https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Vai construir? Não contrate equipamentos de proteção coletiva não-testados

Equipamentos de proteção coletiva

Toda obra, independente do tamanho, tem riscos ocupacionais por se tratar de uma atividade que envolve muitas pessoas, manuseio de equipamentos e formas de trabalhar que exigem muita atenção. Por isso, não dá para pensar em uma construção sem contar com os equipamentos de proteção coletiva e individual.

Vamos além, mais do que investir em equipamentos de proteção coletiva e individual, é imprescindível checar a qualidade de cada item e não contratar sistemas que não sejam testados previamente, afinal, tudo que esteja relacionado à integridade física de funcionários ou de terceiros é assunto que merece atenção.

Por isso neste artigo você entenderá a importância de ter em sua obra os equipamentos de proteção que sejam de empresas renomadas no mercado e que apresentem laudos técnicos comprovando a eficiência e eficácia de todos os sistemas. 

Você sabe o que são equipamentos de proteção coletiva e individual?

Antes de tudo é importante esclarecer o que são equipamentos de proteção coletiva, também conhecidos como EPCs, e sua importância para uma obra segura. Trata-se de dispositivos ou sistemas de âmbito coletivo que preservam a integridade física e a saúde dos trabalhadores e também de terceiros em uma construção.

Em um canteiro de obras, por exemplo, é muito importante que esses equipamentos estejam presentes visto que os trabalhadores podem ser expostos a uma série de perigos na ausência dos EPCs.

  • Proteção de escada
  • Parabolt
  • Escoras
  • Linha de vida
  • Rede de Proteção

Esses são alguns sistemas ou dispositivos que devem conter em um canteiro de obras, de acordo com as necessidades e os riscos previstos.

Os EPCs são mencionados em várias normas regulamentadoras que determinam medidas para adoção dos equipamentos, de acordo com a atividade. Na construção civil, por exemplo, é a NR 18 que elenca todos os cuidados necessários para evitar acidentes em um canteiro de obras.

Saiba mais neste artigo: “Fique por dentro das alterações da NR-18”

Já os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) também são essenciais para manter a proteção de cada trabalhador e visitante de uma obra. O uso dos itens está descrito na NR 06 que dispõe de diversos fatores necessários para o uso correto dos mesmos.

São eles: óculos de proteção, luva, capacete, protetor auricular e máscara, calçados, cinturão, macacão, mangas, proteção de tronco, respirador e protetor facial.

Falamos mais sobre EPIs neste artigo: “NR-06: qual a importância do Equipamento de Proteção Individual (EPI)?”

Saiba como verificar a qualidade dos seus equipamentos de proteção

Embora as empresas tenham a consciência do uso dos equipamentos de proteção coletiva e individual, é importante ressaltar que não basta ter os itens em uma obra. É preciso que eles sejam utilizados de forma correta pelos trabalhadores e, além disso, sejam equipamentos de qualidade para, de fato, manter a integridade física e a saúde de todos os envolvidos com o projeto.

No caso dos equipamentos de proteção individual, por exemplo, é preciso verificar o CA (Certificado de Aprovação) do equipamento. Trata-se de um certificado de garantia dado pelo Ministério do Trabalho e Previdência que valida a qualidade deste EPI comprovando que foi um equipamento testado e está apto para ser comercializado e usado.

É de praxe que todos os equipamentos passem por testes de conforto, resistência, durabilidade, entre outros antes de serem destinados à comercialização. Após aprovação nestes testes o EPI recebe o CA.

O Certificação de Aprovação traz o prazo de validade, as características do equipamento, os requisitos mínimos cumpridos pelo EPI no teste, além dos laudos oficiais.

Já para os equipamentos de proteção coletiva, é imprescindível que você uma empresa fornecedora que seja renomada no mercado, desta forma você reduz o risco de utilizar itens que não oferecerão segurança.

Uma empresa renomada no mercado jamais vai deixar sujar a imagem, portanto, certamente ela oferecerá a responsabilidade técnica, com um responsável técnico interno da sua obra.

Atente-se se a empresa tem patentes e se o equipamento cumpre as medidas exigidas na norma regulamentadora NR 18.

Contrate quem entende

A Metroform é um dos principais players do mercado de proteção coletiva do Brasil, atuando principalmente na disponibilização de sistemas de proteção coletiva, escoramento e travamento metálico.

São mais de 18 anos no mercado, desenvolvendo projetos em mais de 19 estados, com mais de 2,5 mil contratos fechados.

Todos as proteções desenvolvidas passam por diversos ensaios através de software de engenharia específico para avaliação de possíveis deformações, pontos de ruptura, ciclo de vida e otimização de material.

Os testes seguem a Norma Regulamentadora, a NR-18, para garantir a segurança e a qualidade que são as marcas da Metroform. Nesse sentido, já são mais de 10 patentes depositadas, o que mostra a credibilidade e o comprometimento em cada solução desenvolvida.

A Metroform entende que a segurança no canteiro de obras evita doenças ocupacionais e acidente de trabalho, mas também torna a obra mais produtiva e consequentemente mais lucrativa.

Além da preocupação em oferecer sistemas de qualidade e que de fato vão proteger os trabalhadores, a Metroform conta com uma equipe comercial que é composta por quem entende sobre edificações: engenheiros com vasta experiência no mercado de locação de equipamentos para construção civil.

Já a equipe técnica é formada por profissionais que atuam na elaboração de projetos e orçamentos e conta com assistentes técnicos e auxiliares de montagem responsáveis pelo acompanhamento da obra.

Além disso, a Metroform é uma empresa reconhecida pelos principais órgãos fiscalizadores, como o Inmetro e Patente e Normas Técnicas.

Quer conhecer mais sobre a Metroform e suas soluções em proteção coletiva? Então acesse o site.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.