https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

As principais inovações para a segurança no canteiro de obras

Segurança no canteiro de obras

Garantir a segurança no canteiro de obras é fundamental, já que é um ambiente de alto risco para a saúde e a integridade de quem trabalha no local. Paralelo a isso, o setor de construção civil é um dos que mais cresce, e junto a ele, o avanço de tecnologias e inovações que facilitam o dia a dia de uma obra.

Além de promover a segurança no canteiro de obras, essas ferramentas podem fazer com que sua empresa se destaque, ganhe vantagens competitivas e garanta a perenidade e sustentabilidade do seu negócio. Portanto, incorporar as inovações em um canteiro de obras é uma maneira de otimizar os processos e potencializar os resultados.

Conheça as inovações que garantem a segurança no canteiro de obras

As ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado da construção civil têm o objetivo de simplificar, otimizar e potencializar os resultados em um canteiro de obras sem expor os trabalhadores ao risco. A seguir falamos um pouco mais sobre o assunto.

Em relação à segurança no canteiro de obras, muitas tecnologias foram desenvolvidas nos últimos anos justamente para garantir a integridade das pessoas que trabalham em um canteiro de obras. Algumas estão relacionadas à saúde e outras priorizam a produtividade, como já falamos por aqui.

No campo de segurança, um dos EPI’s que ganhou inovações aceleradas foi o capacete. O item conta com halos (aros de luz) que facilitam a visualização em empreitadas noturnas. Além disso, já é realidade o capacete inteligente – usado por engenheiros de obras, possui recursos 4D que possibilitam visualizar em tempo real os detalhes de projeto concebidos na plataforma BIM.

As roupas também receberam avanços tecnológicos, já que estão com tecidos mais resistentes justamente para aumentar a proteção da pele contra alergias dermatológicas, infecções virais ou de bactérias. Luvas que mudam de cor quando entram em contato com substâncias tóxicas também estão em fase de testes.

Tecnologias que são a favor da produtividade

Além da segurança no canteiro de obras, algumas tecnologias estão sendo desenvolvidas justamente para aumentar a produtividade na construção civil.

Essas ferramentas, que colocam a construção civil na rota da indústria 4.0, não aparecem apenas para mudar a forma de trabalhar, mas também vão modificar a mão de obra de um canteiro de obras. As habilidades físicas dão espaço para o conhecimento técnico para operar máquinas digitais e robôs.

Como é o caso das etiquetas inteligentes que são formas de identificação por radiofrequência que permite o compartilhamento remoto de informações relevantes para a construção. Com essas identificações fica mais fácil de fazer gestão das equipes em diferentes frentes, além de permitir receber atualizações de projetos, controlar estoque de materiais, rastreamento de produtos e equipamentos, entre outros.

Outra tecnologia que ganha o canteiro de obras é o aplicativo para celular que é amplamente utilizado na rotina pessoa e profissional da maioria das pessoas. Na construção civil, essa ferramenta tem tornado mais eficiente o gerenciamento do canteiro de obras.

Esses aplicativos permitem o acompanhamento em tempo real dos avanços das obras, os serviços executados e se tem algum problema que está atrasando o andamento da obra. Além de otimizar os processos, permite, inclusive identificar e solucionar problemas em tempo hábil.

Veja as vantagens dos avanços tecnológicos para a construção civil

Assim como em diversas áreas, os avanços tecnológicos trazem uma série de vantagens, e não seria diferente na construção civil.

Como já falamos anteriormente, a segurança no canteiro de obras é primordial, portanto, seguir as normas regulamentadores é mais do que fundamental. Mas com a rotina corrida de uma obra, se torna desafiador alinhar a prática com as exigências previstas em normas.

Diante dessa realidade, usar a tecnologia pode ser uma saída. Há diversas ferramentas que permitem fornecer, acessar, monitorar e controlar as informações.

Além disso, o uso de ferramentas tecnológicas proporciona maior segurança no canteiro de obras, uma vez que oferecem recursos capazes de reduzir riscos de acidentes de trabalho. Com acesso a informações e a possibilidade de atualizações em tempo real, é possível elaborar, registrar, consultar e administrar documentos importantes para a gestão de segurança.

As inovações permitem, inclusive, fazer um controle mais assíduo sobre os equipamentos de proteção exigidos em um canteiro de obras. Isso inclui os equipamentos de proteção individual e coletivo. Com ferramentas adequadas é possível fiscalizar o uso, a durabilidade, a vida útil, o conforto e a eficiência de cada item.

Proteção 360° alcança todos os pontos para uma solução de segurança

A Metroform, empresa especializada em segurança coletiva há quase duas décadas, também desenvolveu inovações em segurança, com tecnologias exclusivas e diversas patentes. Um dos destaques é a Proteção 360°, desenvolvida com o objetivo de alcançar todos os pontos necessários para quem busca uma solução de segurança. Ela inclui:

– Facilidade no manuseio

– Patentes depositadas

– Seguro de Responsabilidade

– Projetos técnicos

– Equipe de treinamento

– Atendimento diferenciado

– Ensaios técnicos

– Tecnologia exclusiva

Conheça as tecnologias em proteção coletiva oferecidas pela Metroform.  

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.