Engenheiro de segurança do trabalho pode trabalhar como técnico?

Engenheiro de segurança do trabalho pode trabalhar como técnico?

Engenheiros de segurança do trabalho e técnicos têm atribuições, competências e responsabilidades diferentes. Entenda o que cada um deles faz.

A resposta é não. A especialização de engenheiros e arquitetos em engenharia de segurança do trabalho é regulamentada pela Lei 7.410, de 27 de novembro de 1985 (clique aqui para ter acesso ao texto da Lei).

De acordo com a legislação, somente graduados em Engenharia e Arquitetura estão habilitados a exercer a função de engenheiro de segurança do trabalho, porém, apenas após conclusão de curso de pós-graduação no Brasil e devido registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Entretanto, há no Brasil algumas instituições superiores que oferecem a graduação em engenharia de segurança do trabalho, cuja duração é semelhante à da graduação em engenharia.

Todavia, a legislação brasileira é clara ao dizer que somente o profissional com o curso de pós-graduação está habilitado para essa especialidade.

A mesma Lei 7.410 diz que técnico de segurança do trabalho é aquele com certificado de conclusão de “curso ministrado no País em estabelecimentos de ensino de 2º grau”, ou seja, em nível médio e técnico, não superior e de pós-graduação.

Engenheiro de segurança do trabalho pode trabalhar como técnico?

Atribuições e responsabilidades distintas

Tanto os engenheiros de segurança do trabalho – profissionais que têm o dever de prevenir acidentes e doenças do trabalho – quanto os técnicos têm suas respectivas atribuições, competências e responsabilidades.

Segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), os últimos, por exemplo, não podem fazer avaliações ambientais nem assinar laudos de Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA), periculosidade, acidentes de trabalho e insalubridade. Isso é de competência exclusiva dos primeiros, ok?

Engenheiro de segurança do trabalho e técnico: cada um na sua área

Mesmo tendo um nível educacional superior na comparação com um técnico, o engenheiro de segurança do trabalho deve atuar na sua área de formação, pois as profissões são diferentes tanto do ponto de vista legal quanto do funcional.

Além disso, a remuneração das duas funções são bem distintas, justamente pela diferença do tempo de estudo dispensado para exercer cada uma delas.

Nesta postagem você viu que as atribuições e responsabilidades de engenheiros e técnicos de segurança do trabalho são diferentes. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta no comentário abaixo e teremos prazer em respondê-la!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Sistemas construtivos: placas cimentícias

Sistemas construtivos a seco são cada vez mais utilizados. Nesse contexto, entram as placas cimentícias. Saiba mais sobre esse material e suas vantagens.

Entenda a importância do conforto térmico estrutural

O conforto térmico é, para além de um conceito sustentável, primordial para a construção de lares que forneçam bem-estar aos seus moradores.

Esquadrias para edificações: eficiência energética na construção civil

Com a sustentabilidade cada vez mais em pauta, a eficiência energética se faz necessária na construção civil. Conheça as esquadrias.

Porque investir em ferramentas digitais na construção

A construção civil também evoluiu e vem incluindo tecnologias na construção. Conheça o tema e a importância de investir em ferramentas digitais.

Laser Scan 3D: tecnologia que eleva a qualidade de suas obras

O termo Laser Scan 3D está associado a tecnologia que utiliza equipamentos de varredura tridimensional à laser (laser scanner) e faz a análise de...

Conheça as vantagens da construção a seco

Já pensou em construir usando métodos diferentes da alvenaria tradicional? Esse tipo de construção tem se tornado muito comum no Brasil. Que tal conhecer...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.

Solicite uma cotação.



Primeiro Nome*
Último Nome*
E-mail*
Telefone*
Função / Cargo*
Empresa*
Mensagem*
Situação de Prospecto
Fonte de Prospecto