https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Brasil figura 2º lugar em mortalidade por acidentes de trabalho

Acidentes no trabalho

Acidentes no trabalho tiraram a vida de mais de 20 mil brasileiros em oito anos, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. O levantamento elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra que no mundo, um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença laboral a cada 15 segundos.

O Brasil figura o 2º lugar em mortalidade por acidentes no trabalho entre os países do G20 ficando apenas atrás do México que registra 8 óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego – por aqui são 6 mortes a cada 100 mil vínculos. O Japão e Canadá lideram a lista dos países com menores taxas de mortalidade registradas entre 2012 e 2020, de acordo com o relatório.

Acidentes no trabalho geram uma cadeia de consequências

Os reflexos causados por acidentes no trabalho são de grandes proporções. Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, em 2020, por conta da Covid-19, o total de auxílios-doença por transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade, chegou a 289 mil – aumento de 30% em relação a 2019, quando foram registrados 224 mil.

Segundo o Ministério Público do Trabalho, estima-se que as doenças e acidentes no trabalho respondam pela perda de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) global a cada ano. No Brasil esse percentual corresponde a quase R$ 300 bilhões – considerando o PIB de 2020.

O Brasil registrou, em oito anos, 5,6 milhões de doenças e acidentes no trabalho. Esse número gerou um gasto previdenciário que ultrapassa R$ 100 bilhões.

Construção civil é o segmento que mais registra acidente no trabalho

A construção civil, segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), é o segmento que mais registra casos de acidentes no trabalho no Brasil, sendo o primeiro do país em incapacitação permanente, o segundo em mortes, e o quinto em afastamentos com mais de 15 dias.

Dados mais recentes do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT) mostram que em 2017 ocorreram mais de 500 mil acidentes no trabalho em todo o país. Só na construção civil foram mais de 30 mil, que correspondem a um pouco mais de 5% dos casos.

É preciso considerar que o segmento tem uma boa representatividade – no mesmo ano, havia 1,8 milhão de pessoas trabalhando na área. Além disso, é um setor que tem por natureza a característica de ser uma atividade perigosa, e é exatamente por isso que é imprescindível investir ainda mais em ações de prevenção.

Acidentes no trabalho são reflexos da carência de medidas de proteção

A falta de prevenção é um dos principais motivos que levam aos acidentes no trabalho. Os dados mostram uma realidade alarmante no Brasil. O país peca em não investir em medidas de proteção coletiva em muitos segmentos, além da ineficácia de políticas de prevenções atuais.

Segundo a procuradora Márcia Kamei Lopez Aliaga, titular da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho do MPT, o Brasil nunca deixou de ocupar o posto de grande responsável por acidentes de trabalho, uma vez que a população tem dificuldades em assimilar a importância da prevenção.

Na construção civil especificamente, a redução dos riscos de acidentes no trabalho acontece por meio do cumprimento das regras dispostas na Norma Reguladora 18, mais conhecida como NR-18 que trata especificamente da saúde e da segurança no segmento.

A norma passou por uma atualização, e as mudanças estão valendo desde janeiro de 2022. Agora a nova NR-18 é composta por 17 capítulos e 2 anexos, resultando em um total de 402 itens, enquanto a antiga versão possuía 38 capítulos e 3 anexos, com o total de 680 itens. Apesar da redução, a norma ampliou os itens de segurança. Falamos mais sobre essa norma neste artigo: “Tudo o que você precisa saber sobre as atualizações na NR-18”.

Prevenção e segurança vão muito além de EPI’s

Quando falamos em prevenção e segurança é muito comum associar ao Equipamento de Proteção Individual (EPI), descrito na NR-06, que faz parte das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, porém, os cuidados vão muito mais além.

Os trabalhadores da área precisam passar por treinamentos iniciais e periódicos, conforme cada fase da obra, além disso, todo canteiro de obra deve contar com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) que deve ser formada por representantes dos empregadores e empregados para atuar inspecionando as condições de trabalho, identificando os riscos nos processos e divulgando as informações sobre segurança e saúde.

Também é obrigatório que um canteiro de obras tenha um Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT), composto por engenheiros e médicos especialistas do trabalho. O serviço visa assegurar a integridade dos colaboradores durante a jornada de trabalho.

Isso não quer dizer que se deve abrir mão dos EPIs, pelo contrário, os equipamentos de proteção individual são essenciais para a segurança e integridade de todos os trabalhadores: óculos de proteção, luva, capacete, protetor auricular, máscara, calçados, cinturão, macacão, entre outros, são obrigatórios em um canteiro de obras. Falamos mais no artigo: “NR-06: qual a importância do Equipamento de Proteção Individual (EPI)? “.

Tão importante quanto os equipamentos individuais, a proteção coletiva é uma forte aliada contra os acidentes no trabalho. A Metroform atua no mercado de segurança coletiva há quase duas décadas, tendo se tornado uma das maiores referências do setor, disponibilizando sistemas de proteção coletiva, escoramento e travamento metálico.

Todos os equipamentos são testados em nossos laboratórios, e atendem às novas exigências da NR-18, além de serem soluções práticas e de fácil manuseio que vão garantir segurança total e maior produtividade em todas as etapas da sua obra. A Metroform esteve presente nas obras mais marcantes do país, como o Aeroporto de Guarulhos, a Arena do Grêmio, o Parque da Cidade, a Cidade Olímpica, entre outros.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Leia mais

Pós-venda na obra: segurança em todas as etapas!

Comentários

Uma resposta

  1. A mudança de atitude perante o custo de prevenção x custo da remediação (quando possivel) precisaria ficar mais clara para todos os participantes da cadeia de consequencias e ações… acredito que voces poderiam se associar a alguma iniciativa existente ( exemplo a Social Good Brasil que trabalha com dados para varias iniciativas por exemplo a Engie) e iniciar uma ação social que pode levar sua empresa a um status diferenciado no mercado de prevenção de acidentes.
    Segue meu site caso voces gostem da ideia e, procurem alguem para iniciar esse trabalho.
    http://www.ajpvengenharia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.