Implantação da CIPA num canteiro de obras

Não é de hoje que os números de doenças e mortes decorrentes do ambiente de trabalho são exorbitantes. Porém, apesar de os índices de acidentes ainda serem altos, muitas vidas foram salvas graças às  Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho – NRs, estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego através da lei N° 6.514.

E para que esses números sejam cada vez menores é fundamental se adequar a essas normas. Uma das principais é a NR-5, que regulamenta a necessidade de empresas com mais de 20 funcionários contratados no regime CLT a constituírem uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes –  CIPA. E o mesmo ocorre em um canteiro de obras.

Uma CIPA é formada por funcionários eleitos representantes pelos próprios colaboradores e pelos empregadores, cujo objetivo é proporcionar mais segurança e informação sobre possíveis acidentes de trabalho e doenças ocupacionais ensinando, principalmente, como evitá-los.

Sua obra tem 20 funcionários ou mais? Então ela, obrigatoriamente, precisa de uma CIPA. Saiba como implementá-la:  

1 – Composição da CIPA

Para que você possa definir o número de membros da CIPA, você precisará analisartanto o Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE) quanto a quantidade de trabalhadores da obra. A partir disso, será necessário conferir no Quadro I da NR-5 o número recomendado de representantes dos trabalhadores e dos empregadores.

2 – Prepare as eleições

Antes de tudo, o empregador deverá protocolar no sindicato da categoria um comunicado sobre as eleições que ocorrerão. Após feito este passo, deverá ser instituída uma Comissão Eleitoral, divulgando as eleições e disponibilizando as fichas de inscrição no mínimo 45 dias antes do início dos trabalhos da comissão eleita.

Caso já exista uma CIPA e aconteça outra eleição, todo o processo deve ser realizado até 60 dias antes do término da gestão vigente.

3 – Realize as eleições

Os candidatos têm o prazo de 15 dias para realizarem suas inscrições. O edital de convocação deve ser divulgado em lugares bem visíveis, para que todos os funcionários possam ver.

A votação acontecerá por meio de cédulas, com a assinatura dos membros da Comissão Eleitoral no verso, depositadas em uma urna de maneira sigilosa, em dia e horário corriqueiros de trabalho.

4 – Realize a apuração dos votos e elabore a ata de eleição

Assim como a própria eleição, a apuração dos votos também deve ocorrer em horário de trabalho, dando prioridade para que ocorra logo após a finalização da votação. Caso não seja possível, a Comissão Eleitoral deve guardar a urna em local seguro.

Após a apuração dos votos, é necessário lavrar a Ata de Eleição dos Representantes dos Empregados e o resultado deve ser divulgado para todos os trabalhadores.

Caso a participação dos empregados tenha sido menor que 50%, o resultado deve ser cancelado e uma nova votação deve ser realizada.

5 – Designe os representantes do empregador

Com os representantes dos trabalhadores já definidos, chegou a vez de apresentar os escolhidos pelos empregadores para compor a CIPA. Essa quantidade de representantes deve ser a mesma que a dos eleitos pelos colaboradores (titulares e suplentes).

6 – Realize o treinamento dos membros da CIPA e a oficialização da posse

Assim que forem definidos representantes da comissão, os membros devem passar por treinamentos para que possam exercer o cargo da maneira correta. Após o treinamento, deve ser realizada a reunião de instalação e posse da CIPA, cujo mandato é de 1 ano.              A CIPA é uma das grandes responsáveis pela diminuição dos acidentes no canteiro de obras, e implementá-la da maneira correta fará com que os trabalhadores de sua obra se sintam muito mais seguros. Siga essas dicas e continue acompanhando nosso blog para mais informações valiosas sobre Construção Civil e Saúde e Segurança do Trabalho!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

O que realmente mudou com o fim da PCMAT na construção civil?

Com a nova redação da Norma Regulamentadora nº 18 que trata da Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção a PCMAT (Programa...

O profissional de segurança do trabalho na construção civil

A segurança do trabalho na construção civil é uma das preocupações de quem está diariamente em um canteiro de obras, e não é por...

Tipos de acidente típico e acidente de trajeto e como evitá-los

Os acidentes de trabalho estão entre as principais preocupações de uma construtora, principalmente por conta do segmento de construção civil figurar entre os que...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.