As principais inovações para a segurança no canteiro de obras

Segurança no canteiro de obras

Garantir a segurança no canteiro de obras é fundamental, já que é um ambiente de alto risco para a saúde e a integridade de quem trabalha no local. Paralelo a isso, o setor de construção civil é um dos que mais cresce, e junto a ele, o avanço de tecnologias e inovações que facilitam o dia a dia de uma obra.

Além de promover a segurança no canteiro de obras, essas ferramentas podem fazer com que sua empresa se destaque, ganhe vantagens competitivas e garanta a perenidade e sustentabilidade do seu negócio. Portanto, incorporar as inovações em um canteiro de obras é uma maneira de otimizar os processos e potencializar os resultados.

Conheça as inovações que garantem a segurança no canteiro de obras

As ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado da construção civil têm o objetivo de simplificar, otimizar e potencializar os resultados em um canteiro de obras sem expor os trabalhadores ao risco. A seguir falamos um pouco mais sobre o assunto.

Em relação à segurança no canteiro de obras, muitas tecnologias foram desenvolvidas nos últimos anos justamente para garantir a integridade das pessoas que trabalham em um canteiro de obras. Algumas estão relacionadas à saúde e outras priorizam a produtividade, como já falamos por aqui.

No campo de segurança, um dos EPI’s que ganhou inovações aceleradas foi o capacete. O item conta com halos (aros de luz) que facilitam a visualização em empreitadas noturnas. Além disso, já é realidade o capacete inteligente – usado por engenheiros de obras, possui recursos 4D que possibilitam visualizar em tempo real os detalhes de projeto concebidos na plataforma BIM.

As roupas também receberam avanços tecnológicos, já que estão com tecidos mais resistentes justamente para aumentar a proteção da pele contra alergias dermatológicas, infecções virais ou de bactérias. Luvas que mudam de cor quando entram em contato com substâncias tóxicas também estão em fase de testes.

Tecnologias que são a favor da produtividade

Além da segurança no canteiro de obras, algumas tecnologias estão sendo desenvolvidas justamente para aumentar a produtividade na construção civil.

Essas ferramentas, que colocam a construção civil na rota da indústria 4.0, não aparecem apenas para mudar a forma de trabalhar, mas também vão modificar a mão de obra de um canteiro de obras. As habilidades físicas dão espaço para o conhecimento técnico para operar máquinas digitais e robôs.

Como é o caso das etiquetas inteligentes que são formas de identificação por radiofrequência que permite o compartilhamento remoto de informações relevantes para a construção. Com essas identificações fica mais fácil de fazer gestão das equipes em diferentes frentes, além de permitir receber atualizações de projetos, controlar estoque de materiais, rastreamento de produtos e equipamentos, entre outros.

Outra tecnologia que ganha o canteiro de obras é o aplicativo para celular que é amplamente utilizado na rotina pessoa e profissional da maioria das pessoas. Na construção civil, essa ferramenta tem tornado mais eficiente o gerenciamento do canteiro de obras.

Esses aplicativos permitem o acompanhamento em tempo real dos avanços das obras, os serviços executados e se tem algum problema que está atrasando o andamento da obra. Além de otimizar os processos, permite, inclusive identificar e solucionar problemas em tempo hábil.

Veja as vantagens dos avanços tecnológicos para a construção civil

Assim como em diversas áreas, os avanços tecnológicos trazem uma série de vantagens, e não seria diferente na construção civil.

Como já falamos anteriormente, a segurança no canteiro de obras é primordial, portanto, seguir as normas regulamentadores é mais do que fundamental. Mas com a rotina corrida de uma obra, se torna desafiador alinhar a prática com as exigências previstas em normas.

Diante dessa realidade, usar a tecnologia pode ser uma saída. Há diversas ferramentas que permitem fornecer, acessar, monitorar e controlar as informações.

Além disso, o uso de ferramentas tecnológicas proporciona maior segurança no canteiro de obras, uma vez que oferecem recursos capazes de reduzir riscos de acidentes de trabalho. Com acesso a informações e a possibilidade de atualizações em tempo real, é possível elaborar, registrar, consultar e administrar documentos importantes para a gestão de segurança.

As inovações permitem, inclusive, fazer um controle mais assíduo sobre os equipamentos de proteção exigidos em um canteiro de obras. Isso inclui os equipamentos de proteção individual e coletivo. Com ferramentas adequadas é possível fiscalizar o uso, a durabilidade, a vida útil, o conforto e a eficiência de cada item.

Proteção 360° alcança todos os pontos para uma solução de segurança

A Metroform, empresa especializada em segurança coletiva há quase duas décadas, também desenvolveu inovações em segurança, com tecnologias exclusivas e diversas patentes. Um dos destaques é a Proteção 360°, desenvolvida com o objetivo de alcançar todos os pontos necessários para quem busca uma solução de segurança. Ela inclui:

– Facilidade no manuseio

– Patentes depositadas

– Seguro de Responsabilidade

– Projetos técnicos

– Equipe de treinamento

– Atendimento diferenciado

– Ensaios técnicos

– Tecnologia exclusiva

Conheça as tecnologias em proteção coletiva oferecidas pela Metroform.  

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem leu este post leu também :)

5 dicas para conferir a qualidade dos EPC’s para sua obra

Quando pensamos em um canteiro de obras, todo cuidado ainda é pouco para evitar acidentes de trabalho, visto que o local tem um alto...

Chega de rachaduras: conheça as vantagens do bioconcreto

O bioconcreto está revolucionando o mercado da construção civil por ser um material tão resistente quanto o concreto e que tem a capacidade de...

Choque elétrico é uma das principais causas de acidentes na construção civil

O choque elétrico está entre as principais causas de morte de profissionais que sofrem acidentes na construção civil. Um relatório da Abracopel (Associação Brasileira...

Construção modular: como funciona esse conceito

A construção modular tem se tornado uma tendência por agregar qualidade, padrão de segurança e otimizar as operações.

O que é a proteção metálica na construção civil

A proteção metálica alia segurança, praticidade e aumento de produtividade em um canteiro de obras. Confira mais detalhes no blog!

Fissuração no concreto armado: como corrigir?

A fissuração no concreto deve ser prevista ainda na fase do projeto para que medidas de prevenção sejam definidas. Entenda.

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.