Construção civil: a importância da comunicação entre as partes envolvidas

Engana-se quem acredita que na construção civil é só colocar a “mão na massa”. Muito pelo contrário, as atividades no canteiro de obras envolvem planejamentos estruturais e orçamentários, contratações, compra de materiais e vários outros procedimentos. Todo esse trabalho interligado, dependendo de diferentes setores e profissionais de diferentes áreas, faz com que a comunicação efetiva se torne essencial para a boa execução dos processos, garantindo eficiência na entrega final.

Analisando então por este ângulo, a importância de uma boa comunicação na obra está diretamente relacionada ao cumprimento das necessidades e soluções de problemas no prazo estipulado, otimização dos setores, evitando retrabalho ou manutenções futuras, e também com a segurança, algo tão importante no período da construção. Além disso, ela também está ligada ao seu bom relacionamento com o cliente, pois, é a partir dela que você consegue atender todas as expectativas, evitar decepções ou mal-entendidos e garantir satisfação entre ambas partes (construtoras/incorporadoras com seus clientes).  

Desse modo, com uma comunicação alinhada com todas as partes envolvidas, você perceberá benefícios como:

  • Facilidade de desenvolver o projeto de acordo com as necessidades do cliente

Todo cliente possui suas preferências e exigências ao contratar um serviço. Principalmente na elaboração de projetos, ouvi-lo antes e ver as possibilidades de atender seus pedidos faz com que o projeto final saia como esperado.

Além disso, com essa comunicação, além de facilitar na hora do planejamento como um todo, também ajuda você a saber se há algum aspecto importante para ele, como o fator da sustentabilidade, uso de algum material, etc.

  • Montagem da equipe ideal

Com esse alinhamento para a formulação dos projetos, identificando todas as preferências do seu cliente, fica muito mais fácil de montar a equipe, pois você já sabe como deverá ficar a construção final e, assim, sabe quais são os melhores profissionais para trabalhar nessa obra.

  • Alinhamento de expectativas

Com uma boa comunicação, além da facilidade de elaborar os projetos e contratar a equipe ideal, você também consegue alinhar todas as expectativas de seu cliente com as possibilidades reais do projeto. Afinal, muitas vezes, ele imagina um produto final, no entanto, o terreno, seu orçamento ou outros fatores não permitem a execução do projeto exatamente como ele deseja. Desse modo, com esse diálogo, vocês em conjunto alinham desejos e necessidades com as atuais condições estruturais e orçamentárias e, assim, evitam frustrações de ambas as partes.

  • Eficiência e segurança na execução da obra

Para além da boa comunicação com seu cliente, é ainda mais importante estabelecer uma comunicação eficaz com seus colaboradores, que são os maiores envolvidos na construção. Além de ser o melhor método para acompanhar o andamento da obra, essa é uma das melhores maneiras de prevenir acidentes, instruindo-os a respeito dos riscos envolvidos nas tarefas e também falando sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção.

A segurança no canteiro de obras é de interesse de todos, pois, além da produtividade, garante que a obra seja entregue no prazo. Por isso, é importante conscientizar os colaboradores e estimular a prevenção de acidentes. Realizar reuniões e manter uma boa comunicação com os funcionários são ótimas maneiras de conhecer suas dificuldades, necessidades, mapear os riscos existentes e, assim, neutralizá-los.

A qualidade da sua obra depende da boa comunicação entre todas as partes envolvidas no projeto, seja clientes, colaboradores ou outros profissionais. Apenas entendendo a importância da comunicação eficaz será possível identificar possíveis melhorias, prevenir acidentes e garantir que tudo seja entregue conforme o planejado. Identifique os pontos que precisam ser otimizados em sua comunicação e garanta eficiência na gestão de seus empreendimentos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.