https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Considerações básicas no isolamento de área sujeita à queda de materiais

No que se refere ao trabalho no canteiro de obras todo cuidado é pouco, principalmente quando se trata de construções com mais de um pavimento, em que os agentes de risco se ampliam e a gestão do programa de SST deve ser ainda mais rigorosa, elaborando e obedecendo a todos os programas estabelecidos pelas Normas Regulamentadoras, instalando os equipamentos de proteção coletiva e exigindo o uso de EPI’s.

Entre os riscos mais alarmantes inseridos no setor da construção civil, estão os acidentes de queda de nível e também de quedas de materiais. Desse modo, para que haja controle e prevenção destes riscos, existem considerações básicas que envolvem desde o treinamento e orientação dos colaboradores, até o isolamento e/ou sinalização dos locais com potencial de riscos de acidentes.

Confira a seguir a situações que são indispensáveis a sinalização e o isolamento do local e outras ações de segurança que podem evitar acidentes decorrentes a queda de materiais.

Situações de sinalização e isolamento da área

Mesmo com as Normas Regulamentadoras que auxiliam na gestão de saúde e segurança do trabalho dentro da construção civil, ainda há confusão no que diz respeito aos casos que necessitam de sinalização e as situações que exigem o isolamento.

Quando se trata do canteiro de obras, vários aspectos que envolvem o uso e transporte de materiais e ferramentas merecem atenção, pois, dentro desse ambiente é comum encontrar elevadores de carga, andaimes, gruas, guindastes e vários outros equipamentos que facilitam a queda destes insumos.

Sendo assim, quando o local não apresentar riscos a integridade física dos operários, a medida de segurança será a sinalização correta, juntamente com a conscientização de todos os trabalhadores para que respeitem todas as placas e normas de segurança. Já os locais que apresentarem risco à saúde e de vida aos trabalhadores, além da sinalização, o isolamento correto será essencial.

Para que fique mais claro, estes locais, normalmente, apresentam:

. Trabalhos com máquina ou em locais de altura (como lajes, sacadas, etc.);

. Presença de produtos tóxicos;

. Risco de explosão, com abertura de valas, entre outros.

Ações de segurança

Ainda que o isolamento, a sinalização e os equipamentos de proteção sejam indispensáveis, existem algumas pequenas ações que podem fazer total diferença na sua obra. Lembre-se: o canteiro de obras é seu ambiente de trabalho, portanto, para garantir a segurança e a produtividade, é importante que ele esteja sempre organizado e limpo; as vias de circulação, passagens e escadarias devem estar desimpedidas; os materiais e os equipamentos devem ser armazenados em local adequado; e, os entulhos, restos de materiais e demais restos de insumos descartados corretamente (como latas vazias de tintas, solventes e outros resíduos). Tábuas com pregos de pontas devem ser rebatidos, pontas de vergalhões devem receber proteção ou serem aparados.

Essas medidas de isolamento e/ou sinalização evitam graves acidentes e garantem mais produtividade e qualidade da sua obra! Além das ações de segurança, é importante dar preferência por equipamentos de qualidade dentro do seu empreendimento. Continue nos acompanhando e saiba mais sobre segurança na construção civil!

Ações preventivas em quedas de diferença de nível

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

O que realmente mudou com o fim da PCMAT na construção civil?

Com a nova redação da Norma Regulamentadora nº 18 que trata da Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção a PCMAT (Programa...

O profissional de segurança do trabalho na construção civil

A segurança do trabalho na construção civil é uma das preocupações de quem está diariamente em um canteiro de obras, e não é por...

Tipos de acidente típico e acidente de trajeto e como evitá-los

Os acidentes de trabalho estão entre as principais preocupações de uma construtora, principalmente por conta do segmento de construção civil figurar entre os que...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.