de trabalho na construção civil, colocando o segmento como o que mais registra intercorrências com trabalhadores, portanto, todo cuidado ainda é pouco. Principalmente por se tratar de uma atividade que tem por natureza a característica de ser perigosa.

Falamos um pouco mais sobre isso neste artigo: “Brasil figura 2 lugar em mortalidade por acidentes de trabalho”

A melhor maneira de garantir uma obra segura é investir em equipamentos tanto de proteção individual como coletiva durante a construção. Neste artigo você confere os principais itens que são indispensáveis neste quesito.  

Normas Regulamentadoras destacam medidas para uma obra segura

As Normas Regulamentadoras destacam medidas de segurança e o uso de equipamentos individual e coletivo.

A NR-18, uma das mais importantes na construção civil, mostra que todos os trabalhadores devem ter informações sobre os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) existentes nos canteiros de obras. As informações devem ser passadas em treinamentos admissionais e periódicos e os funcionários devem receber cópias dos procedimentos para que os equipamentos sejam utilizados da melhor forma.

Já as normas NR-4 e NR-9 também trazem referências ao uso de EPCs, conforme prevê o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Os equipamentos de proteção coletiva para uma obra segura vão desde redes de proteção a capelas químicas, passando por corrimãos e extintores de incêndio.

EPC e EPI se complementam

No quesito eficiência, os EPCs se destacam frente aos EPIs, porque preveem a segurança de todas as pessoas envolvidas em um canteiro de obras. Todavia, eles são complementares e não se anulam.

Ou seja, mesmo que um trabalhador utilize seus equipamentos de proteção individual como capacete, óculos, botas e luvas, é necessário também fazer uso de itens de proteção coletiva. Aliar o uso de ambos os equipamentos minimizam ou eliminam os riscos de acidente em uma construção.

A importância do EPC para deixar uma obra segura

Por mais experiente que possa ser o trabalhador da construção civil, um canteiro de obras não deixa de ser um local de risco, já que está cheio de equipamentos, materiais e máquinas. Transitar por esse ambiente é um desafio, e basta um momento de desatenção para acontecer algum tipo de acidente.

Desta forma, o EPC se torna essencial para a proteção dos profissionais da construção civil. Os riscos desnecessários podem ser eliminados com o auxílio de uma sinalização correta e de sistemas de prevenção.

A seguir listamos os 5 equipamentos e sistemas de proteção essenciais para uma obra segura.

  1. Proteção para escadas – O sistema Metroform de proteção para escada conta com tecnologia avançada em proteção coletiva. Seu uso é indicado para escadas pré-moldadas ou moldadas in loco. O sistema possui corrimão, travessão intermediário e rodapé. Com esse sistema é possível garantir à sua obra:
  • Segurança e eficiência contra quedas
  • Garantia sobre o peso suportado
  • Seguro de responsabilidade civil profissional
  • Facilidade de montagem, desmontagem e manuseio.
  • Maior produtividade na obra e na auditoria de órgãos fiscalizadores

Além disso, o sistema atende simultaneamente ao escoramento de vigas e lajes, de maneira simples e eficiente, com peças de fácil manuseio e de transporte manual.

O sistema é fixado com parafusos do tipo parabolt, garantindo sua fixação e impossibilitando a desmontagem por pessoas não autorizadas.

  • Rede de Segurança – Esse tipo de EPC é muito utilizado em obras em altura que o risco de acidente pode ser fatal, portanto todo cuidado é pouco.

A Metroform conta com Rede de Segurança Tipo U e Tipo V, além da Tela de Segurança Tipo Fachadeiro. As redes possuem etiqueta permanente que apresenta o nome ou logotipo do fabricante, selo do órgão certificador independente, designação correta, conforme norma EM 1263-1, número de identificação e data de fabricação e validade.

A Rede de Segurança Tipo U é flexível, e pode ser utilizada para cobrir todo o perímetro da obra, enquanto o sistema de segurança Tipo V é projetado para trabalhar na vertical, formando um L invertido. Desta forma, o equipamento é capaz de absorver o impacto de pessoas ou materiais de construção que venham a cair.

Os dois sistemas são ideais para execuções em estruturas de concreto e protegem trabalhadores em vãos, beiradas e sacadas durante a execução da obra ou antes da instalação do guarda-corpo.

Já a instalação da tela de segurança tipo fachadeira impede a projeção de ferramentas, detritos e reboco e ainda ameniza os efeitos da chuva, sol e vento.

  • Escoramento metálico – esse sistema foi desenvolvido para atender o escoramento de vigas e lajes de estrutura leve sendo apresentado em 2 sistemas:
  • Torre de painéis: Composto por torres metálicas, escoras metálicas e perfis metálicos ideais para atender o escoramento de vigas e lajes de maneira simples e eficiente, com peças de fácil manuseio e de transporte manual.
  • Torre de escoras: Composto por escoras metálicas especiais, travessa e perfis metálicos com destaque para edifícios residenciais de média e baixa renda, que contam com diversas divisões entre os ambientes, dificultando o acesso dos trabalhadores durante a montagem e desmontagem do escoramento de lajes e vigas.
  • Sinalização – É fundamental disponibilizar sinalização em áreas comuns de um canteiro de obras, porque um local organizado ajuda a diminuir os riscos de acidentes. As sinalizações servem não só para orientar os trabalhadores de possíveis perigos, como também definem espaços onde os meios de transporte possam circular.

Algumas placas de sinalização que podem ser utilizadas em um canteiro de obra são: avisos sobre piso molhado, áreas com instalação elétrica de alta voltagem, saídas de emergência, entre outras.

  • Instalações elétricas – Esse tipo de obra exige muito cuidado, uma vez que um acidente pode deixar graves sequelas e até ser fatal. Mesmo correntes elétricas mais leves podem causar danos, imagine uma corrente de alta tensão?

Nesse caso, proteger a rede elétrica é fundamental. Os principais EPCs para este caso são os disjuntores e chaves magnéticas independentes que permitem o ligamento e desligamento de forma segura.

Portanto, como é possível verificar, uma obra segura depende de uma prevenção bem feita e planejada para que os riscos de acidentes sejam minimizados.

É importante sempre contar com empresas que sejam referência no mercado e que cumpram as exigências de segurança previstas em todas as normas regulamentadoras.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.