https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Segurança: a importância do uso da linha de vida na construção

Dentro do setor da construção civil todo cuidado é pouco, e quando se refere ao trabalho em altura, a atenção deve ser dobrada, garantindo que todas as medidas de segurança sejam adotadas, evitando assim, qualquer tipo de “gambiarra” que possa vir a causar algum acidente fatal.

Com isso, para que o trabalho em altura na construção seja eficiente, assegurando o bem-estar de todos os trabalhadores, os Equipamentos de Proteção Coletiva se tornam indispensáveis e, entre os principais deles, destaca-se a linha de vida, um dos únicos equipamentos que realmente evita fatalidades em casos de quedas de altura.

Se interessou pelo assunto? Continue a leitura e aprenda mais sobre a linha de vida e sua importância dentro do canteiro de obras. 

O que é a linha de vida?

Também chamada linha de ancoragem, ela deve ser utilizada em qualquer trabalho em altura. Formada por um sistema de ancoragem e cabos de aços, a linha de vida é um dos principais equipamentos de proteção coletiva em trabalhos feitos em construções com mais de um pavimento.

Linha de vida provisória x linha de vida permanente

Existem dois tipos de linha de vida em função do tempo de uso: as provisórias e as permanentes. A linha de vida provisória é instalada, utilizada conforme o andamento da construção e depois desmontada, quando o trabalho é finalizado. Geralmente, é utilizada para serviços em fachadas, escavações, etc. Já a linha de vida permanente ou definitiva só é instalada após a finalização da obra e é utilizada especificamente para manutenções prediais.

A Linha de Vida e a instalação correta, segundo a NR35

Por ser muito improvisada com cordas e outros equipamentos que não garantem segurança, a linha de vida ainda gera desconfiança de muitos trabalhadores da área. Entretanto, é importante frisar que, o projeto de instalação deve ser elaborado por um profissional qualificado, pois só ele saberá o equipamento adequado, se é resistente ao peso dos trabalhadores e também se há altura suficiente para que os colaboradores, caso venham cair, não cheguem até o chão.

Em vista disso, a utilização da linha de vida requer cuidados estabelecido pela Norma Regulamentadora 35, em que devem ser tomadas as seguintes providências:

  1. Ser selecionado por profissional legalmente habilitado;
  2. Ter resistência para suportar a carga máxima aplicável;
  3. Ser inspecionado quanto à integridade antes da sua utilização

Como dissemos, a linha de vida é um dos poucos equipamentos de proteção coletiva que previne acidentes fatais devido a quedas. Por isso, além da instalação correta, todos os colaboradores envolvidos no trabalho em altura devem ser informados pela empresa responsável pela instalação sobre a quantidade máxima de funcionário que podem estar ancorados no mesmo equipamento e também o peso que ele suporta.

Além disso, é importante ressaltar que a linha de vida não dispensa o uso das EPI’s, sendo assim, todos os trabalhadores devem ser instruídos sobre o uso de todos os equipamentos de proteção e também sobre o manuseio correto da linha de vida. Gostou de saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando nosso blog e esteja por dentro das Normas Regulamentadoras e as principais medidas para garantir a sua obra mais segura!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

O que realmente mudou com o fim da PCMAT na construção civil?

Com a nova redação da Norma Regulamentadora nº 18 que trata da Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção a PCMAT (Programa...

O profissional de segurança do trabalho na construção civil

A segurança do trabalho na construção civil é uma das preocupações de quem está diariamente em um canteiro de obras, e não é por...

Tipos de acidente típico e acidente de trajeto e como evitá-los

Os acidentes de trabalho estão entre as principais preocupações de uma construtora, principalmente por conta do segmento de construção civil figurar entre os que...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.