https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

O que é a Proteção de Alvenaria Estrutural e como funciona

O que é a Proteção de Alvenaria Estrutural e como funciona

Conheça a Proteção de Alvenaria Estrutural, desenvolvida para obedecer aos rígidos padrões da NR-18

O assunto de hoje no blog é a Proteção de Alvenaria Estrutural, sistema da Metroform utilizado em uma das mais antigas estruturas da construção civil, responsável por garantir o isolamento e a sustentação de toda a edificação.

Utilizada em edifícios residenciais de média e baixa renda construídos em alvenaria estrutural, a proteção foi desenvolvida pela Metroform obedecendo aos rígidos padrões da Norma Regulamentadora 18 (NR-18).

Lembremos que a NR-18, que dispõe sobre a implementação e o controle de medidas de segurança, é uma das mais importantes da construção civil.

Como funciona a Proteção de Alvenaria Estrutural e quais os seus componentes?

Utilizada há séculos na construção civil, a Alvenaria Estrutural – geralmente realizada com blocos de concreto – é a estrutura central para a estabilidade do edifício.

Na proteção desse tipo de estrutura temos o guarda-corpo provisório, desenvolvido para proteger o trabalhador durante todo o processo de elevação da alvenaria, armação e concretagem da laje.

Entre os componentes do sistema de proteção para alvenaria estrutural temos:

  • Postes em aço SAE 1008/1012, que farão a união das telas e sustentação do sistema;
  • Telas metálicas em aço SAE 1010/1020, responsáveis pela proteção contra queda de pessoas e materiais, e malha soldada de aço CA-60;
  • Barras de ancoragem com porca para fixação na alvenaria;
  • E calhas de segurança fixadas na tela, desenvolvidas para evitar a queda de ferramentas e detritos provenientes do processo de execução.

Vantagens e desvantagens da Alvenaria Estrutural

Na Alvenaria Estrutural, as paredes, feitas por blocos de concreto, nunca devem ser removidas.

Nesse tipo de sistema, são elas que, além de estruturar a construção, vedam a casa e suportam, entre outros, o peso das próprias paredes, da laje e da cobertura.

A principal vantagem da Alvenaria Estrutural é que ela torna a obra mais rápida e mais barata, além da facilidade no treinamento de mão de obra.

A principal desvantagem diz respeito à arquitetura e o design do local, que ficam restringidos pelo tamanho e forma dos blocos estruturais.

Hoje o blog falou da Proteção de Alvenaria Estrutural e um pouco sobre essa estrutura bastante comum na construção civil. Ficou alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Vai construir? Não contrate equipamentos de proteção coletiva não-testados

Toda obra, independente do tamanho, tem riscos ocupacionais por se tratar de uma atividade que envolve muitas pessoas, manuseio de equipamentos e formas de...

Como verificar a confiabilidade do seu fornecedor de EPIs e EPCs

Um canteiro de obras seguro está totalmente atrelado aos equipamentos que são utilizados para manter a segurança do ambiente de trabalho, portanto, é mais...

As projeções para a indústria da construção em 2022

Canteiros de obras e construção pesada prometem sustentar o PIB da indústria da construção. Confira mais detalhes no artigo completo no blog!

Metroform 18 anos: conheça nossas tecnologias e sistemas patenteados

Criando soluções, a Metroform se torna referência no segmento de segurança coletiva no Brasil e na América Latina. Saiba mais no blog!

Conheça 5 equipamentos indispensáveis para uma obra segura

A melhor maneira de se garantir uma obra segura é investir em equipamentos de proteção individual e coletiva. Saiba mais no artigo completo!

A importância do treinamento no uso de EPC

Para garantir uma maior segurança e para manter elevada a produtividade da obra, o uso de EPC se faz essencial, mas necessita de treinamento.

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.